> >
Empresários avaliam medidas adotadas pelo governo do ES

Empresários avaliam medidas adotadas pelo governo do ES

Setores afetados, como comércio varejista, bares, restaurantes e academias, demostram preocupação com os impactos que as restrições podem causar

Publicado em 16 de março de 2021 às 20:01- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Movimentação no comércio de rua da Glória na Black Friday 2020
Movimentação no comércio de rua da Glória na Black Friday 2020. (Carlos Alberto Silva)
Viviane Maciel
Estagiária de Economia / [email protected]

O governador Renato Casagrande anunciou nesta terça-feira (16) novas medidas de restrição para as atividades econômicas em todos os municípios do Espírito Santo. A iniciativa, que vai ser implantada entre os dias 18 e 31 de março, preocupa representantes de diversos segmentos do Estado. 

As atividades que foram consideradas essenciais, como assistência à saúde, mercados, farmácias, indústria, segurança pública, atividades agropecuárias, entre outras, podem funcionar normalmente, exceto aos domingos e feriados. Já bares, restaurantes, academias e outras atividades consideradas não essenciais devem permanecer fechadas durante o período de 14 dias.

O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Wagner Junior Corrêa, afirma que o setor varejista encara com muita preocupação as medidas anunciadas. Segundo ele, as restrições têm muito foco no serviço e no comércio do varejo.

Aspas de citação

Temos muito receio porque entendemos que há um excesso de punição para o varejo, principalmente para os pequenos comércios. Não entendemos as medidas de combate à pandemia porque não se vê as lojas lotadas. Essas medidas são contrárias à realidade

Wagner Junior Corrêa
Superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas
Aspas de citação

Para o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo (Sindbares - ES), Rodrigo Vervloet, o setor é o que mais vem sofrendo com as restrições adotadas durante a pandemia. "As medidas exigem um sacrifício do setor, o que é compreensível. Mas é preocupante que as restrições voltem para o setor sem medidas compensatórias. Os bares e restaurantes pagaram um preço muito mais alto do que os outros setores", observa. 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) também demonstra preocupação com as atividades do setor afetadas.  Agora, a expectativa é que o governo de Estado tome medidas para apoiar os comerciantes.

"Aguardamos as medidas e legislações do governo do Estado com as vertentes econômicas, que se tornam essenciais nesse momento para superar a situação e buscar condições de retomada diante dos inevitáveis prejuízos devido à adoção de medidas restritivas", informa a entidade, em nota. 

A Associação das Academias de Ginástica do ES (Acages) avalia que os estabelecimentos, bem como os profissionais da educação física, deveriam ser classificadas como atividade essencial. Segundo o presidente da entidade, Carlos Andrião, as atividades físicas são importantes inclusive para recuperar a qualidade de vida e o vigor de antes da doença.

"Pedimos ao governo que olhe de forma mais cuidadosa para essa situação, e flexibilize o funcionamento das academias e atuação dos profissionais da educação física, mesmo que baseado no regramento de funcionar com apenas 5 alunos a cada 75m² por hora, sem aulas coletivas", pontua.

ATIVIDADES INDUSTRIAIS

Já as atividades industriais podem permanecer funcionando, sem restrições. A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, argumenta que a flexibilização se deve graças às medidas tomadas pelo próprio setor que permitiu baixos índices de contaminação pelo coronavírus.

Contudo, mesmo com a indústria funcionando, a presidente afirma que o setor também é afetado pelas restrições.

Aspas de citação

Mesmo que a indústria não tenha sido paralisada, é preocupante pois a atividade industrial depende do comércio e dos serviços. Além disso, a indústria do ES vem sendo afetada pelas restrições mais duras que estão ocorrendo em outros Estados

Cris Samorini
Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)
Aspas de citação

Grandes empresas do Estado, como ArcelorMittal Tubarão e Vale, também se manifestaram sobre as medidas anunciadas. A Arcelor informa que tem acatado as orientações das autoridades de saúde, e adota o trabalho remoto para os profissionais da área administrativa. Já para os empregados que trabalham presencialmente, o uso de máscara é obrigatório e o transporte é feito em frota contratada, para evitar a contaminação.

A Vale também reforça as medidas que já vem tomando desde o início da pandemia, como a triagem diária e testagem em massa, além do trabalho remoto para todas as funções elegíveis e para empregados dos grupos de risco aumentado para a Covid-19. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais