> >
Coronavírus no ES: governo muda perfil de atendimento de hospitais

Coronavírus no ES: governo muda perfil de atendimento de hospitais

Além de selecionar unidades para ser referência no atendimento à Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alterou o tipo de assistência em outros locais

Publicado em 1 de abril de 2020 às 14:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Hospital Roberto Arnizaut Silvares é referência no Norte do Espírito Santo
Hospital Roberto Arnizaut Silvares é referência para atendimento de pacientes com coronavírus no Norte do Estado. (Reprodução | TV Gazeta Norte)

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que exige mais disponibilidade de leitos para os pacientes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alterou o perfil de atendimento de hospitais da rede pública. Além de selecionar seis para serem referência  de casos suspeitos e confirmados da doença, outras unidades vão assumir novos papéis na assistência hospitalar. 

Coronavírus no ES. Governo muda perfil de atendimento de hospitais

Os hospitais de referência para o coronavírus continuam sendo o Dr Jayme Santos Neves, na Serra; Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória; Roberto Silvares, em São Mateus; Silvio Avidos, em Colatina; Santa Casa de Misericórdia e Infantil, em Cachoeiro de Itapemirim, conforme publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (1º).

Já o Hospital Dório Silva, na Serra, dará suporte  no atendimento a casos de Covid-19. Por essa razão, no momento em que houver a necessidade de utilização dos leitos da unidade para pacientes diagnosticados com coronavírus, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) - antigo São Lucas - vai assumir todo o grande trauma da região metropolitana e arredores.

O Hospital Estadual Central (HEC), por sua vez, passa a ser o serviço de referência para urgência e emergência de neurocirurgia geral, incluindo patologias como acidentes vasculares isquêmicos e hemorrágicos, lesões tumorais centrais e suas intercorrências, além de avaliações de apoio (pareceres) a instituições sem esse serviço, agora também como referência para os serviços que são referenciados para o HEUE. 

Veja o novo perfil de hospitais que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS):

  • 01

    Hospital Dr Jayme Santos Neves (HJSN)

    Serviço de referência para acolhimento aos pacientes graves e potencialmente graves com suspeita e diagnóstico para coronavírus, incluindo gestantes; e manutenção dos serviços de referência de maternidade de alto risco, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) geral e do serviço de centro de terapia para queimados.

  • 02

    Hospital Dr Dório Silva (HDS)

    Serviço de referência de urgência e emergência para trauma, cirurgia geral, intoxicação por dicloreto de paraquate (herbicida) e acidentes com animais peçonhentos, antes desempenhado pelo Hospital Dr Jayme Santos Neves (HJSN);  apoio clínico ao HJSN para pacientes de clínica médica geral e coronavírus - como contingência; manutenção dos serviços de hemorragia digestiva alta e baixa, para urgências dialíticas, ortopedia, cirurgia vascular, neurocirurgia e cirurgia torácica.

  • 03

    Hospital Estadual Central (HEC)

    Serviço de referência para urgência e emergência de neurocirurgia geral, incluindo patologias como acidentes vasculares isquêmicos e hemorrágicos, lesões tumorais centrais e suas intercorrências, além de avaliações de apoio (pareceres) a instituições sem esse serviço -(incluindo UPAs e PAs), antes desempenhado pelo HJSN; manutenção dos serviços de cirurgia vascular e ortopedia já desempenhados.

  • 04

    Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) - antigo São Lucas

    Serviço de referência ao grande trauma e cirurgia vascular com avaliações de apoio (pareceres) a instituições sem esse serviço (incluindo UPAs e PAs); manutenção dos serviços já desempenhados

  • 05

    Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV)

    Serviço de referência para atendimentos de trauma menor ortopédico, antes desempenhado pelo HJSN; referência para pacientes clínicos gerais graves, exceto aqueles com diagnóstico de coronavírus e retaguarda para internação clínica de UPA/PA regulados; manutenção dos demais serviços já desempenhados para urgência e emergência.

  • 06

    Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG)

    Serviço de referência para atendimento de pacientes pediátricos graves e potencialmente graves com suspeita e/ou diagnóstico para coronavírus; manutenção dos demais serviços já desempenhados para urgência e emergência.

  • 07

    Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV) - antigo Ferroviários

    Serviço de apoio ao atendimento do paciente crônico e de alta dependência de cuidados, estáveis; apoio aos pacientes estáveis e de baixo risco clínico com diagnóstico de coronavírus - como contingência.

  • 08

    Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV)

    Serviço de referência para os pacientes clínicos gerais graves e retaguarda para internação clínica de UPA/PA regulados, exceto aqueles com diagnóstico de coronavírus; manutenção dos demais serviços já desempenhados de urgência e emergência.

  • 09

    Hospital Dr Roberto Arnizaut Silvares (HRAS)

    Serviço de referência para acolhimento aos pacientes graves e potencialmente graves com suspeita e diagnóstico para coronavírus; manutenção dos serviços já desempenhados para urgência e emergência

  • 10

    Hospital Maternidade Silvio Avidos (HMSA)

    Serviço de referência para acolhimento aos pacientes graves e potencialmente graves com suspeita e diagnóstico para coronavírus; manutenção dos serviços já desempenhados para urgência e emergência, exceto a pediatria que será direcionada para outro serviço.

  • 11

    Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim (HSCMCI)

    Serviço de referência para acolhimento aos pacientes graves e potencialmente graves com suspeita e diagnóstico para coronavírus; manutenção dos serviços já desempenhados para urgência e emergência do trauma e cirurgia geral.

  • 12

    Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA)

    Serviço de referência para acolhimento aos pacientes graves e potencialmente graves com suspeita e diagnóstico para coronavírus; manutenção dos serviços já desempenhados para urgência e emergência.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais