> >
Inspetor preso suspeito de facilitar entrada de drogas em presídio no ES é demitido

Inspetor preso suspeito de facilitar entrada de drogas em presídio no ES é demitido

Thiago Luiz da Costa Nogueira Bicalho era inspetor penitenciário em designação temporária desde 23 de agosto de 2018 e o contrato foi rescindido

Publicado em 14 de outubro de 2020 às 11:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Presídio do Espírito Santo
Inspetor facilitava a entrada de drogas e celulares em presídio do ES. (Reprodução/ TV Gazeta)
Inspetor preso suspeito de facilitar entrada de drogas em presídio no ES é demitido

O inspetor penitenciário preso suspeito de facilitar a entrada de drogas e celulares em unidades prisionais do Espírito Santo foi demitido. A demissão de Thiago Luiz da Costa Nogueira Bicalho foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (14).

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Thiago era inspetor penitenciário em designação temporária desde 23 de agosto de 2018. 

"A Secretaria da Justiça informa que o servidor está preso na Penitenciária de Segurança Média 1, em Viana. Com a prisão, o contrato do servidor foi rescindido, conforme publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (14). A Corregedoria da Sejus acompanha o caso", diz a nota.

COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA

Thiago trabalhava no Complexo Penitenciário de Viana, no Centro de Detenção Provisória 2, onde a quadrilha de traficantes investigada pelo ingresso de drogas nos presídios atuava. Segundo a polícia, o inspetor também facilitava o acesso de internos a telefones celulares.

De acordo com o delegado Guilherme Eugênio, da Denarc de Guarapari, a atuação do servidor foi compreendida por meio de análise de diálogos feitos pelo WhatsApp.

"Nós começamos a entender essa atuação criminosa dele, analisando diálogos travados através do WhatsApp, entre ele e uma das advogadas presas. Nestes diálogos, ele inclusive chegou a solicitar uma propina de R$ 5 mil a título de adiantamento, ou seja, um valor a ser pago antes que o serviço por ele ofertado viesse a ser efetivamente prestado", disse o delegado.

Para a Polícia Civil, o investigado disse que o pedido de propina "foi de brincadeira, mas que ele precisava daquele dinheiro para aquisição de um novo celular, já que o dele havia quebrado". "Ele afirmou que uma das advogadas presas na mesma operação vinha oferecendo a ele a possibilidade de pagamento de propina mediante a inserção de drogas na unidade prisional, mas que ele "apenas aceitava a relação com a advogada e o dinheiro, porém se recusava a fornecer as drogas", relatou.

Apesar da versão do suspeito, a polícia acredita que o Thiago, de fato, levava as drogas para o presídio. "Até porque não se justificaria pagamento algum se ele não estivesse cedendo a este intento da organização criminosa", explicou o delegado.

CELULARES

No dia em que Thiago foi preso, a polícia encontro celulares de pequeno porte e baterias, cabos elétricos na mochila que ele carregava diariamente de casa para o trabalho. Dentro do sistema prisional, os cabos elétricos são comumente utilizados para a realização de ligações diretas que viabilizam o carregamento de telefones móveis.

Um celular de pequeno porte, antigo, foi inclusive apreendido dentro da unidade prisional. "Este ainda estava na ala na qual o servidor pode ingressar sem revista. Já os demais aparelhos foram encontrados na casa do suspeito. Tratam-se de aparelhos obsoletos, que quase ninguém hoje em dia guarda consigo e acreditamos que esses celulares fossem alternativamente, em sistema de rodízio, fornecidos a determinados internos mediante pagamento. E como as revistas são muito rigorosas, nós acreditamos que o celular permanecesse à disposição do interno somente no período de plantão do inspetor, e que, ao final do turno dele, ele recolhesse de volta para evitar que fossem encontrados por servidores honestos", disse Guilherme Eugênio.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais