> >
ES vai comprar 150 respiradores mecânicos para pacientes com coronavírus

ES vai comprar 150 respiradores mecânicos para pacientes com coronavírus

Hoje, há três aparelhos para cada leito de UTI nos hospitais estaduais. Porém, pacientes com a Covid-19 em estado crítico  precisam ter um respirador cada

Publicado em 21 de março de 2020 às 06:00- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Leito de UTI de hospital com respirador: aparelho é necessário para pacientes com a Covid-19. (Reprodução | Gov. da Bahia)

Para atender pacientes diagnosticados com o novo coronavírus no Espírito Santo e em estado mais grave, o governo capixaba vai comprar 150 novos respiradores mecânicos. A compra foi anunciada junto com um novo pacote de medidas para conter o vírus pelo governador Renato Casagrande (PSB) na noite desta sexta-feira (20).

A medida será necessária porque não há respiradores suficientes no Estado. Hoje, existem três aparelhos para cada leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da rede estadual. Porém, pacientes com o coronavírus em estado crítico que estão internados em UTIs precisam ter um respirador cada.

"Estamos procurando comprar mais respiradores mecânicos. Teremos a partir de segunda 61 leitos de UTI prontos e preparados para receber pacientes com coronavírus nos hospitais públicos. Nenhum deles está sendo ocupado ainda", disse Casagrande

O governador não soube informar o número de respiradores mecânicos existentes hoje no Estado. "Temos bastante, mas não tem um para cada leito", disse. Procurada pela reportagem, a  Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) também não informou o número de aparelhos que operam nos hospitais estaduais.

A preocupação com os respiradores se dá por conta das projeções de avanço da doença no Espírito Santo. Segundo estimativas da própria Sesa, o Estado deve chegar aos 4 mil casos em até 90 dias em um cenário mais pessimista, em que as medidas restritivas de circulação não surtam efeito.

05/03/2020 - Primeiro caso de coronavírus é registrado no Estado. É uma mulher de 37 anos que esteve na Itália e chegou ao Espírito Santo em 20/02(Freepik)

Desses casos, 80% tendem a ser leves, ou seja, poderão ser atendidos nas unidades de atenção básica. Já os outros 20% (o que daria 800 casos) devem ser graves, sendo que estes precisam de atendimento hospitalar em leitos de internação em isolamento.

Entre esses casos mais graves, segundo a Sesa, de 3% a 5% (o que daria entre 24 e 40 pessoas) tendem a ser mais críticos e apresentarem risco de morte. Já nas contas da Sociedade da Infectologia do Espírito Santo (Sies), o total de casos críticos pode chegar a 200.

São esses pacientes que precisarão de serem internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e usar um respirador mecânico cada. O aparelho é necessário para quem não consegue ventilar suficientemente os pulmões, uma das complicações que o coronavírus tem em casos mais graves.

O governo do Estado já anunciou que pretende ter 200 leitos de UTI reservados para casos graves de coronavírus, totalizando 300 leitos somando com os de internação em isolamento. O Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, está sendo esvaziado para abrir mais vagas.

Até o início da noite desta sexta-feira (20), o Espírito Santo tinha 16 casos da Covid-19 confirmados pela Secretaria de Saúde. Após a divulgação do boletim, o 17º registro foi confirmado em Linhares pelo prefeitura do município.

CASOS DE CORONAVÍRUS CONFIRMADOS NO ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais