> >
ES tem 15 profissionais da rede estadual de saúde com coronavírus, diz Sesa

ES tem 15 profissionais da rede estadual de saúde com coronavírus, diz Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que profissionais da saúde são de grupo prioritário para testagem quando apresentam sintomas compatíveis com a Covid-19

Publicado em 11 de abril de 2020 às 07:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Secretária de Estado da Saúde (Sesa)
Secretária de Estado da Saúde (Sesa). (Ricardo Medeiros)

Na linha de frente de combate ao novo coronavírus, profissionais da saúde estão entre os mais expostos à Covid-19, doença causada pelo vírus. No Espírito Santo, 15 profissionais da área na rede estadual estão confirmados com a doença, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que frisou ter reforçado os estoques e que atualmente não há falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para esses funcionários.

Por nota, a secretaria informou que profissionais da saúde são de grupo prioritário para testagem quando apresentam sintomas compatíveis com a Covid-19. “A Sesa possui um conjunto de 14 mil trabalhadores na rede estadual e está realizando uma contratação emergencial de mais profissionais com o objetivo de ampliar os recursos humanos nos hospitais”, explicou.

3 MILHÕES DE MÁSCARAS ATÉ O FINAL DE ABRIL

Quanto à proteção desses profissionais da área na rede estadual, a Secretaria de Estado da Saúde informou que desde janeiro deste ano reforçou os estoques e que atualmente não há falta de EPI’s.

“No entanto, esclarece que existem critérios para a utilização destes e que tanto a equipe de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), quantos os infectologistas, têm reforçado as orientações sobre a utilização destes materiais nos hospitais seguindo o protocolo do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O abastecimento nas unidades é acompanhando e as necessidades avaliadas de acordo com a demanda”, disse a Sesa, por nota.

Ainda de acordo com a secretaria, há processos de compra no valor de R$ 14 milhões em andamento de diferentes equipamentos de proteção para os profissionais da saúde. “Somente de máscaras, são 3 milhões de peças. A entrega dos materiais está escalonada para primeira e segunda quinzena de abril”.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais