Governo do ES faz novas restrições para evitar contágio do coronavírus

Renato Casagrande, que já determinou nesta sexta-feira (20) o fechamento do comércio por 15 dias, realiza coletiva de imprensa neste final de tarde para falar de novas determinações; acompanhe

Publicado em 20/03/2020 às 17h44
Atualizado em 20/03/2020 às 19h03

18:49

Fim da transmissão

Às 18h49, Renato Casagrande encerrou a coletiva de imprensa.


18:46

Dos 16 casos, 3 estão curados

De acordo com Casagrande, dos 16 casos confirmados para Covid-19, seis estão internados: um na Serra e cinco em hospitais particulares de Vitória. "Não há paciente em estado grave. Sete estão em recuperação", finalizou o governador. Três foram curados.


18:39

"Interior do ES está mais protegido"

Casagrande pede que os moradores do interior do Estado não venham para a Região Metropolitana. "Dos casos que tivemos até agora, a maioria é da Região Metropolitana. Dos casos confirmados até as 12h de hoje, um é de Vitória, um de Cariacica e o outro em Cachoeiro. Estas são cidades-polo, maiores. Vamos avaliando no decorrer dos próximos dias se teremos mais medidas restritivas. Por enquanto são amplas, gerais".


18:37

Mais 200 médicos do "Mais Médicos" no ES

Mais 200 médicos do programa "Mais Médicos" virão para o Espírito Santo. "Vamos precisar de mais! Profissionais de saúde terão papel muito importante, papel protagonista como sempre tiveram. Mas agora, mais do que nunca, esses profissionais terão papel extraordinário para que a gente possa vencer essa batalha".


18:37

Demora do governo federal

"Teve uma demora no convencimento de algumas autoridades do governo federal e essa semana parece que a ficha caiu. Pedimos o governo federal que monte uma coordenação de assistência saúde, proteção social e assistência econômica para conversar com os governadores".


18:32

Divisas

Questionado sobre a decisão do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sobre o fechamento de divisas, e se pretende fazer o mesmo no Espírito Santo, Casagrande pontuou: "Impacto de fechar divisa é muito pequeno. Fechar divisa significa o que, além de uma medida teatral? Para fechar divisa, tem que colocar Polícia Rodoviária Federal, Exército, Polícia Militar, tenho que fechar literalmente. Porque a pessoa não vai entrar de carro, mas vai entrar a pé, de avião? É uma medida difícil de executar. Vamos fazer vigilância e fiscalização sanitária. Agora, fora isso, temos que pedir é que as pessoas não viagem. É um absurdo a gente ver pessoas de férias nos balneários do Estado. Precisamos pedir para não viajar. Para que? Pegar contaminação?".


18:21

Presídios

"Tem uma portaria restringindo bastante as visitas. Além da nossa orientação, existe uma limitação às visitas para diminuir o risco de contaminação. Estamos caminhando para restringir totalmente, é um trabalho muito cuidadoso para não desorganizar nenhum setor".

Presídio no Espírito Santo. Crédito: Foto do leitor
Presídio no Espírito Santo. Crédito: Foto do leitor

18:18

Pessoas em situação de rua

"Me reuni com Dom Dario e outras lideranças para falar sobre esse assunto hoje... Chegamos a conclusão de que vamos precisar muito da colaboração daquelas pessoas que puderem ajudar, dos voluntários. As igrejas terão papel fundamental na proteção social com trabalhos que elas fazem. Teremos que dar as mãos virtualmente para proteger as pessoas mais vulneráveis no Estado, assim como as pessoas em situação de rua".


18:14

Respiradores mecânicos

Em um comentário sobre a situação na Itália e perguntado sobre a quantidade de respiradores nos hospitais públicos do Estado, Casagrande afirmou que o governo pretende comprar mais equipamentos. "De fato, é isso mesmo. Estamos procurando comprar mais 150 respiradores mecânicos. Quando você tem uma situação de enfermidade que não seja coronavírus, são 3 respiradores para cada leito. No coronavírus, é um respirador para cada leito".


18:12

Aos primeiros sintomas de gripe...

Casagrande instrui: se isolar e ligar para um médico. "Não precisa ir até lá, conversar presencialmente. Pode ligar para o 156 para o primeiro contato. Mas o mais importante é que a pessoa esteja no isolamento".


