> >
Saiba as medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus

Saiba as medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) dá orientações que devem ser seguidas pelas pessoas para evitar o contágio

Publicado em 25 de fevereiro de 2020 às 23:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
 Passageiros com máscaras protetoras em estação de trem de alta velocidade em Hong Kong. (Kin Cheung/AP)

Diante das confirmações de casos de coronavírus em todo o mundo e da suspeita de um primeiro paciente com o vírus no Espírito Santo, um alerta se acende: que medidas tomar para evitar a contaminação? A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a população adote algumas ações básicas no seu dia a dia. Confira quais são!

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Lave as mãos frequentemente

    Lave as mãos frequentemente com um desinfetante para as mãos à base de álcool ou água e sabão. A ação mata o vírus se ele estiver em suas mãos.

  • 02

    Tomar medidas de higiene respiratória

    Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço; jogue fora o lenço imediatamente e lave as mãos com um desinfetante para as mãos à base de álcool ou com água e sabão. As ações impedem a propagação de germes e vírus. Se você espirrar ou tossir, cobrindo-se com as mãos poderá contaminar os objetos ou pessoas que tocar.

  • 03

    Manter o distanciamento social

    Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e os outros, principalmente aqueles que tossem, espirram e têm febre. Quando alguém com uma doença respiratória, como a infecção Conv-2019, tosse ou espirra, projeta pequenas gotículas que contêm o vírus. Se estiver muito perto, você pode inalar o vírus.

  • 04

    Evite tocar nos olhos, nariz e boca

    As mãos tocam muitas superfícies que podem estar contaminadas com o vírus. Se você tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos contaminadas, poderá transferir o vírus da superfície para si próprio.

  • 05

    Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico a tempo

    Informe o seu médico se você viajou para uma área da China onde a presença de Conv-2019 foi notificada ou para outros países da lista do Ministério da Saúde ou se você teve contato próximo com alguém que viajou para esses locais e tem sintomas respiratórios. Sempre que tiver febre, tosse e falta de ar, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois esses sintomas podem ser causados ??por uma infecção respiratória ou outra condição séria. Os sintomas respiratórios com febre podem ter várias causas e, dependendo do seu histórico de viagens e circunstâncias pessoais, o Conv-2019 pode ser um deles.

  • 06

    Se você tem sintomas respiratórios leves e não tem histórico de viagens

    Se você tiver sintomas respiratórios leves e não tiver histórico de viagens à China ou a outros países listados, pratique com cuidado a higiene respiratória e das mãos e fique em casa até se recuperar, se possível.

  • 07

    Como precaução geral, adote medidas gerais de higiene ao visitar mercados de animais vivos, de produtos frescos ou de produtos de origem animal

    Lave as mãos periodicamente com sabão e água potável após tocar em animais e produtos de origem animal; evite tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos e evite o contato com animais doentes ou produtos de origem animal em mau estado. Evite estritamente todo contato com outros animais no mercado (por exemplo, gatos e cães vadios, roedores, pássaros, morcegos). Evite o contato com resíduos ou fluidos de animais possivelmente contaminados encontrados no chão ou nas estruturas de lojas e mercados.

  • 08

    Evite comer produtos de origem animal crua ou mal cozida

    Manuseie carne crua, leite e órgãos de animais com cuidado para evitar a contaminação cruzada com alimentos crus, de acordo com as boas práticas de segurança alimentar.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais