> >
Quarentena no ES: governo proíbe uso de parques, quadras e praças

Quarentena no ES: governo proíbe uso de parques, quadras e praças

A medida passa a vigorar a partir desta quinta-feira (18) e terá validade de 14 dias, de acordo com o governador Renato Casagrande

Imagem de perfil de Isaac Ribeiro

Isaac Ribeiro

Repórter de Cotidiano / iribeiro@redegazeta.com.br

Publicado em 16 de março de 2021 às 16:51

 - Atualizado há 4 anos

Vitória - ES - Parques reabrem no Estado. Parque Pedra da Cebola.
Parque Pedra da Cebola, em Vitória Crédito: Vitor Jubini

A utilização das praças, parques, jardins públicos, campos de futebol, quadras e ginásios está proibida no Espírito Santo durante 14 dias a partir de quinta-feira (18). A medida foi apresentada como uma das regras da quarentena para conter o avanço da pandemia do coronavírus definida pelo governo do Estado.

O governador Renato Casagrande destacou que as medidas restritivas têm o objetivo de salvar vidas. As ações estão sendo adotadas, segundo Casagrande, em decorrência do aumento do número de óbitos, de contagiados e da ocupação de leitos hospitalares em decorrência da Covid-19. "Estamos vivendo o pior momento da pandemia", reforçou.

00:00 / 01:31
Quarentena no ES - governo proíbe uso de parques, quadras e praças

De acordo com a portaria divulgada pelo governo, ficam proibidas a "utilização de praças, parques, parques, jardins públicos, campos públicos de futebol, quadras públicas de esportes públicos, ginásios públicos de esportes e outros espaços públicos equivalentes". 

TAXA DE OCUPAÇÃO

O Espírito Santo chegou a 91,05% de ocupação nos leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 na manhã desta terça-feira (15). Os dados são do Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, esse número de ocupação foi definido como “gatilho” para a tomada de medidas mais extremas com o objetivo de diminuir a interação entre as pessoas.

"Desde a quarta-feira passada tivemos aumentos intensos nas internações. Tivemos três dias com mais de 150 pacientes internados. Nesse momento, disparar essas medidas do risco extremo é proteger o sistema de saúde do colapso e diminuir a pressão hospitalar para garantir acesso a todos os atingidos pela Covid-19. Nesses 14 dias, o objetivo é interromper a cadeia de transmissão de forma abrupta"

Nésio Fernandes

Secretário de Estado da Saúde

As regras da quarentena foram anunciadas durante uma coletiva de imprensa virtual realizada pelo governador Renato Casagrande nesta terça-feira. Umas das alterações indicam que durante esse período ficam suspensas as classificações de risco indivuais aos municípios: risco baixo, risco moderado e risco alto.

"Nós temos limite de profissionais, de medicamentos, de equipamentos, mesmo tendo dinheiro e estrutura física para leitos. Leitos não salvam todas as vidas, mas dá dignidade às pessoas. Outra coisa importante é: reduzir a demanda sobre os hospitais de outras enfermidades, como doenças respiratórias e acidentes "

Renato Casagrande 

Governador
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais