> >
Quarentena no ES: governo proíbe uso de parques, quadras e praças

Quarentena no ES: governo proíbe uso de parques, quadras e praças

A medida passa a vigorar a partir desta quinta-feira (18) e terá validade de 14 dias, de acordo com o governador Renato Casagrande

Publicado em 16 de março de 2021 às 16:51- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vitória - ES - Parques reabrem no Estado. Parque Pedra da Cebola.
Parque Pedra da Cebola, em Vitória. (Vitor Jubini)
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

A utilização das praças, parques, jardins públicos, campos de futebol, quadras e ginásios está proibida no Espírito Santo durante 14 dias a partir de quinta-feira (18). A medida foi apresentada como uma das regras da quarentena para conter o avanço da pandemia do coronavírus definida pelo governo do Estado.

O governador Renato Casagrande destacou que as medidas restritivas têm o objetivo de salvar vidas. As ações estão sendo adotadas, segundo Casagrande, em decorrência do aumento do número de óbitos, de contagiados e da ocupação de leitos hospitalares em decorrência da Covid-19. "Estamos vivendo o pior momento da pandemia", reforçou.

Quarentena no ES - governo proíbe uso de parques, quadras e praças

De acordo com a portaria divulgada pelo governo, ficam proibidas a "utilização de praças, parques, parques, jardins públicos, campos públicos de futebol, quadras públicas de esportes públicos, ginásios públicos de esportes e outros espaços públicos equivalentes". 

TAXA DE OCUPAÇÃO

O Espírito Santo chegou a 91,05% de ocupação nos leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 na manhã desta terça-feira (15). Os dados são do Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, esse número de ocupação foi definido como “gatilho” para a tomada de medidas mais extremas com o objetivo de diminuir a interação entre as pessoas.

Aspas de citação

Desde a quarta-feira passada tivemos aumentos intensos nas internações. Tivemos três dias com mais de 150 pacientes internados. Nesse momento, disparar essas medidas do risco extremo é proteger o sistema de saúde do colapso e diminuir a pressão hospitalar para garantir acesso a todos os atingidos pela Covid-19. Nesses 14 dias, o objetivo é interromper a cadeia de transmissão de forma abrupta

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação

As regras da quarentena foram anunciadas durante uma coletiva de imprensa virtual realizada pelo governador Renato Casagrande nesta terça-feira. Umas das alterações indicam que durante esse período ficam suspensas as classificações de risco indivuais aos municípios: risco baixo, risco moderado e risco alto.

Aspas de citação

Nós temos limite de profissionais, de medicamentos, de equipamentos, mesmo tendo dinheiro e estrutura física para leitos. Leitos não salvam todas as vidas, mas dá dignidade às pessoas. Outra coisa importante é: reduzir a demanda sobre os hospitais de outras enfermidades, como doenças respiratórias e acidentes

Renato Casagrande 
Governador
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais