Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Despedida

Cinzas de Sebastião Salgado são depositadas em raiz de árvore no Instituto Terra

Cerimônia em Aimorés (MG) reuniu 480 pessoas e marcou a volta simbólica do fotógrafo ao local onde criou o Instituto Terra, referência em reflorestamento

Publicado em 16 de Agosto de 2025 às 20:14

Felipe Sena

Publicado em 

16 ago 2025 às 20:14
As cinzas do fotógrafo Sebastião Salgado foram depositadas neste sábado (16) nas raízes de uma muda de peroba no Instituto Terra, em Aimorés, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O gesto atendeu ao desejo do artista, que morreu em maio deste ano, aos 81 anos, em Paris, vítima de leucemia decorrente de complicações de uma malária contraída em 2010.
A cerimônia reuniu cerca de 480 pessoas, entre familiares, amigos, moradores da região e autoridades. Também estiveram presentes políticos de cidades vizinhas, o ministro das Relações Exteriores, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), além de artistas e representantes da imprensa de diferentes estados e até do exterior.
Juliano Salgado, filho de Sebastião Salgado, com as cinzas do pai Crédito: Alberto Borém
Cinzas de Sebastião Salgado são depositadas em árvore no Instituto Terra
Cinzas de Sebastião Salgado são depositadas em árvore no Instituto Terra Crédito: Alberto Borém
O evento começou às 15h e durou pouco mais de uma hora, encerrando-se por volta das 16h30. Durante a homenagem, a esposa de Sebastião, Lélia Wanick Salgado, destacou o trabalho de quatro décadas do fotógrafo em defesa do meio ambiente e lembrou que, desde a criação do Instituto Terra, em 1998, já foram plantadas mais de 3 milhões de árvores na região.
Segundo a família, o local escolhido para receber as cinzas — a terra fértil da antiga fazenda dos pais de Salgado — simboliza o compromisso dele com a recuperação ambiental. O projeto de reflorestamento iniciado por Sebastião segue sendo cuidado pelo filho do casal, Juliano.
Nascido em Aimorés, Salgado transformou a cidade em referência internacional em preservação ambiental. Para os presentes, a homenagem marcou o retorno simbólico do fotógrafo “à terra que sempre cuidou”. Ele deixa a esposa, dois filhos e dois netos.
Com informações do repórter Alberto Borém, da TV Gazeta.
Sebastião Salgado, fotógrafo mineiro - 2014
Sebastião Salgado, fotógrafo mineiro - 2014 Crédito: Ricardo Medeiros

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Governo Lula quer evitar desgaste com fila do INSS e prevê zerar pedidos represados
Rede de gás canalizado da ES Gás
ES Gás alcança marca de 100 mil consumidores e acelera expansão
Senador Flávio Bolsonaro
Em evento com empresárias, Flávio Bolsonaro diz que Lula parece 'chefe do PCC'

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados