> >
Aplicativo já registrou 61 tiroteios no Espírito Santo em 2020

Aplicativo já registrou 61 tiroteios no Espírito Santo em 2020

Ocorrências foram registradas por moradores de diversos bairros do Estado. Vila Velha foi o município com maior número de notificações de tiroteio segundo o aplicativo Onde Tem Tiroteio

Publicado em 10 de fevereiro de 2020 às 20:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Moradores registram tiroteios em aplicativo OTT. (Iara Diniz)

De 1º de janeiro até a noite deste domingo (09), 61 tiroteios foram registrados em oito municípios do Estado. Os números foram contabilizados pelo Onde Tem Tiroteio (OTT), um aplicativo que é abastecido com informações enviadas por moradores de todo o Brasil.

Vila Velha é o município capixaba com maior número de notificações. Foram 27 tiroteios só este ano. O último aconteceu na noite deste domingo (09), quando uma criança de 3 anos morreu vítima de bala perdida dentro de casa, no bairro Dom João Batista. A ocorrência foi registrada no aplicativo por volta das 20h40.

As outras sete cidades onde houve registros de tiroteio são: Serra, Vitória, Cariacica, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz e São Gabriel da Palha. Confira os bairros e as datas na tabela abaixo:

É Vila Velha também que registra o maior número de tiroteios em um único dia. Sete conflitos foram notificados só no dia 5 de janeiro por moradores de seis bairros diferentes. Os tiroteios aconteceram em um intervalo de 2 horas e meia em Alecrim, Chácara do Conde, Pedra dos Búzios, Primeiro de Maio, Santa Rita e Terra Vermelha. 

O município da Serra assume a segunda posição no ranking. Neste ano, 12 tiroteios foram notificados por moradores no aplicativo. Metade dos conflitos aconteceram no mês de fevereiro. No último domingo (09), dois homens foram mortos a tiros em Central Carapina.  A violência ocasionou um toque de recolher no bairro na manhã desta segunda-feira (10). 

Após noite de violência, moradores de Central Carapina convivem com toque de recolher no bairro . (Leandro Tedesco)

O OTT foi criado no Rio de Janeiro, mas atualmente é usado por moradores de todo o país para notificação de tiroteios. O Espírito Santo é o terceiro Estado com maior número de colaboradores, segundo Benito Quintanilha, um dos criadores do aplicativo. 

Quintanilha explica que a ferramenta funciona com a colaboração da população. Cada informação é verificada antes de ser confirmada no aplicativo.

Aspas de citação

A pessoa escuta o tiro e relata no aplicativo. Os administradores, que sou eu e outros três, verificam a informação junto a grupos de WhatsApp de moradores da região. Com a confirmação, o registro de tiroteio é confirmado. Com isso, por meio da geolocalização, outras pessoas no bairro são alertadas para não passarem por determinados locais. É muito útil para evitar balas perdidas e salvar vidas

Benito Quintanilha 
Criador do aplicativo
Aspas de citação

A Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) informou que não reconhece os dados registrados no aplicativo como oficiais e que "trabalha com o monitoramento periódico dos números da criminalidade, dentro das diretrizes do programa Estado Presente".

Ao ser solicitado o número de tiroteios registrados neste ano, o órgão disse que não há estatística separada sobre a quantidade de tiroteios. As ocorrências, segundo a Sesp, são tipificadas de acordo com o crime, como disparo de arma de fogo, tentativa de homicídio, homicídio ou confronto com a polícia.

O delegado titular do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc), Diego Bermond, disse que o número de tiroteios no Estado é menor que o registrado pelo aplicativo, mas que, no geral, o tráfico de drogas é o principal responsável por este tipo de ação criminosa.

Aspas de citação

Não acontece com tanta frequência, mas existe, e geralmente está relacionado ao tráfico. A gente pede que a população acione a polícia pelo 190 sempre que escutar um tiroteio, para que a gente possa agir e conseguir até mesmo realizar um flagrante. É importante tirar armas de circulação e responsabilizar as pessoas que promovem os tiroteios para coibir este tipo de ação

Diego Bermond
Delegado
Aspas de citação

Em 2019 o Denarc apreendeu 42 armas e 1.216 munições. Qualquer denúncia pode ser feita pelo 181, de forma anônima. 

Este vídeo pode te interessar

Aplicativo já registrou 61 tiroteios no Espírito Santo em 2020

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais