> >
Operação contra o tráfico de drogas termina com 11 presos em Colatina

Operação contra o tráfico de drogas termina com 11 presos em Colatina

Ação conjunta das polícias Civil e Militar ocorreu nesta quarta-feira (9), após investigações indicarem domínio do grupo criminoso na região do bairro 15 de Outubro e zona rural

Publicado em 9 de julho de 2025 às 12:05

 - Atualizado há um mês

Policiais foram às ruas por volta das 4h para realizar a operação
Policiais foram às ruas por volta das 4h para realizar a operação Crédito: Divulgação/PCES

Uma operação conjunta da Polícia Civil e Militar e do Ministério Público (MPES) com foco em combater o tráfico de drogas em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, terminou na prisão de 11 pessoas – sete homens e quatro mulheres. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), e, segundo as corporações, os alvos faziam parte de uma organização criminosa que atuava principalmente no bairro 15 de Outubro. Com os suspeitos os agentes apreenderam drogas, munições, celulares e dinheiro.

Conforme apuração da TV Gazeta Noroeste, oito das prisões ocorreram em cumprimento de mandados expedidos pela Justiça, e três foram em flagrante. Houve ainda o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em endereços de Colatina. Duas das pessoas presas eram da Serra, Grande Vitória, e foram integradas ao grupo, conforme explicou o delegado Deverly Pereira Júnior, titular da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Colatina.

“Esse núcleo que identificamos é de Colatina, mas observamos que um dos pontos de venda de drogas estava sendo gerido por pessoas cooptadas da Serra. Fomos a esse ponto e elas foram presas em flagrante”, disse o delegado.

Os dois indivíduos foram localizados na zona rural, na localidade de Córrego Jequitibá. Com eles, a polícia localizou 150 papelotes de cocaína escondidos em uma sacola perto de uma bananeira. O cão Troz, da equipe K9 da PM, foi acionado para localizar o entorpecente. Conforme as investigações, o grupo tinha domínio sobre áreas do interior e na cidade usava bares e casas de prostituição do bairro para vender drogas.

Segundo o major Balbino, da Polícia Militar, a operação é em continuidade às ações que resultaram em prisões que aconteceram em janeiro deste ano. Foi verificado, no curso das investigações, que a organização criminosa possui uma estrutura de hierarquia e movimenta uma grande quantia em dinheiro com o tráfico.

“Essa quadrilha é bem estruturada. Há pessoas organizadas hierarquicamente dentro desse grupo. Hoje não logramos êxito em apreender uma grande quantidade de drogas, mas toda a investigação demonstra a movimentação de somente naquele ponto de R$ 100 mil mensais de drogas. Os dois presos informaram que nos últimos 15 dias repassaram R$ 49 mil”, afirmou o delegado Deverly Pereira Júnior.

Conforme o titular da Denarc de Colatina, os indivíduos presos em flagrante foram autuados por organização criminosa, tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. “Podemos ainda identificar outros crimes, conforme o andamento da investigação”, acrescentou o delegado.

O Ministério Público informou que a deflagração da operação "decorre de uma série de investigações instauradas para identificar ações de uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas. O grupo criminoso atua historicamente nas regiões do Bairro 15 de Outubro, aproveitando-se dos bares e casas de prostituição existentes na região para comercializar drogas aos clientes. As investigações tramitam em sigilo", informou o MPES.

Os 11 presos foram apresentados na 15ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Colatina, de onde seguirão para o sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça.

*Com informações da repórter Carolina Silveira, da TV Gazeta Noroeste

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Região Noroeste do ES

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais