> >
Indústria do ES teve 2° maior crescimento do país até novembro de 2023

Indústria do ES teve 2º maior crescimento do país até novembro de 2023

Em dado divulgado pelo IBGE, no acumulado de janeiro a novembro, o setor industrial do Brasil cresceu 0,1%, enquanto, no Estado, resultado positivo foi de 9,4%

Publicado em 12 de janeiro de 2024 às 18:49

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Pelotas de minério de ferro
Pelotas de minério de ferro: aumento de produção é destaque no Espírito Santo. (Samarco/Divulgação Findes)
Indústria do ES teve 2º maior crescimento do país até novembro de 2023

Ao longo do ano de 2023, a indústria capixaba apresentou taxas de crescimento positivas. O Espírito Santo teve o segundo melhor resultado do país tanto na produção industrial do mês de novembro (4,3%) frente a outubro quanto ao avaliar de janeiro a novembro do ano passado (9,4%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram divulgados nesta sexta-feira (12).

Naquele mês de 2023, o Estado ficou atrás do Paraná, que teve 5,4% de crescimento e, no acumulado do ano, foi superado pelo Rio Grande do Norte, com 12,2%. No acumulado do ano, o Brasil registrou 0,1% de alta, enquanto, só no mês de novembro, a variação positiva foi de 0,5%.

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, lembra que a indústria capixaba gerou mais de 14 mil empregos formais de janeiro a novembro do ano passado. Para ela, o Espírito Santo vem cada vez mais se consolidando como uma referência para o país e os números mostram isso.

Aspas de citação

Nossa economia vem crescendo de forma sustentada. Nos tornamos atrativos para empresas de outros Estados e até mesmo de outros países por nosso empenho em melhorar o ambiente de negócios. Além disso, temos muitas empresas expandindo as suas plantas industriais em solo capixaba por acreditarem no potencial do Estado

Cris Samorini
Presidente da Findes
Aspas de citação

Fatores de crescimento

A gerente de Inteligência de Dados e Pesquisas do Observatório da Indústria da Findes, Suiani Febroni, explica que o resultado capixaba, no acumulado de janeiro a novembro do ano passado, foi impulsionado, principalmente, pela indústria extrativa, que cresceu 18,9% no período.

“O avanço da indústria extrativa capixaba é explicado pelo aumento de produção em duas atividades relevantes no Estado: a pelotização de minério de ferro e a extração de petróleo e gás natural”, aponta.

Segundo os dados da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), de janeiro a outubro de 2023, a extração de petróleo cresceu 20,7% e a de gás natural 21,5%.

A economista pontua que a produção da indústria de transformação capixaba recuou 4,9% no acumulado do ano até novembro de 2023. “Mesmo em queda, o setor minimizou parte das perdas registradas no acumulado de janeiro a outubro (-6,2%) devido à manutenção da trajetória de crescimento do setor de papel e celulose e também a reversão da queda na fabricação de produtos alimentícios”, comenta Suiani Febroni.

De acordo com a economista, a atividade de papel e celulose começou a se recuperar a partir do terceiro trimestre de 2023, motivada, entre outros fatores, pela melhora das demandas dos mercados europeu e chinês e da ausência de parada programada nas plantas da Suzano no Estado.

"Já no caso da fabricação de produtos alimentícios, houve crescimento na produção de carnes de bovinos congeladas e de açúcar cristal. Esses produtos impulsionaram o setor em 2023”, conta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais