> >
Confirmação de coronavírus deve sair em uma semana, diz subsecretário da Serra

Confirmação de coronavírus deve sair em uma semana, diz subsecretário da Serra

Paciente deu entrada na Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Carapina como sintomas da doença, e foi transferido para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Publicado em 26 de fevereiro de 2020 às 09:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Recepção da UPA de Carapina: local recebeu homem com suspeita de coronavírus. (Siumara Gonçalves)

A confirmação ou não a respeito do caso suspeito de coronavírus no Espírito Santo deve sair em uma semana. A afirmação é do subsecretário de saúde da Serra, Aldo Lugão , em entrevista à TV Gazeta. Na noite desta terça-feira (25), um paciente deu entrada na Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Carapina como sintomas da doença, e foi transferido para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. O homem chegou ao Estado após viagem para a Itália, país que é considerado o epicentro dos casos de coronavírus na Europa. 

Aspas de citação

O fato de ter vindo de uma região onde já houve casos confirmados, e de ele estar com quadro respiratório de tosse, dor de garganta e febre, já nos dá possibilidade de colocá-lo como suspeito. Acredito que em uma semana a gente já tem uma resposta mais precisa. Enquanto isso ele vai continuar em isolamento. Mas quero deixar claro que, por enquanto, é só um caso suspeito

Aldo Lugão
Subsecretário de saúde da Serra
Aspas de citação

Ainda de acordo com o subsecretário, o funcionamento da UPA de Carapina voltou ao normal ainda na noite de terça-feira (25), cerca de uma hora depois do paciente com suspeita da doença ter passado por lá. 

Trabalhadores vestindo roupas de proteção pulverizam desinfetante como precaução contra o coronavírus em uma garagem de ônibus em Seul, na Coreia do Sul(AHN YOUNG-JOON / AP)

"O protocolo de prevenção foi seguido, a UPA foi higienizada com hipoclorito. Depois de uma hora que o paciente foi transferido, você já está liberado para tirar as mascaras e voltar ao funcionamento normal. Os médicos que estiveram mais próximos dele vão ser acompanhados, monitorados de perto", afirmou. 

O QUE DIZ A SESA

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), por meio de nota, confirmou que o caso é o primeiro suspeito de coronavírus no Espírito Santo. A secretaria também informou que o paciente foi encaminhado para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, referência no atendimento a casos infecciosos dessa natureza.

"A Secretaria da Saúde (Sesa) por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE) informa que foi notificado sobre o primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19), na tarde desta terça-feira (25). O paciente chegou recentemente ao Espírito Santo após viagem à Itália, apresentando febre e outros sintomas respiratórios. Ele foi encaminhado para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, que tem a expertise de atendimento a casos graves e é um dos hospitais de referência para atendimento a casos suspeitos, definido pelo Plano Estadual de Enfrentamento e Controle do Covid-19. A coordenação do COE informa ainda que o paciente está sendo monitorado e exames laboratoriais serão realizados para confirmar ou não a doença. O caso suspeito será informado ainda nesta terça-feira ao Ministério da Saúde. Na última sexta-feira (21), o Ministério da Saúde passou a enquadrar também, na definição de casos suspeitos de Covid-19, pessoas com histórico de viagens a outros sete países: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã e Tailândia. A mudança ocorreu devido ao aumento de 14% no número de novos casos fora da China," diz a nota.

Com informações da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais