> >
Coronavírus: Casagrande determina fechamento do comércio no ES

Coronavírus: Casagrande determina fechamento do comércio no ES

Medida foi anunciada em redes sociais e tem validade de 15 dias, a partir deste sábado (20). Atividades essenciais estão mantidas

Publicado em 20 de março de 2020 às 15:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comércio de rua e outras atividades não essenciais ficarão fechadas. (Fernando Madeira)

O governador Renato Casagrande (PSB) determinou na tarde desta sexta-feira (20) o fechamento de comércios não essenciais em todo o Espírito Santo para evitar a propagação do novo coronavírus. A medida tem validade de 15 dias, a partir deste sábado.

Ficam permitidos apenas a abertura de estabelecimentos considerados essenciais, que são farmácias, supermercados, padarias, alimentação e cuidados com animais, postos de combustível, lojas de conveniência e feiras livres.

Já restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar até as 16 horas. Fora desse horário, esses estabelecimentos poderão funcionar apenas com o serviço de delivery (entrega em casa), informou a assessoria do governador.

A medida é mais uma das anunciadas pelo governo para evitar o contágio e propagação da Covid-19  no Estado. Até quinta-feira (19), eram 13 casos confirmados no Espírito Santo. A determinação foi publicada nas redes sociais do governador:

Quanto aos comércios que poderão continuar abertos, a recomendação do governo para a população é a mesma: que pessoas idosas e que pertencem ao grupo de risco da Covid-19 evitem ir a esses locais.

A nova medida anunciada por Casagrande se assemelha com a adotada por outros Estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Isso porque mesmo com as orientações e pedidos para as pessoas ficarem em casa, muitos ainda insistem a sair e frequentar espaços com aglomerações.

Passageiras utilizam máscaras após pandemia de coronavírus na rodoviária da capital.(Vitor Jubini)

Nesta semana, Casagrande já havia anunciado outras medidas para o setor do comércio, como a determinação de fechamento de shoppings centers por 15 dias e de academias de ginástica por 30 dias. No caso dos shoppings, os serviços essenciais (como supermercados, farmácias e clínicas) também podem abrir.

SETOR VAI CUMPRIR A DETERMINAÇÃO, DIZ FECOMÉRCIO

O presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri, disse que a medida foi discutida com a entidade e já esperada desde o anúncio do fechamento de shoppings. Ele afirmou ainda que os empresários do setor vão cumprir a decisão.

"Nós acatamos a decisão do governo que, ao nosso ver, é para preservar a vida dos trabalhadores e empresários do comércio, além dos consumidores. Desde segunda o movimento já vinha caindo bastante e não fazia sentido ficar aberto mais", comentou.

De acordo com Sepulcri, com o baixo movimento nas ruas, lojistas já vinham passando por dificuldades. Nesta quinta, as vendas no comércio de rua no Estado representaram apenas 15% do que acontece em dias normais. 

Diante da queda de movimento dos últimos dias e da paralisação por 15 dias, com faturamento zero, José Lino Sepulcri fez um apelo ao governador:

Aspas de citação

O impacto vai ser faturamento zero. Precisamos agora de uma posição do governo do Estado com relação ao pagamento de tributos diante da queda no faturamento que já vinhamos tendo e agora pelo fechamento. Não vamos ter a menor condição de honrar os nossos compromissos. Do contrário, haverá uma quebradeira total

José Lino Sepulcri
Presidente da Fecomércio-ES
Aspas de citação

Quanto a trabalhadores, o presidente da Fecomércio-ES disse que ainda não há uma orientação geral do que fazer, como a concessão de férias coletivas, por exemplo. Ele orientou que os empresários consultem seus departamentos jurídicos para tomarem essas decisões.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais