> >
Governo vai avaliar número de casos e leitos para reabrir comércio

Governo vai avaliar número de casos e leitos para reabrir comércio

Governador apontou critérios que serão analisados para decidir sobre abertura de lojas a partir da próxima semana. Decisão deve ser anunciada neste sábado (18). Veja proposta dos lojistas

Publicado em 17 de abril de 2020 às 22:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comércio fechado por causa do coronavírus no Centro de Vila Velha
Comércio fechado por causa do coronavírus no Centro de Vila Velha. (Carlos Alberto Silva)

O governador Renato Casagrande afirmou nesta sexta-feira (17) que vai considerar o número de casos confirmados de coronavírus em cada cidade do Espírito Santo para determinar que locais poderão retomar as atividades comerciais na semana que vem, e quais ainda terão que manter as portas fechadas por mais tempo. O governo pretende ainda incluir outros dados nas semanas seguintes para decidir quais município podem e quais não podem manter as lojas funcionando, como o número de leitos hospitalares disponíveis.

"A decisão será tomada amanhã (18), mas pode ser que a nossa avaliação permita que em alguns municípios onde há número menor de casos abra atividade comercial mantendo o isolamento e a não aglomeração", afirmou Casagrande. O decreto que proíbe o funcionamento do comércio só tem validade até domingo (19).

O governador, contudo, afirmou que será responsabilidade das prefeituras manter o controle sobre a evolução da transmissão do vírus e, caso o número de pacientes comece a subir nesses locais, eles terão a atividade comercial interrompida novamente.

Aspas de citação

Não estamos abrindo mão do isolamento social, da não aglomeração. Essa é uma ação que vai ficar por muito tempo no Estado, no Brasil e mundo. Vamos ter que aprender a conviver com essa virose. Atividade econômica com proteção à vida

Renato Casagrande
Governador do Estado
Aspas de citação

COMÉRCIO PROPÕE USO DE MÁSCARA E HORÁRIOS ALTERNATIVOS

Nesta sexta-feira, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) entregou ao governo do Estado uma proposta pedindo a reabertura dos shoppings a partir de segunda-feira. A ideia é que os estabelecimentos funcionem das 12h às 20 horas, seguindo uma série de recomendações para a preservação da saúde dos funcionários e clientes. Entre elas, estão manter dispensers de álcool em todos os acessos, elevadores e praça de alimentação, adotar medidas rigorosas de limpeza e desinfecção de locais como mesas e corrimão, e reduzir a quantidade de mesas e cadeiras na praça de alimentação, aumentando a distância entre elas, para evitar aglomeração, entre outras medidas.

Além disso, os estabelecimentos também se comprometem a liberar trabalhadores dos grupos de riscos e não permitir que funcionários trabalhem com sintomas de gripe.

Na última quarta-feira (15), representantes da Fecomércio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado (Findes) e governo do Estado se reuniram para conversarem sobre as medidas para a abertura do comércio.

A proposta é que as lojas reabram a partir da próxima quarta-feira (22), já que a segunda (20) e a terça-feira (21) são feriados, o que geraria altos encargos e baixa demanda. "Estamos equalizando nossas atividades em três horários de entrada e três de saída", disse Cláudio Sipolatti, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória.

De acordo com o diretor da Fecomércio José Carlos Bergamin, os comerciários apresentaram uma proposta ao governo. Para que a atividade seja retomada, será preciso que as empresas obedeçam critérios de saúde e segurança das pessoas e seja analisado o perfil de cada localidade, diante do número de casos da doença e do fluxo de pessoas.

Segundo a proposta, o comércio de rua da Grande Vitória e de municípios com mais de 40 mil habitantes funcionaria das 8h às 16 horas. O funcionamento estaria condicionado ao tipo de atividade comercial que cada loja tem. Material de construção e afins são os primeiros a abrirem, às 8 horas, e também os primeiros a fechar. Já outros tipos de lojas abririam entre 9h e 10 horas, fechando às 16 horas.

Já nas cidades que têm até 40 mil habitantes, segundo a Fecomércio, não se justifica ter muitas divisões de horário porque a atividade comercial é tímida e não necessita tanto do uso de transporte coletivo. Porém, não vai ter comércio noturno e as lojas terão de encerrar suas atividades às 16 horas.

Bergamin ainda enfatiza que o governo vai adotar critérios de abertura, porque é necessário que tudo seja feito com segurança e com responsabilidade social. "O comércio está muito cuidadoso para que, lá na frente, não falem que o comércio forçou a barra. Nossa situação é dramática. O governo tem vontade de abrir, mas ele não pode abrir mão da orientação da saúde", ressaltou.

Além do número de casos e uso da rede de saúde, a decisão vai levar em conta também fatores concentração da população e tipo de comércio, se é centro comercial, shopping ou de bairro. De acordo com Bergamin, pode ser que tenha uma cidade pequena que tenha o vírus circulando e que a abertura seja mais restritiva ou não aconteça.

"Vamos abrindo e medindo como está o comportamento da doença em cada local. Se houver uma cidade que estiver mais critica, ela vai ser olhada de uma maneira especial para avaliar a quantidade de pessoas já imunizadas e se terá um novo fechamento", explica.

A maior preocupação é com relação ao transporte público. Como muitos trabalhadores dependem desse meio de mobilidade urbana, o pedido do setor é para a criação de linhas especiais e que os segmentos do comércio funcionem em horários diferentes. De acordo com Bergamin, os trabalhadores devem usar o transporte em três horários, divididos entre manhã, tarde e noite, o que reduziria o número de pessoas nos coletivos. Além disso, deve haver incentivo por meios alternativos, como a bicicleta, por exemplo.

"Não tem problema abrir todos os comércios de uma única vez, porque nenhuma loja vai ficar entupida de gente. Mas, trata-se da circulação do transporte coletivo e na rua. Dividir os horários tem o objetivo de não acumular no transporte", comenta.

De acordo com Bergamin, cada funcionário deve receber quatro máscaras reutilizáveis para trabalhar. Além disso, há a sugestão de que as empresas também deem máscaras aos clientes.

"Sugerimos que os atendimentos sejam realizados sem proximidade, que os funcionários usem obrigatoriamente máscaras e tenham álcool em gel disponível, assim como equipamentos higienizados. Além disso, em caso de fila, que seja realizada a marcação de distanciamento no piso e a cada cliente, equipamentos do caixa sejam higienizados", apontou.

Este vídeo pode te interessar

"O governo recebeu o nosso pleito e vai avaliar ele com sua equipe técnica. A decisão que o Estado tomar nós vamos aceitar e não reclamar. Cada crise tem uma grande ator, e nesse caso é a saúde. Até sábado (18), o governo deve tomar sua decisão final. Vamos fazer uma nova reunião na sexta à tarde ou sábado pela manhã para decidir", afirmou o diretor da Fecomércio.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais