> >
PM instaura inquérito para investigar policial que bateu em frentista

PM instaura inquérito para investigar policial que bateu em frentista

Câmeras mostraram Joelcio Rodrigues sendo agredido pelo agente na semana passada; processo tem prazo de 60 dias para ser concluído

Publicado em 28 de janeiro de 2020 às 19:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O frentista Joelcio Rodrigues denunciou o policial militar nesta terça-feira (28), na Corregedoria da PM. (Larissa Avilez)

Nesta terça-feira (28), a Polícia Militar instaurou um inquérito para investigar a conduta do 3º Sargento Clemilson Silva de Freitas, que deu um tapa no rosto de um frentista e apontou a arma para ele, durante a semana passada, em um posto de gasolina localizado na Praia de Itaparica, em Vila Velha.

A vítima, Joelcio Rodrigues dos Santos, esteve na Corregedoria da Polícia Militar nesta tarde para fazer a denúncia. "Eu fui atendido e eles falaram que o inquérito foi aberto e que o caso vai ser apurado. Disseram também para eu ficar tranquilo, porque agora o policial já tinha sido identificado. Graças a Deus”, contou aliviado na saída.

Esta não foi a primeira vez que o frentista foi ao local. Na última sexta-feira (24), ele tentou fazer a denúncia, mas foi orientado a procurar a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência. No próprio dia das agressões, Joelcio também já havia comparecido ao 4º Batalhão da Polícia Militar e feito um exame de corpo de delito.

Aspas de citação

Esses dias, para mim, foram muito difíceis. Nunca tinha passado por essa situação. O nosso psicológico não fica bem. Agora eu espero que seja feita justiça, porque um policial desse é totalmente despreparado para lidar com a população de bem

Joelcio Rodrigues dos Santos
Frentista e vítima
Aspas de citação

De acordo com as informações passadas pela Corregedoria a Joelcio, a conclusão do inquérito deve acontecer no prazo de 60 dias. Enquanto durar o processo, o policial militar permanecerá afastado das atividades operacionais, conforme declaração do Coronel Juffo, corregedor em exercício da PM no Espírito Santo.

CASAGRANDE: “AGIRÁ COM RIGOR”

Durante uma entrevista nesta terça-feira (28), concedida em Iúna, no Sul do Estado, o governador Renato Casagrande foi questionado sobre o episódio, pela jornalista Vilmara Fernandes, de A Gazeta, e respondeu que "a orientação é que a Corregedoria aja com rigor em relação a esse tipo de caso".

“O comando da Polícia Militar está orientado a tomar todas as providências de investigação. Um policial, assim como um governador, ou como outra pessoa pública, tem que ser uma referência para a sociedade, não podendo apresentar esse tipo de comportamento”, defendeu.

VÍDEO MOSTRA A AGRESSÃO

Cometida na última quinta-feira (23), a atitude do policial militar foi registrada pelas câmeras de segurança do posto de gasolina, que fica na Rodovia do Sol. Pelas imagens é possível ver o momento em que Clemilson Silva de Freitas dá um tapa na cara do frentista e aponta a arma para ele, logo em seguida.

De acordo com Joelcio, a agressão teria sido motivada por um atendimento considerado ruim, feito no dia anterior. “Ele estava acompanhado de uma mulher e pediu para abastecer R$ 50. Quando pedi para descerem da moto para fazer o procedimento, ele começou a me xingar e depois foi embora dizendo que voltaria para tirar satisfação”, contou.

No outro dia de manhã, antes das 8h, o policial chegou ao estabelecimento vestido com a farda da PM e perguntou se o responsável se encontrava. Diante da negativa, o agente ficou esperando no local e viu o frentista chegar. “Assim que bati o ponto, ele veio atrás, me chamou, perguntou se eu lembrava dele e começou a me bater”, lembrou.

O QUE DIZ A PM

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que as condutas adotadas foram a abertura imediata de procedimento apuratório e o afastamento do policial até que se concluam os procedimentos, que inclui a colhida de depoimento das partes envolvidas, de testemunhas e a coleta de provas.

Se verificada a existência de crime de natureza militar, a PM explicou que o processo é remetido à promotoria, que decidirá se oferecerá a denúncia à Justiça Militar. “Constando-se a existência de falta disciplinar, o militar recebe as punições previstas em regulamento próprio”, concluiu.

Este vídeo pode te interessar

PM instaura inquérito para investigar policial que bateu em frentista

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais