> >
Por que o ES ainda não fez hospital de campanha para casos de coronavírus?

Por que o ES ainda não fez hospital de campanha para casos de coronavírus?

Enquanto alguns Estados já têm estruturas montadas, o Espírito Santo tem outras estratégias prioritárias para a oferta de leitos

Publicado em 11 de abril de 2020 às 15:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Estrutura inicial do hospital campanha que está sendo erguido no Ibirapuera
Estrutura inicial do hospital campanha que está sendo erguido no Ibirapuera, em São Paulo . (Divulgação/Folhapress)

A disseminação do novo coronavírus (Covid-19) pelo país tem levado muitos Estados a instalar estruturas temporárias para ampliar a capacidade de atendimento de pacientes com a doença. Chamado de hospital de campanha, o equipamento ainda não é prioridade entre as estratégias do governo no Espírito Santo. 

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não descarta a possibilidade de instalação, e inclusive já considera uma área situada próxima ao Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, que é referência para o atendimento de casos graves da Covid-19. Contudo, o hospital de campanha apenas será efetivado quando a taxa de ocupação dos leitos da rede estadual ultrapassar os 50%, das cerca de 400 vagas de UTI que o Estado pretende destinar exclusivamente para a doença, com a realização de obras e outras intervenções.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, explica que o índice é um marco para que a Sesa adote outras providências a fim de garantir a assistência aos que precisarem. Ainda antes do hospital de campanha, o governo do Estado trabalha com a perspectiva de comprar leitos na rede privada que estão ociosos e o processo para essa aquisição já está em andamento. Nésio Fernandes garante que o custo é mais baixo. 

Ocupada metade das vagas nos leitos da rede estadual, o próximo passo será a rede privada e, chegando em torno de 70% da capacidade na rede estadual, a Sesa passa a se articular para a montagem do hospital de campanha, que poderá ficar pronto em  15 dias. 

Nesta semana, o Ministério da Economia também sinalizou com a cessão de terrenos da União para a implantação de hospitais de campanha no país. No Espírito Santo, a área pode ser em Vitória, mas por enquanto não está nos planos da Sesa. 

OS NÚMEROS NO ESTADO

Já chega a 349 o número de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 no Espírito Santo. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na noite de sexta-feira (10), 95 casos foram confirmados no Estado só nas últimas 48 horas.

Vila Velha é o município com maior número de casos, com 100 pessoas infectadas. O Estado também já registra nove mortes pela Covid-19: duas em Vitória, duas em Vila Velha, três na Serra, uma em Linhares e uma em São Mateus.

CORONAVÍRUS: TRANSMISSÃO E SINTOMAS

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais