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Publicado em 24 de dezembro de 2021 às 08:47
A suspensão temporária das operações da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), braço aéreo do grupo Itapemirim, afetou 45,8 mil passageiros que estavam com passagens compradas para voar até o final do ano. Deste total, cerca de 20 mil ainda estão sem assistência às vésperas do Natal. >
Até o final da tarde de terça-feira (2), 25.696 passageiros, o equivalente a 56% dos impactados até 31 de dezembro, haviam sido atendidos, segundo informações fornecidas pela Itapemirim. A empresa informou ainda que já foram processados R$ 7,8 milhões em pedidos de reembolso junto às operadoras de cartão de crédito.>
“Os valores serão estornados aos clientes diretamente na fatura do cartão de crédito em um prazo de até 30 dias. A ITA enviará diariamente às operadoras todos os pedidos de reembolso solicitados no dia anterior.”>
A empresa esclareceu que tem trabalhado arduamente para promover a reacomodação ou reembolso dos valores pagos. >
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Contudo, somente os passageiros que estão fora da cidade onde vivem, e que tenham viajado anteriormente com a ITA, estão conseguindo a reacomodação em voos de outras companhias aéreas, ou em ônibus da Viação Itapemirim, que estão sendo utilizados como parte do plano de contingência.>
O grupo Itapemirim tem orientado que apenas esses passageiros entrem em contato nos canais de atendimento da companhia para reacomodação de retorno aos seus destinos de origem. >
A aérea ainda não informou quantos passageiros já foram reacomodados em voos de outras companhias, em transporte terrestre e o total de passageiros que já estariam com o processo de reembolso em andamento ou concluído.>
Os clientes que ainda estão em sua cidade de domicílio, com voos programados para os próximos dias – inclusive Natal e Ano Novo –, serão atendidos exclusivamente com o reembolso integral dos valores pagos.>
Para facilitar o processo de reembolso, basta acessar o site da companhia, clicar na aba Reembolso, localizada no menu superior, preencher o formulário e enviar. Segundo a ITA, todos os pedidos serão tratados individualmente com prazo de pagamento em até 30 dias. >
“Além disso, o atendimento pode ser feito pelo telefone 0800 723 2121 e pelo chat presente no site da companhia. O horário de atendimento é das 6h às 21h. A ITA alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora acima do esperado para o atendimento. A companhia orienta os passageiros que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea.”>
Em comunicado oficial, a CVC, uma das principais empresas de viagem do país, informou que tem buscado atender seus clientes de forma ativa e emergencial desde o início do incidente e que chegou a disponibilizar voos fretados adicionais emergencialmente e a reacomodação de seus clientes em voos junto a outras companhias aéreas parceiras, bem como disponibilizou canais de atendimento exclusivos para seus clientes. A empresa orientou ainda para que os viajantes não compareçam ao aeroporto neste momento.>
“Caso necessário, pedimos que entre em contato com a gente através de nossa central de atendimento: 0800 021 2623. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 09h às 21h.”>
O Grupo BeFly, incluindo todas as empresas Flytour e Belvitur, também vem realizando um mutirão para reacomodar cerca de 10 mil clientes que estão com passagens da ITA compradas, conforme comunicado divulgado em suas redes sociais.>
“Poderíamos optar apenas pelo reembolso, que seria mais fácil, mas nesse momento o cliente não quer o dinheiro de volta, ele quer passar o Natal com a família, quer manter seus planos de férias e Ano Novo e vamos fazer o máximo para reacomodar todos os nossos clientes nos voos disponíveis no mercado, de todas as companhias, com parceria especial com a Gol Linhas Aéreas, a quem agradecemos muito por nos ajudarem nesse momento”, explicou Marcelo Cohen, presidente da BeFly.>
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