> >
Anac autoriza voos da Itapemirim, que abrirá rota para Vitória em setembro

Anac autoriza voos da Itapemirim, que abrirá rota para Vitória em setembro

Agência concedeu a outorga que permite o início das operações da ITA, nova companhia aérea do grupo criado no Espírito Santo. Empresa iniciou nesta sexta-feira (21) a venda das passagens. Veja os destinos e datas

Publicado em 21 de maio de 2021 às 15:05

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
ITA ofertará voos em Vitória a partir de 1º de setembro
Avião da ITA, que ofertará voos em Vitória a partir de 1º de setembro. (Divulgação/Itapemirim)

A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), nova companhia aérea brasileira criada pelo Grupo Itapemirim, recebeu a autorização final da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar a operar voos comerciais regulares no país. Uma das cidades que vai receber os aviões amarelos da empresa é Vitória, que terá viagens a partir de 1º de setembro.

A outorga foi aprovada pela diretoria colegiada da Anac em reunião deliberativa realizada na tarde de quinta-feira (20), e publicada no Diário Oficial da União desta sexta (21). A aprovação foi a última das cinco etapas do processo de obtenção do Certificado de Operadora Aéreo (COA) pela Itapemirim, conforme explicou o órgão regulador.

“As etapas do processo envolveram a preparação e análise documental, as inspeções e avaliações das demonstrações (bases de operações e manutenção, treinamento, voos de avaliação, exame de tripulantes) e a certificação”, informou a agência.

Ainda segundo a Anac, agora a Itapemirim poderá realizar “serviços de transporte aéreo público regular e não regular de passageiro, carga e mala postal, doméstico e internacional.”

VOO INAUGURAL E DESTINOS

Após a liberação, a companhia confirmou nesta sexta-feira (21) o cronograma com 35 destinos previstos até junho de 2022. O voo inaugural será realizado no dia 29 de junho, entre os aeroportos de Guarulhos (SP) e Brasília (DF), com a renda revertida para instituições beneficentes. 

Já no dia 30 serão iniciadas as operações comerciais em sete cidades: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Guarulhos (SP), Porto Alegre (RS), , Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Novos destinos devem ser incorporados a malha da empresa a cada mês, a medida que mais aeronaves cheguem. Atualmente, a Itapemirim já conta com dois aviões modelo Airbus A320, com capacidade para transportar até 162 passageiros. Veja o cronograma de destinos e datas:

VENDA ABERTA COM PASSAGENS A PARTIR DE R$ 119

A venda das passagens aéreas da Itapemirim foi iniciada no início da tarde desta sexta no site da ITA. Os bilhetes também serão comercializados por meio de agências de viagens parcerias.

Para o lançamento do negócio, a companhia informou que está oferecendo tarifas especiais de lançamento, a partir de R$ 119,90, incluindo em feriados. Um diferencial é o despacho de bagagem, que será gratuito.

A configuração das aeronaves da ITA prevê 18 assentos a menos em relação ao máximo do modelo, uma customização a pedido da empresa para possibilitar mais espaço entre as poltronas, conforme esclareceu a companhia.

“Além do conforto, a companhia ainda vai oferecer serviços diferenciados, como despacho gratuito de bagagem para todas as classes tarifárias e marcação de assento sem custo adicional. Quando possível (por conta da pandemia), os passageiros também terão à disposição serviço de bordo diferenciado”, destacou, por nota.

EXPECTATIVA ANTERIOR ERA DE QUE VOOS COMEÇASSEM POR VITÓRIA

A confirmação dos voos no Estado a partir do segundo semestre contrariam a expectativa inicial de que a Itapemirim iniciasse os voos pelo Aeroporto de Vitória. Em setembro de 2020, o presidente do Grupo Itapemirim, Sidney Piva de Jesus, chegou a anunciar que o primeiro voo da companhia teria como destino a Capital capixaba. Seria, segundo ele, uma homenagem ao Estado pelo fato da empresa de transportes ter nascido em terras capixabas.

Ao lado de outros executivos do grupo, Piva se reuniu na ocasião com o governador Renato Casagrande e com gestores do Grupo Zurich Airport, que opera o Aeroporto de Vitória. Na época ele cravou que o primeiro voo da nova companhia para Vitória, disse que a data da operação inaugural era 1º de março de 2021, e ainda que a capital capixaba seria um hub nacional da companhia. Além do início da operação por Vitória não ter se confirmado, a data de começo prevista também não se concretizou em função do processo de certificação.

RECUPERAÇÃO JUDICIAL NÃO FOI IMPEDIMENTO, DIZ ANAC

A ITA foi criada no ano passado para ser um braço do grupo Itapemirim no transporte aéreo.  O novo negócio surgiu sob desconfiança do mercado, tendo em vista o processo de recuperação judicial enfrentado desde 2016 pelo conglomerado fundado por Camilo Cola em 1953 e vendido para o empresário paulista Sidnei Piva em 2016.

Entretanto, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esses acontecimentos não influenciaram de modo algum a certificação da empresa como operadora aérea.

"A análise da ANAC é estritamente técnica e considera o cumprimento das normas de aviação vigentes na agência", esclareceu.

Além do turbulento processo de recuperação judicial, a companhia nasce em meio a maior crise do setor aéreo de todos os tempos, em função da pandemia do coronavírus, que tem reduzido a demanda por voos no mundo inteiro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais