
O Espírito Santo registra, nas eleições deste ano, número recorde de candidatos. Eram 12.123 nomes inscritos para o pleito municipal de 2020 até as 22 horas de sábado (26), 1.661 a mais do que na eleição para prefeito e vereador anterior. Em 2016, foram 10.462, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já às 20h35 de segunda-feira (28), o painel de estatísticas do site do tribunal, atualizado, mostrava 12.265 nomes na disputa no Estado.
Dos mais de 10 mil candidatos registrados no último pleito, 271 concorreram à eleição para prefeito e 9.900 buscaram uma cadeira nas Câmaras das cidades. Houve também 291 inscritos a vaga de vice-prefeito. Neste ano, de cerca de 12 mil concorrentes, 373 são candidatos a prefeito, outros 373 compõem as chapas como vice e 11.520 pretendem disputar o Legislativo municipal.
Os candidatos tiveram até as 19h deste sábado (26) para realizar o registro na Justiça Eleitoral, e os dados serão disponibilizados no decorrer dos próximos dias. O número de candidatos pode mudar, também, porque que a Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas e pode haver desistências.
Este vídeo pode te interessar
Aliás, já houve uma renúncia. Uma até então candidata a vereadora de Vitória decidiu não participar mais do pleito. O número de pedidos de registro é de 12.266, mas com o recuo, ficou em 12.265 a quantidade de candidatos.
Em 2012, foram 9.745 nomes registrados na corrida eleitoral em todo o Estado, de acordo com o TSE ; em 2008, 6.902; e em 2004, 8.008.
O aumento expressivo de candidaturas em 2020 já era esperado pelos especialistas devido ao fim das coligações nas eleições proporcionais (alianças de partidos para a disputa ao cargo de vereador), que entrou em vigor neste ano. Com isso, os partidos não poderão concorrer em blocos para as Câmaras municipais.
Tradicionalmente, a chapa majoritária (para prefeito) conquista votos para as candidaturas proporcionais. Isso porque o eleitor escolhe o vereador votando na legenda do candidato a prefeito ou em alguém alinhado a ele. Por outro lado, as siglas com candidatos a prefeito conseguem atrair mais interessados em disputar a eleição para vereador.
"Há uma máxima de que candidato a prefeito puxa candidato a vereador. Ou seja, ao aparecer mais, o candidato a prefeito traz maior visibilidade para o partido apresentar seus candidatos a vereador. Teremos um aumento gigantesco de candidaturas", analisou o cientista político Humberto Dantas, em entrevista para A Gazeta ainda em janeiro deste ano.
GRANDE VITÓRIA: CARIACICA E VITÓRIA LIDERAM NO NÚMERO DE CANDIDATOS
Cariacica apresentou o aumento mais expressivo de candidaturas registradas em 2020 na Grande Vitória. O município mais do que triplicou o número de candidatos a prefeito em relação a 2016, quando houve apenas quatro concorrentes ao pleito. Este ano, 14 candidaturas foram lançadas para disputar a prefeitura da cidade.
Situação similar ocorre na Capital. Em 2016, cinco candidatos concorreram à Prefeitura de Vitória. Para as eleições em novembro, 13 candidaturas foram registradas.
Serra e Vila Velha também registraram aumento no número de concorrentes ao Executivo municipal, apesar de em menor proporção. Este ano, oito candidatos foram lançados para o pleito na Serra e 11 na cidade canela-verde. Em 2016, foram cinco e sete candidaturas respectivamente.
O número de candidatos que tenta a reeleição, contudo, é menor em 2020. São 490, que inclui candidaturas a prefeito e vereador. Em 2016, eles somaram 719.
A maior parte dos nomes que foram colocados nas urnas em 2016 foi lançada pelo MDB e PSDB. Eles representaram 717 e 712 candidatos, respectivamente. As siglas faziam parte da base do governo do Estado, naquele ano comandado por Paulo Hartung, antes MDB e hoje sem partido.
Este ano, com Renato Casagrande (PSB) à frente do Palácio Anchieta, o PSB aparece como a legenda com maior número de candidatos, são 1.039, até 17h30 de segunda-feira (28). Em segundo vem o Republicanos, partido que tem o deputado federal Amaro Neto (Republicanos) e o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), como principais representantes no Estado. Foram 890 candidaturas lançadas.
LEIA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível