> >
ES é o único Estado que Bolsonaro não visitou desde o começo do mandato

ES é o único Estado que Bolsonaro não visitou desde o começo do mandato

O chefe do Executivo já teve agenda, pelo menos uma vez, nas outras 25 unidades da federação. Mesmo durante a pandemia do coronavírus, Bolsonaro segue com compromissos públicos pelo Brasil, mas ainda não esteve em terras capixabas

Publicado em 12 de maio de 2021 às 02:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Jair Bolsonaro em reunião extraordinária de Presidentes do PROSUL (videoconferência).
Bolsonaro não fez visitas oficiais ao Espírito Santo após tomar posse como presidente da República. (Marcos Correa/PR)

Espírito Santo foi o único Estado do país que não recebeu uma visita oficial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde o começo do mandato, em janeiro de 2019. O chefe do Executivo já teve agenda, pelo menos uma vez, nas outras 25 unidades da federação. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, Bolsonaro segue com compromissos públicos pelo Brasil – inclusive descumprindo medidas como distanciamento e uso de máscara –, mas ainda não esteve em terras capixabas.

Normalmente, as viagens do presidente são para participar de cerimônias de inauguração ou lançamento de obras e projetos do governo federal. Na mais recente delas, na última sexta-feira (7), Bolsonaro esteve em Porto Velho, capital de Rondônia, para a inauguração de uma ponte que liga o município ao Acre.

Nesta quinta-feira (13), o presidente vai fazer mais uma viagem. Ele vai ao Estado de Alagoas participar de solenidades de inauguração de um residencial, de um complexo viário e do Canal do Sertão Alagoano.

Mesmo durante a pandemia, o presidente não interrompeu o calendário de viagens pelo país e manteve uma rotina intensa de visitas. Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, quando o país vivia um dos momentos mais críticos e atingia 250 mil óbitos por Covid-19, o presidente passou por Acre, Paraná e Ceará, gerando aglomerações nesses locais. 

Sem máscara, Bolsonaro cercado de apoiadores em visita ao Acre
Sem máscara, Bolsonaro cercado de apoiadores em visita ao Acre. (PR/Reprodução)

Ignorado pelo presidente na agenda, o Espírito Santo deu a Bolsonaro uma votação expressiva nas eleições de 2018. No primeiro turno ele garantiu 54,76% da preferência do eleitorado capixaba, percentual que foi para 63,06% no segundo.

Um dos principais apoiadores de Bolsonaro no Espírito Santo e candidato ao governo em 2020, Carlos Manato afirma que Bolsonaro não visita o Estado para evitar desconfortos com o governador Renato Casagrande (PSB), que é crítico do presidente. Manato sustenta que o partido do governador é um dos principais opositores do governo federal.

“Ninguém vai aonde não é bem recebido. Acredito que o presidente quer evitar desconfortos, por isso não veio ao Espírito Santo ainda. Nós sempre fazemos convites e esperamos uma visita dele”, afirmou Manato.

Bolsonaro, no entanto, já esteve algumas vezes na Bahia, que é governada pelo petista Rui Costa, crítico ferrenho do presidente. A visita mais recente foi em 26 de abril. Foi a segunda estadia na Bahia neste ano e a nona desde que foi eleito.

TENTATIVAS FRUSTRADAS

A vinda do presidente ao Espírito Santo chegou a ser anunciada para novembro de 2020. Durante o evento de inauguração do novo Cais de Atalaia, no Porto de Vitória, e de celebração da renovação do contrato do Terminal de Vila Velha (TVV), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que Bolsonaro estaria no Estado para a assinatura da prorrogação por 30 anos do atual contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), operada pela mineradora Vale. O contrato foi assinado, mas o presidente acabou não vindo.

No final de janeiro de 2020, após a devastação de algumas cidades no Sul do Espírito Santo devido às fortes chuvas, capixabas cobraram nas redes sociais que o presidente visitasse o Estado para acompanhar e ajudar na reconstrução dos municípios atingidos.

O presidente esteve em Minas Gerais, que enfrentou situação parecida. "Até o momento, não há previsão de visita do presidente da República ao Espírito Santo", disse, por meio de nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, na ocasião.

Na época, o apelo pela vinda de Bolsonaro ganhou o coro entre aliados do presidente na bancada capixaba na Câmara dos Deputados. O deputado federal Evair de Melo (PP) publicou em redes sociais que conversou com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, pedindo a presença do presidente.

A deputada federal Soraya Manato (PSL) chegou a enviar um ofício ao Planalto solicitando uma visita do presidente ao Estado.

ÚLTIMA VISITA DE BOLSONARO AO ESPÍRITO SANTO

Quando ocupava o posto de deputado federal, Jair Bolsonaro esteve algumas vezes no Espírito Santo. A última delas foi no dia 31 de julho 2018, enquanto pré-candidato ao cargo de presidente.

Bolsonaro cercado por apoiadores no Aeroporto de Vitória
Bolsonaro cercado por apoiadores no Aeroporto de Vitória . (A Gazeta / Arquivo)

Na ocasião, Bolsonaro foi recebido com festa de apoiadores no Aeroporto de Vitória e subiu em um caminhão ao lado de aliados políticos.

ESPECIALISTA ACREDITA EM FALTA DE LEITURA POLÍTICA

Para o cientista político João Gualberto Vasconcellos, o fato de Bolsonaro não vir ao Espírito Santo configura falta de leitura política do presidente, já que ele teve votação expressiva e conta com muitos apoiadores. Ele pondera que o Estado é pequeno, mas destaca que o bolsonarismo é forte entre os capixabas.

“Razões para vir ele tem, já que teve uma votação muito boa no Estado. Além disso, o presidente conta com aliados importantes aqui no Estado. Acho que é uma falta de leitura do eleitorado”, avalia.

Apesar disso, João Gualberto lembra que mesmo não vindo ao Estado, o presidente não deixa de se comunicar com os apoiadores capixabas. O cientista político pontua que Bolsonaro é fruto do meio digital e consegue movimentar os apoiadores via internet.

O QUE DIZ A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

A reportagem procurou a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República para questionar os motivos de o Espírito Santo não ter recebido visitas presidenciais e se existe previsão para a uma vinda de Bolsonaro. Até a publicação deste texto não houve resposta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais