> >
Falta de mão de obra motivou decisão de fechar supermercados aos domingos

Falta de mão de obra motivou decisão de fechar supermercados aos domingos

Antes mesmo do acordo em convenção coletiva ser firmado, empresários já afirmavam ter 6 mil vagas abertas, com dificuldade para serem preenchidas

Publicado em 14 de novembro de 2025 às 16:27

 - Atualizado há 20 dias

Vagas para operador de caixa em supermercados
Fechamento de supermercados aos domingos será válido de 1º de março a 31 de outubro de 2026 Crédito: Freepik

O fechamento dos supermercados aos domingos no Espírito Santo, a partir de 1° de março de 2026, foi motivado, principalmente, pela falta de mão de obra para atuar nos estabelecimentos, segundo informou a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), em nota nesta sexta-feira (14).

A decisão pelo fechamento dos supermercados aos domingos no Espírito Santo foi tomada na quinta-feira (13) com a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho 2025-2027. O acordo estabelece novas regras que passam a valer para o comércio de bens, serviços e turismo em todo o Estado. 

A dificuldade do setor produtivo preencher vagas de trabalho – principalmente em supermercados – tem sido assunto discutido nos últimos meses, enquanto o Estado registra as menores taxas de desemprego da série histórica. Em setembro, durante a Acaps Trade Show, empresários afirmavam ter 6 mil vagas abertas, mas com dificuldade de serem preenchidas.

Como já havia ocorrido entre 2009 e 2018, a convenção determinou que supermercados e lojas de materiais de construção não poderão abrir aos domingos entre 1° de março e 31 de outubro de 2026. O fechamento vai ocorrer depois do período de alta demanda, como verão e férias.

"Esse período servirá como uma experiência e a decisão poderá ser revista nas negociações das cláusulas econômicas da convenção coletiva de trabalho 2025-2027, prevista para ser assinada ao fim do período de vigência da nova convenção, a partir de 1º de novembro de 2026", informou a Fecomércio-ES, em nota.

Já as lojas de shoppings, as padarias e os açougues, por exemplo, têm a abertura e o funcionamento liberados aos domingos, de acordo com a convenção.

A Fecomércio-ES acrescenta que, pela primeira vez, o Espírito Santo passa a contar com uma convenção unificada para todo o território estadual, marco que inclui a assinatura inédita do Provarejo, Sindicato do Comércio Varejista de Cachoeiro de Itapemirim.

Correção
14/11/2025 - 20:20hrs
Após publicação desta reportagem, a Fecomércio retificou a informação sobre o fechamento dos supermercados aos feriados. Segundo a convenção, o trabalhos nesses dias não faz parte da cláusula de fechamento aos domingos. Assim, os supermercados, como outros estabelecimentos, podem funcionar nessas datas, exceto Ano, Natal e Dia do Trabalho. O texto foi corrigido.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Trabalho Mercado de trabalho Acaps Supermercados Fecomércio

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais