> >
Rebocador afunda com 18 tripulantes em campo da Petrobras, no Litoral do RJ

Rebocador afunda com 18 tripulantes em campo da Petrobras, no Litoral do RJ

Acidente ocorreu no início da manhã desta sexta-feira (20). Navio saiu dia 15 de novembro de Niterói (RJ) e a tripulação embarcada não se feriu

Publicado em 20 de novembro de 2020 às 17:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
rebocador carmem afundou na bacia de santos
Rebocador Carmem afundou na Bacia de Santos. (SindipetroNF/Reprodução)

Um rebocador, chamado Carmem, afundou próximo à plataforma P-31, localizada no campo de Albacora, na Bacia de Campos, próximo ao Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (20). O navio saiu de Niterói no dia 15 de novembro. Os 18 tripulantes que estavam na embarcação foram salvos. Veja o vídeo dos resgates no final da matéria.

O campo de Albacora é administrado pela gerência da Petrobras do Espírito Santo. A embarcação pertence a empresa OceanPact Geociências, que informou que no momento do incidente o rebocador não realizava nenhuma atividade de apoio a qualquer unidade marítima de petróleo e gás.

Por meio de nota, a OceanPact informou que o rebocador realizava atividade de batimetria quando naufragou por volta das 4h55 da madrugada, após o abandono da tripulação. A empresa reforçou que a atividade é autorizada pela Marinha Brasileira.

"O navio adernou (inclinou para um dos lados) às 04h25, a cerca de 53 milhas náuticas do Cabo de São Tomé, na Bacia de Campos, em profundidade próxima a 250 metros, e a tripulação decidiu por abandonar a embarcação conforme orientação de procedimentos de segurança", disse a OceanPact.

Os 18 tripulantes foram resgatados por balsas salva-vidas e estão em segurança a bordo das embarcações que atenderam ao chamado de socorro. Segundo a empresa, não há nenhum ferido ou desaparecido e todos os tripulantes resgatados passam bem.

"Nossos times de gestão de emergência e crise foram acionados e o comitê de investigação de incidente definido para apuração das causas deste evento. A Marinha do Brasil já foi devidamente informada do incidente. A OceanPact Geociências está prestando todo o apoio necessário aos tripulantes e a seus familiares e à disposição para esclarecimentos que se façam necessários às autoridades", informou a OceanPact.

Fotografias e vídeos do resgate foram cedidos pelo Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo.

O Sindicato do Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) informou que vai cobrar o devido suporte aos trabalhadores resgatados. Além disso, eles também vão exigir a participação do sindicato na comissão de investigação do acidente. 

Navio de apoio à plataforma da Petrobras afundou na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro
Navio de apoio à plataforma da Petrobras afundou na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. (Ocean/Reprodução)

REBOCADOR DESAPARECIDO NO ES

Eric Barcelos Rangel, de 56 anos desapareceu no mar, no dia 1°, após rebocador afundar no litoral de Guarapari. Nesta sexta-feira (20), o Sindipetro afirma que combinação de jornadas prolongadas e número reduzido de tripulantes abre espaço para acidentes. 

O marítimo estava com outros dois tripulantes no rebocador, que seguia de Vitória para o Porto de Açu, em São João da Barra, no Norte do Rio de Janeiro. Os colegas de Eric foram resgatados no dia 02, após passarem várias horas em alto-mar, mas Eric não foi mais visto.

Errata Correção
20 de novembro de 2020 às 18:41

O Sindicato dos Petroleiros havia dito que no momento do naufrágio a embarcação prestava serviços para a Petrobras. Após a divulgação desta matéria, no entanto, a OceanPact Geociências, dona do rebocador, afirmou que no momento não estava sendo realizada nenhuma atividade de apoio a empresas petroleiras, incluindo a Petrobras. A informação foi corrigida.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais