> >
Estudo aponta desafios e ações para indústrias capixabas até 2035

Estudo aponta desafios e ações para indústrias capixabas até 2035

O trabalho aponta projetos de curto, médio e longo prazo para que as indústrias cheguem mais eficientes no futuro. Em série de matéria publicadas a partir desta terça-feira (28), A Gazeta mostra quais são esses desafios

Publicado em 27 de janeiro de 2020 às 15:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo. (Fernando Madeira)

Um estudo desenvolvido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) aponta quais os desafios da indústria e quais ações os empreendedores, a academia, e o governo estadual devem tomar para que o setor produtivo seja mais eficiente. O trabalho aponta projetos de curto, médio e longo prazo para que as indústrias cheguem melhores em 2035.

O estudo está sendo desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies). A ideia inicial, segundo conta do diretor executivo do Ideies Marcelo Saintive, é criar um panorama para cada um dos 17 setores de negócios que fazem parte da Findes.

A partir desta terça-feira (28), algumas das ações a serem desenvolvidas pelos setores vão ser apresentadas diariamente em uma série de matérias em A Gazeta. Representantes dos 17 setores vão ser ouvidos para falar sobre os desafios e potencialidades do setores e onde o Estado pode chegar em 2035 caso as ações de curto, médio e longo prazo sejam implementadas.

“Esse trabalho é um planejamento estratégico. A data, 2035, tem a ver com a comemoração dos 500 anos de colonização do solo espírito-santense, mas é um processo contínuo. Estaremos, o tempo inteiro, revisando essas ações para ver o que funcionou, o que não deu certo, e quanto já se desenvolveu”, explica Saintive.

Os estudos - chamados de Rotas Estratégicas para o Futuro - estão sendo divididos por áreas. Dois já estão prontos: o dos setores Agroalimentar e Indústria do Café e o de Biotecnologia. Em março, deve ser entregue o de Petróleo e Gás, e até maio a rota de Confecção, Têxtil e Calçados.

“O estudo é feito com a participação de três grandes atores: o governo do Estado, os industriais e a academia. Reunimos essas pessoas para chegarmos num consenso e determinar quais são as ações mais importantes para cada setor. Depois, as ações são divididas entre os atores”, explica o diretor executivo do Ideies - destacando que o consenso entre os atores nem sempre é simples.

Os assuntos tratados pelas rodas são educação, sustentabilidade, política de estado, articulação e integração, entre outros temas. Para cada um dos temas existem ações mais urgentes a serem tomadas e outras com visão a longo prazo.

“A gente também mostra as tendências, não só econômicas, mas tecnológicas para os setores. O objetivo é mostrar por onde o setor pode caminhar e quais são os desafios que ele deve enfrentar”, resume Saintive, dizendo que o projeto todo tem a intenção de fazer as 17 rotas num prazo de dois anos.

SURPRESA COM INDÚSTRIAS DE BIOTECNOLOGIA

Ao iniciar as pesquisas para o desenvolvimento da roda do setor de Biotecnologia, Saintive se mostrou surpreso com a estrutura das indústrias. “Ninguém apostava nesse setor. Algumas pessoas até se perguntavam se fazia sentido fazer uma rota sobre Biotecnologia. E nós descobrimos que existem várias empresas, que a academia tem linhas de pesquisa e só faltava unir isso tudo”, comenta.

Se as empresas de Biotecnologia causaram uma boa surpresa, a falta de pesquisas no setor de Petróleo e Gás geraram certo incômodo, como revelou o representante do Ideies. “O setor é tão importante para o Estado, mas ele ainda tem baixo aproveitamento de linhas de pesquisa nessa área. E essa é uma das ações que estamos sinalizando na rota”, destaca.

“O Espírito Santo está num momento único de possibilidades. Agora, é aproveitar e atacar essa agenda de desenvolvimento econômico, desenvolvimento dos setores e simplificação burocrática e implementar essas ações”, lembra Saintive.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais