Fim da transmissão
Às 18h49, Renato Casagrande encerrou a coletiva de imprensa.
Dos 16 casos, 3 estão curados
De acordo com Casagrande, dos 16 casos confirmados para Covid-19, seis estão internados: um na Serra e cinco em hospitais particulares de Vitória. "Não há paciente em estado grave. Sete estão em recuperação", finalizou o governador. Três foram curados.
"Interior do ES está mais protegido"
Casagrande pede que os moradores do interior do Estado não venham para a Região Metropolitana. "Dos casos que tivemos até agora, a maioria é da Região Metropolitana. Dos casos confirmados até as 12h de hoje, um é de Vitória, um de Cariacica e o outro em Cachoeiro. Estas são cidades-polo, maiores. Vamos avaliando no decorrer dos próximos dias se teremos mais medidas restritivas. Por enquanto são amplas, gerais".
Mais 200 médicos do "Mais Médicos" no ES
Mais 200 médicos do programa "Mais Médicos" virão para o Espírito Santo. "Vamos precisar de mais! Profissionais de saúde terão papel muito importante, papel protagonista como sempre tiveram. Mas agora, mais do que nunca, esses profissionais terão papel extraordinário para que a gente possa vencer essa batalha".
Demora do governo federal
"Teve uma demora no convencimento de algumas autoridades do governo federal e essa semana parece que a ficha caiu. Pedimos o governo federal que monte uma coordenação de assistência saúde, proteção social e assistência econômica para conversar com os governadores".
Divisas
Questionado sobre a decisão do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sobre o fechamento de divisas, e se pretende fazer o mesmo no Espírito Santo, Casagrande pontuou: "Impacto de fechar divisa é muito pequeno. Fechar divisa significa o que, além de uma medida teatral? Para fechar divisa, tem que colocar Polícia Rodoviária Federal, Exército, Polícia Militar, tenho que fechar literalmente. Porque a pessoa não vai entrar de carro, mas vai entrar a pé, de avião? É uma medida difícil de executar. Vamos fazer vigilância e fiscalização sanitária. Agora, fora isso, temos que pedir é que as pessoas não viagem. É um absurdo a gente ver pessoas de férias nos balneários do Estado. Precisamos pedir para não viajar. Para que? Pegar contaminação?".
Presídios
"Tem uma portaria restringindo bastante as visitas. Além da nossa orientação, existe uma limitação às visitas para diminuir o risco de contaminação. Estamos caminhando para restringir totalmente, é um trabalho muito cuidadoso para não desorganizar nenhum setor".

Pessoas em situação de rua
"Me reuni com Dom Dario e outras lideranças para falar sobre esse assunto hoje... Chegamos a conclusão de que vamos precisar muito da colaboração daquelas pessoas que puderem ajudar, dos voluntários. As igrejas terão papel fundamental na proteção social com trabalhos que elas fazem. Teremos que dar as mãos virtualmente para proteger as pessoas mais vulneráveis no Estado, assim como as pessoas em situação de rua".
Respiradores mecânicos
Em um comentário sobre a situação na Itália e perguntado sobre a quantidade de respiradores nos hospitais públicos do Estado, Casagrande afirmou que o governo pretende comprar mais equipamentos. "De fato, é isso mesmo. Estamos procurando comprar mais 150 respiradores mecânicos. Quando você tem uma situação de enfermidade que não seja coronavírus, são 3 respiradores para cada leito. No coronavírus, é um respirador para cada leito".
Aos primeiros sintomas de gripe...
Casagrande instrui: se isolar e ligar para um médico. "Não precisa ir até lá, conversar presencialmente. Pode ligar para o 156 para o primeiro contato. Mas o mais importante é que a pessoa esteja no isolamento".
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível