> >
No Dia da Mentira, veja lista de notícias falsas sobre o coronavírus

No Dia da Mentira, veja lista de notícias falsas sobre o coronavírus

Na data mundialmente famosa por mentiras, A Gazeta listou algumas das inverdades que foram espalhadas e desmentidas pela reportagem apenas sobre a pandemia da Covid-19

Publicado em 1 de abril de 2020 às 12:42- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Montagem diz que criança foi registrada com nome de Alquingel no ES
Montagem diz que criança foi registrada com nome de Alquingel no ES. (Reprodução)

Em praticamente todo o mundo, 1º de abril é tido como o Dia da Mentira. No entanto, as notícias falsas, popularmente chamadas de fake news, não se limitam a essa data. Em tempos de pandemia global do novo coronavírus, inúmeras inverdades são criadas, espalhadas e difundidas, principalmente em redes sociais. A maioria delas é nociva, desinforma e até mesmo são golpes transvestidos de informação.

No Dia da Mentira, veja lista de notícias falsas sobre o coronavírus

Com relação ao surgimento da data comemorativa, existem diversas explicações sobre sua origem, porém, a mais famosa remonta ainda do século XVI, quando se comemorava a chegada do Ano Novo durante a semana entre os dias 25 de março e 1º de abril. Entretanto, em 1564, o rei da França Carlos IX instituiu um novo calendário, amplamente conhecido como gregoriano. Desde então, a data comemorativa passou a ser celebrada no dia 1º de janeiro. A mudança, porém, demorou para ser aceita por uma parcela significativa dos franceses, que seguiam comemorando o Ano Novo em abril e eram zombados por quem havia adotado o novo calendário.

 Nos dias atuais, o número de notícias falsas sobre o novo coronavírus é tão grande que o próprio Ministério da Saúde criou uma página específica apenas para desmenti-las. A reportagem de A Gazeta também fez uma lista com algumas das notícias que já foram desmentidas em matérias publicadas no site desde que a cobertura da Covid-19 ganhou fôlego. Confira na lista abaixo.

Este vídeo pode te interessar

  • Criança com nome de Alquingel? Boato circula pelas redes sociais

    01

    Cartório registra criança com nome de Alquingel no ES

    Uma montagem que utilizou a marca de A Gazeta e ainda foi assinada pelo repórter Giordany Bozatto mostrava uma reportagem trazendo a informação de que uma criança nascida no Espírito Santo havia sido batizado com o nome de Alquingel, uma clara associação à ampla utilização do álcool em gel na assepsia das mãos para evitar a transmissão do coronavírus. 

  • Gelatina incolor

    02

    Faça você mesmo seu próprio álcool em gel

    Entre as inúmeras fórmulas mirabolantes para fabricação caseira de álcool em gel, espalhadas em redes sociais. Uma das mais bizarras ensinava a fazer o produto com gelatina incolor hidratada, água morna e álcool líquido.  Obviamente, a receita não tem validade alguma. 

  • Cientista estuda vacina para o novo coronavírus

    03

    Israel não desenvolveu vacina contra o novo Coronavírus

    São falsas as informações de que foi criada em Israel uma vacina contra o novo coronavírus. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), não há, até o momento, nenhum medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a Covid-2019.

  • Data: 26/11/2019 - ES - Vitória - Mulheres passageiras do sistema Transcol. É comum os relatos de assédio sexual contra as mulheres dentro dos coletivos

    04

    Ônibus do Transcol não parou no PA com passageiro contaminado

    A Prefeitura de Vitória teve de desmentir um boato que viralizou no WhatsApp e que dizia que um ônibus do Transcol foi parar no Pronto-Atendimento da Praia do Suá porque uma passageira estaria com coronavírus. Um vídeo que se espalhou pela internet mostra o coletivo parado em frente à unidade de saúde, com vários passageiros na calçada. O homem que grava as imagens relata que a mulher estaria contaminada.

  • Aviso falso sobre suspensão de aposentadoria para idosos durante o período de isolamento contra o coronavírus circula pelas redes sociais

    05

    Idoso na rua? Aposentadoria cortada e multa!

    Essa deixou idosos de cabelo em pé no Espírito Santo e no Brasil. Uma montagem envolvendo o Governo federal alertava para o risco de as pessoas acima dos 60 anos terem a aposentadoria suspensa caso flagrados nas ruas. Além disso, filhos e netos seriam multados em mais de R$ 1 mil reais por não cuidarem dos familiares 

  • Medicamentos vão sofrer reajuste em março

    06

    Cloroquina – a cura do coronavírus

    O Ministério da Saúde (MS) fez um alerta na última sexta-feira (27) sobre o uso do medicamento cloroquina no combate ao novo coronavírus. O remédio sumiu de muitas farmácias desde que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou a divulgar informações de que o país estaria no caminho de encontrar uma medicação de combate ao vírus.

  • A Ambev produzirá e dorará 500 mil garrafas de álcool em gel para hospitais do país

    07

    Cadastro para receber álcool em gel de cervejaria

    Parecia tentador: ao passo que o álcool em gel tornou-se mais escasso no país inteiro, um link amplamente compartilhado no WhatsApp prometia a distribuição gratuita do produto pela Ambev. A cervejaria veio a público desmentir a informação e tudo não passava de uma tentativa de golpe para subtrair dados pessoais. 

  • Gargarejo

    08

    Gargarejo milagroso

    Circulou pelas redes sociais, uma mensagem que dizia que fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre elimina o coronavírus. A mensagem falsa diz ainda que o coronavírus permanece na garganta quatro dias antes de chegar aos pulmões. A OMS e a Fundação Oswaldo Cruz desmentiram o boato. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais