> >
Com comércio aberto no interior, Casagrande pede: 'Fiquem em casa'

Com comércio aberto no interior, Casagrande pede: "Fiquem em casa"

Abertura foi permitida em municípios de baixo e moderado risco de contágio por coronavírus no ES. Governador pede que se evite saídas sem necessidade

Publicado em 22 de abril de 2020 às 20:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Muitas pessoas estava de máscara nas ruas do Centro de Colatina
Ruas do Centro de Colatina, no Noroeste do Estado, registraram movimento de pessoas. (TV Gazeta Noroeste )

No primeiro dia com o funcionamento do comércio flexibilizado em 72 cidades do interior do Estado, o governador Renato Casagrande (PSB) reforçou o pedido para que, apesar disso, a população continue a evitar sair de casa sem necessidade, mantendo o distanciamento social, o isolamento do grupo de risco, e a não aglomeração.

Para os estabelecimentos que permanecem abertos, ele frisou a importância de que sejam tomados os cuidados para evitar propagação do novo coronavírus, adotando as medidas de prevenção, como o uso de máscaras.

Segundo Casagrande, semanalmente o governo vai reavaliar a possibilidade deste funcionamento permanecer, ser restrito ou ampliado. O comércio foi autorizado em 63 municípios de risco baixo, e em 9 de risco moderado.

Aspas de citação

É muito importante que o cidadão saiba que continuamos com o mesmo pedido das pessoas ficarem em casa, que ainda estamos em uma fase de crescimento do contágio do vírus. Estamos buscando uma maneira da convivência onde se preserve a vida e se permita que alguma atividade econômica funcione. A orientação é a mesma, não corram risco, não paguem para ver

Renato Casagrande (PSB)
Governador do Espírito Santo
Aspas de citação

Ele lembrou que os estabelecimentos autorizados a abrir devem seguir uma série de protocolos e regras, como a de permitir um cliente por cada 10 metros quadrados, fazer o distanciamento nas filas, funcionar em horário reduzido e disponibilizar álcool em gel, lavatório e sabão.

"Se não tivermos a colaboração das pessoas, os municípios que estão autorizados a funcionar daqui a pouco estarão proibidos. É preciso que o comerciante tenha cuidado com o servidor, que o funcionário tenha cuidado com o cliente, e o cliente tenha cuidado na loja".

BARREIRAS SANITÁRIAS

Nos cinco municípios da Grande Vitória e em Alfredo Chaves, onde o governo classificou como alto o risco de contágio pelo novo coronavírus, vai ter início nesta quinta-feira (23) a implantação de barreiras sanitárias nas divisas das cidades.

Nelas, Exército, Bombeiros, Polícia Militar, funcionários da Secretaria Estadual de Saúde e Guarda Municipal irão abordar e orientar as pessoas, e podem medir a temperatura e encaminhar alguns casos suspeitos para unidades de saúde.

A medida é para evitar a chegada de pessoas infectadas com o vírus a esses municípios. "É hora das equipes de saúde da família identificarem pessoas suspeitas, isolarem, acompanharem essas pessoas, para que não transmitam para mais ninguém. É uma demonstração do que a gente precisa fazer em termos de vigilância, um símbolo para que todos vigiemos a nossa situação", afirmou o governador.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais