> >
Comércio de Cachoeiro vai continuar fechado até o dia 19 de abril

Comércio de Cachoeiro vai continuar fechado até o dia 19 de abril

O novo decreto, publicado nesta segunda-feira (13), altera também o funcionamento das igrejas, que agora podem decidir se abrem ou não

Publicado em 13 de abril de 2020 às 12:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comércio permanece fechado em Cachoeiro de Itapemirim
Comércio permanece fechado em Cachoeiro de Itapemirim. (TV Gazeta Sul)

O comércio de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, ficará fechado por pelo menos mais uma semana. Um novo decreto foi publicado na manhã desta segunda-feira (13), prorrogando a suspensão das atividades das lojas até o dia 19 de abril, próximo domingo.

O funcionamento de vários setores do comércio está proibido desde o dia 21 de março, quando começou a valer o primeiro decreto. Depois, outras decisões foram publicadas pela prefeitura, alterando a quantidade de serviços que deveriam ficar totalmente de portas fechadas.

Serviços como restaurantes, padarias, feiras livres, lanchonetes, bares, supermercados, hotéis e salões de beleza estão liberados para funcionar, desde que sigam as recomendações do decreto municipal com relação às medidas contra o novo coronavírus.

O prefeito Victor Coelho chegou autorizar, no dia 03 de abril, que os lojistas atendessem o cliente nas portas das lojas para retirada do produto, mas foi notificado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e revogou a decisão, permanecendo com a permissão apenas para as vendas no sistema delivery.

Comerciantes e empresários organizaram um manifesto contra o fechamento das lojas e uma carreata passou pelas ruas da cidade, protestando contra a decisão. No entanto, o MPES também notificou a ação e o comércio continuou fechado.

IGREJAS PODEM DECIDIR SE ABREM OU NÃO

O novo decreto altera ainda a orientação sobre o funcionamento dos templos religiosos em Cachoeiro que, agora, poderão decidir sobre abrir ou não as portas para que os fiéis participem das celebrações. A prefeitura passa a adotar a mesma regra do governo estadual.

A recomendação é que as igrejas que optarem pela abertura dos templos, controlem o quantitativo de pessoas para evitar a aglomeração e exposição ao risco de contágio. O prefeito Victor Coelho divulgou a decisão em redes sociais, mas pediu que continue sendo feito o isolamento social.

“Às igrejas caberá a decisão de abertura, quantitativo e proteção de seus fiéis durante cultos e missas. Cabendo também às suas lideranças, o bom senso e a aplicação das normas estabelecidas.? Nossa orientação continua sendo o isolamento social àqueles que podem ficar em casa. Se sair, usar máscaras e evitar aglomerações”, diz a postagem.

A Prefeitura de Cachoeiro havia publicado no dia 03 de abril a determinação que suspendia as atividades realizadas em templos religiosos até 12 de abril, com a justificativa de reduzir drasticamente a concentração e circulação de pessoas.

As igrejas poderiam utilizar os templos para gravação e transmissão das celebrações, respeitando o limite de 5% da capacidade do imóvel. Os atendimentos de aconselhamento pastoral e confessionário poderiam acontecer seguindo as orientações de higienização.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais