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Publicado em 18 de dezembro de 2021 às 16:01
Com o anúncio do Grupo Itapemirim de suspender as operações da companhia aérea Ita por tempo indeterminado nesta sexta-feira (17), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu revogar temporariamente a autorização da empresa para operar voos comerciais do Brasil. Em nota, o órgão também determinou que a empresa preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros.>
Segundo estimativas do setor de turismo, 40 mil passageiros podem ser afetados pelos cancelamentos dos voos neste final de ano, época de alta procura por passagens aéreas.
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Comunicado da Ita à imprensa diz que a medida é temporária e foi tomada devido a necessidade de "ajustes operacionais". A companhia orientou os passageiros com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo e-mail [email protected].>
Contudo, a Anac disse que é a empresa que tem que entrar em contato individualmente com cada cliente a respeito do "cancelamento de voos e reacomodações, bem como garantir o reembolso das passagens aéreas comercializadas". >
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A Ita havia recebido a Certificado de Operadora Aéreo (COA) em 21 de maio deste ano e fez o voo inaugural em junho. Para obter a licença para voar de forma regular e comercialmente, é preciso passar por um processo de cinco etapas. >
“As etapas do processo envolveram a preparação e análise documental, as inspeções e avaliações das demonstrações (bases de operações e manutenção, treinamento, voos de avaliação, exame de tripulantes) e a certificação”, informou a agência na ocasião.>
Somente com a COA em dia a Ita pode fazer “serviços de transporte aéreo público regular e não regular de passageiro, carga e mala postal, doméstico e internacional.”
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Em comunicado, a Anac recomendou ainda que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. Na noite de sexta-feira (17), dia do anúncio, oito voos foram cancelados, o que provocou protestos do passageiros. >
A companhia aérea foi intimada pela agência a prestar informações atualizadas sobre as ações previstas para honrar os bilhetes vendidos e reacomodação dos seus clientes.>
Anac
A Itapemirim informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] e acrescentou que também vai disponibilizar atendimento presencial. Já a Anac orienta que os passageiros também recorram à plataforma consumidor.gov.br.>
A Anac determinou ainda que a empresa pare de vender passagens aéreas, faça comunicação ampla da suspensão de suas operações e disponibilize amplos canais de atendimento ativo e receptivo aos passageiros afetados.>
"A empresa também está obrigada a comunicar a paralisação e os canais de comunicação em veículos de imprensa de ampla divulgação, evitando ao máximo desconforto aos passageiros e transtornos operacionais aos aeroportos. A empresa também deve ofertar a prestação de alternativas, incluindo outros meios de transporte, assistência material e compensações financeiras devidas aos passageiros afetados, conforme obrigações previstas na legislação em vigor, a exemplo da Lei nº 14.034/2020, Resolução ANAC nº 400/2016 e Resolução ANAC nº 556/2020", diz o comunicado.
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