18:11

Prefeitura determinou fechamento de restaurantes e lanchonetes

Casagrande determinou sobre o funcionamento de restaurantes e lanchonetes até às 16 horas. Apesar disto, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, decretou o fechamento total destes estabelecimentos. Questionado, Casagrande pontuou: "Prefeito tem autonomia para liderar município e eu, o Estado. Vou tratar dessa questão com o Luciano ainda hoje, vamos ajustar isso".


18:02

Nenhuma morte no ES

Questionado se há alguma morte por coronavírus investigada no Espírito Santo, o governador negou. "Até agora, graças a Deus, nenhuma morte por coronavírus no nosso Estado".


18:01

Bombeiros estarão nas praias

A partir deste sábado (21), Casagrande afirma que equipes do Corpo de Bombeiros estarão orientando as pessoas para retornarem para suas casas. "Não é uma ordem, mas orientação".


18:00

Supermercados podem fechar?

"Supermercados não fecharão em momento algum. Sem controle de entrada por mais alguns dias, se vermos que é necessário vamos pedir que o dono do estabelecimento limite a entrada de pessoas por vez. Mas vamos esperar para ver como vai ficar a situação. Pedimos, fazemos um apelo para que as pessoas de grupo de risco não se dirijam aos supermercados ou exerçam atividades na rua".

Supermercado cheio. Crédito: Divulgação
Supermercado cheio. Crédito: Divulgação

17:58

Obras

"Não serão paralisadas. Pedimos que as empresas afastem os funcionários de grupos de riscos e mantenha as pessoas com a distância adequada em trabalho".


17:53

3 novos casos de transmissão local

Na coletiva, Renato Casagrande anunciou que, até as 12h desta sexta-feira (20), foram contabilizados três novos casos confirmados de Covid-19 no Espírito Santo. Agora, ao todo, são 16 pessoas que testaram positivo. Casos foram registrados em Vitória, Cariacica e Cachoeiro.

Coronavírus (covid-19). Crédito: CDC/ Unsplash
Coronavírus (covid-19). Crédito: CDC/ Unsplash

17:51

Apelo

Casagrande pede que as pessoas acima de 60 anos ou com enfermidades permaneçam em casa. "Pessoas do grupo de risco, não saiam de casa, nem para necessidades essenciais. Isso é para que a gente consiga frear a contaminação", pediu Casagrande.


17:50

Redução dos ônibus

A partir da segunda-feira (23), a frota de ônibus deve diminuir em 30% nos horários de pico e 50% no horário normal. "É uma medida que estamos tomando, também porque os motoristas e cobradores com mais de 60 anos foram substituídos".


17:49

Transcol

"Estamos orientando motoristas para que, concluiu lotação do número de pessoas sentadas, sai do terminal. Isso é para diminuir o número de passageiros nos ônibus, que já caiu 40%".


17:47

Exército

Também foi solicitada a ajuda do Exército. "Queremos que eles circulem na Grande Vitória, em especial, colaborando na orientação às pessoas. Corpo de Bombeiros amanhã e Exército, provavelmente, nos próximos dias".


17:45

Corpo Bombeiros vai circular pelas cidades

Corpo de Bombeiros vai circular pelas cidades orientando às pessoas e pedindo que não fiquem circulando nas ruas sem necessidade. "É lógico que pessoas estão trabalhando, elas têm seus serviços. Os servidores da saúde, da segurança pública, sistema prisional... São serviços que estão funcionando e que não estão ainda com restrições", pontuou o governador.


17:04

Restaurantes e lanchonetes

No Facebook, o governador do Estado reforçou, e falou da determinação sobre o funcionamento de restaurantes e lanchonetes. "Até as 16 horas para atendimento e consumo presencial. Entregas e retiradas permanecem inalteradas", pontuou.


17:00

Alguns comércios fechados

Por volta das 15h30 desta sexta-feira (20), o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou pelo Twitter o fechamento de comércios não essenciais em todo o Espírito Santo para evitar a propagação do novo coronavírus. A medida tem validade de 15 dias, a partir deste sábado. Funcionam normalmente: farmácias, supermercados, padarias, alimentação e cuidados animais, postos de combustível, conveniência e feiras livres. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.