> >
Exames descartam cinco dos seis casos suspeitos de coronavírus no ES

Exames descartam cinco dos seis casos suspeitos de coronavírus no ES

Em todos os casos investigados no Estado, os pacientes apresentavam histórico de viagem recente a um dos países que tiveram registros da doença. Um deles ainda está sob análise

Publicado em 1 de março de 2020 às 12:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Secretária de Estado da Saúde (Sesa) investiga possíveis casos de coronavírus. (Ricardo Medeiros)

Dos seis casos suspeitos de coronavírus que estavam em análise no Espírito Santo, cinco foram descartados neste domingo (1°). A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que os novos exames, feitos pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), descartaram a presença do vírus nas amostras coletadas de pacientes capixabas. Os casos foram registrados nas regiões Norte, Central e Grande Vitória. O único caso que não foi descartado é o de uma criança, no município de Vila Velha. 

Exames descartam cinco dos seis casos suspeitos de coronavírus no ES

Com isso, agora, o Estado registra apenas um caso suspeito da doença ainda em investigação. De acordo com a Sesa, em todos os registros investigados no Estado os pacientes apresentam histórico de viagem recente a um dos países relacionados nos critérios do Ministério da Saúde para definição de caso suspeito do Codiv-19. Eles apresentam quadro clínico leve, sem sinais de gravidade, sendo indicado o isolamento domiciliar de acordo com o protocolo adotado no Brasil.

De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, o paciente em que a doença ainda não foi descartada é um menino de dez anos que veio de Portugal, mas passou pela Itália. No sábado (29) a criança recebeu atendimento no PA da Glória. No local foi recolhido material para o teste do coronavírus e os familiares receberam orientação sobre o isolamento domiciliar.

"Ela está isolada em casa como suspeita, porém não preenche os critérios de acordo com a infectologista que a atendeu. Ainda assim,  a Vigilância Municipal pediu pra notificar o caso", informou a Prefeitura de Vila Velha.  Ainda segundo a prefeitura, a criança está com um bom quadro clínico. 

ARACRUZ

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) descartou a possibilidade de um paciente de 25 anos, morador de Aracruz, ter contraído o coronavírus. O jovem apresentou problemas respiratórios após uma viagem a Singapura. Neste domingo (1º), foram apresentados os exames realizados pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que descartaram a presença do vírus.

Desde o momento da suspeita, o jovem está em isolamento domiciliar na própria casa em Aracruz, no Norte do Estado. “O paciente apresenta quadro clínico leve (febre, coriza e mialgia), sem sinais de gravidade e, nesses casos, este procedimento é o indicado, de acordo com o protocolo adotado no Brasil”, informou a Sesa.

BARRA DE SÃO FRANCISCO

A Prefeitura de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, informou que o resultado do exame do paciente de que buscou por atendimento no município, alegando que estava com sintomas de que poderiam ser de coronavírus, apontou negativo para a doença.

O paciente, que é morador de Água Doce do Norte, foi atendido na última sexta-feira (28), alegando que apresentou os sintomas depois de retornar de uma viagem à Itália nos últimos dias. Desde então, o paciente foi orientado a retornar para casa, no interior de Água Doce do Norte, e estava em isolamento sendo monitorado por uma profissional da saúde, aguardando a divulgação do resultado dos exames.

COMO PREVENIR

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

OS CUIDADOS

  • Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão
  • Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização
  • Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais