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Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 15:33
O governo federal publicou, nesta segunda-feira (27), o edital para licitação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da desestatização das principais rodovias federais que cortam o Espírito Santo. A União quer licitar, no total, 947,6 quilômetros de estradas. A abertura das propostas está programada para 20 de março. >
O estudo busca avaliar a viabilidade de concessão de partes das BRs 101, 262 e 259. As medidas beneficiam principalmente o Estado, mas também há planos de passar à iniciativa privada trechos de estradas em Minas Gerais.>
A expectativa é estruturar a desestatização dos seguintes trechos:>
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A empresa vencedora da licitação deverá realizar estudos de tráfego e de engenharia, que contemplem trabalhos iniciais, de recuperação, manutenção e conservação das vias, além de dados de ampliação e possibilidade de melhorias.>
Além disso, deverá elaborar estudos socioambientais e fornecer materiais que ajudem a embasar um modelo econômico–financeiro e modelagem jurídica da concessão das vias.>
“Cabe destacar que a complexidade do objeto a ser licitado deriva de sua dimensão quantitativa”, destaca um dos anexos do edital divulgado pelo governo federal.>
Dentre as vias que o governo federal pretende licitar está o trecho da BR 101 anteriormente concedido à EcoRodovias, que, em julho de 2022, anunciou a devolução da concessão do trecho.>
É uma das primeiras medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal para garantir a relicitação da obra, após desistência da Eco101 em finalizar as obras de duplicação previstas no contrato assinado há quase 10 anos. >
Além da realização de um novo leilão da BR 101, que é uma demanda considerada urgente, também há outras ações consideradas prioritárias. A BR 262 — conhecida pelas curvas sinuosas —, por exemplo, já esteve por duas vezes em vias de ser leiloada, mas não houve interessados. >
Agora, a expectativa é de que um novo modelo seja proposto, ajudando a colocar em curso obras importantes, como a duplicação dos trechos mais críticos da rodovia e outras intervenções que impactam na segurança dos motoristas, além de beneficiar segmentos como turismo, logística, transporte de passageiros, indústria, agronegócio, entre outros.>
Seguindo para o interior, a BR 259 também será objeto de estudos, que visam à desestatização dos trechos que compreendem o entroncamento da BR-101 (João Neiva) até a divisa ES/MG e, a partir daí, até o entroncamento BR 116/451. No Espírito Santo, a medida beneficia municípios como João Neiva, Marilândia, Nova Venécia, Colatina, Pancas, Itaguaçu e Afonso Claúdio.>
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