> >
Homem que veio da Itália dá entrada em UPA da Serra com suspeita de coronavírus

Homem que veio da Itália dá entrada em UPA da Serra com suspeita de coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio de nota, confirmou que o caso é o primeiro suspeito de coronavírus no Espírito Santo

Publicado em 25 de fevereiro de 2020 às 21:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
UPA de Carapina, na Serra, onde homem com sintomas de coronavírus deu entrada. (Siumara Gonçalves)

ATUALIZAÇÃO: A Secretaria de Estado da Saúde do ES informou, na tarde desta quarta-feira (26), que exames descartaram a ocorrência de coronavírus no paciente que havia chegado da Itália. Leia a reportagem atualizada clicando aqui. 

Um paciente que chegou ao Espírito Santo após viagem à Itália deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, na Serra, por volta das 19h desta terça-feira (25), segundo funcionários que não quiseram se identificar.  A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), por meio de nota, confirmou que o caso é o primeiro suspeito de coronavírus no Espírito Santo. A secretaria também informou que o paciente foi encaminhado para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, referência no atendimento a casos infecciosos dessa natureza.

"A Secretaria da Saúde (Sesa) por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE) informa que foi notificado sobre o primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19), na tarde desta terça-feira (25). O paciente chegou recentemente ao Espírito Santo após viagem à Itália, apresentando febre e outros sintomas respiratórios. Ele foi encaminhado para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, que tem a expertise de atendimento a casos graves e é um dos hospitais de referência para atendimento a casos suspeitos, definido pelo Plano Estadual de Enfrentamento e Controle do Covid-19. A coordenação do COE informa ainda que o paciente está sendo monitorado e exames laboratoriais serão realizados para confirmar ou não a doença. O caso suspeito será informado ainda nesta terça-feira ao Ministério da Saúde. Na última sexta-feira (21), o Ministério da Saúde passou a enquadrar também, na definição de casos suspeitos de Covid-19, pessoas com histórico de viagens a outros sete países: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã e Tailândia. A mudança ocorreu devido ao aumento de 14% no número de novos casos fora da China," diz a nota.

UPA DE CARAPINA

Ao chegar na entrada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, na Serra, na noite desta terça-feira (25), os pacientes se depararam com uma cena incomum: cadeiras vazias e as poucas pessoas que estão na recepção, pacientes e funcionários, usam máscaras. Segundo profissionais que atuam lá relataram que unidade de atendimento recebeu nesta terça-feira (25) o primeiro paciente com suspeita de coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo.

Recepção da UPA de Carapina após local receber homem com suspeita de coronavírus. (Siumara Gonçalves)

Pessoas que foram ao local para consultar informaram à reportagem que a recomendação era que procurassem outra unidade de atendimento, pois havia um paciente com suspeita de contaminação por um vírus. Quem entrava no local recebia uma máscara da recepcionista.

Outro paciente ainda relatou que a orientação para quem entrou no hospital era de quando chegar em casa retirar as roupas e incinerará-las.

Procurada pela reportagem às 20h30 desta terça-feira (25), a Prefeitura da Serra não deu retorno confirmando ou não a passagem do paciente pela unidade.

Trabalhadores vestindo roupas de proteção pulverizam desinfetante como precaução contra o coronavírus em uma garagem de ônibus em Seul, na Coreia do Sul(AHN YOUNG-JOON / AP)

ITÁLIA EM ALERTA

Desde a segunda-feira, a Itália está incluída na lista de países em risco de transmissão do novo coronavírus do Ministério da Saúde. Com isso, o país passou a seguir um novo protocolo: serão considerados suspeitos da doença pessoas que estiveram nestes locais e que apresentam sintomas da doença, como febre e tosse. O novo enquadramento é resultado da confirmação da transmissão do vírus dentro desses países.

Este vídeo pode te interessar

A Itália é considerada o epicentro dos casos de coronavírus na Europa e já contabiliza ao menos 11 mortes confirmadas devido ao vírus até a noite desta terça-feira (25).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais