Casagrande anuncia medidas mais rígidas para combate à Covid-19 no ES

Governador realizou coletiva de imprensa nesta terça-feira (16) e decretou "quarentena" por 14 dias a partir de quinta-feira (18); veja os detalhes

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 16/03/2021 às 14h58
Atualizado em 16/03/2021 às 17h21

16:54

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 2 horas de coletiva de imprensa on-line, o governador Renato Casagrande finaliza a transmissão desta terça-feira (16). "Às vezes, a gritaria de quem nega a doença é grande e parece que é maior do que quem está defendendo a vida, mas vamos seguir defendendo esse direito cívico e constitucional. Obrigado", encerra.


16:51

Capixabão e jogos nacionais suspensos a partir de sexta-feira (19)

O Capixabão está suspenso a partir de sexta-feira (19), assim como os jogos nacionais. Amanhã (17) e quinta-feira (18) tem jogos. Os treinos estão liberados, mas orientação é que os clubes façam um maior controle da pandemia.


16:47

Casagrande: "Restrições em só alguns municípios não fariam efeito"

"É difícil dizer se é justo, porque cada um tem suas razões. Eu estou atuando e agindo junto com outras autoridades e instituições, optando por salvar a vida. Não estou descartando as atividades econômicas, até porque somos o Estado que mais flexibilizou a convivência com a pandemia. Só que chega em um ponto em que se eu fechar para alguns municípios, será uma medida que não vai fazer efeito. Para fazer de conta é melhor não tomar. Estamos aqui priorizando a vida. São decisões difíceis, mas que precisamos contar com a contribuição de pessoas. A razão principal é que ninguém tente encontrar um leito e não consiga", argumenta Casagrande.


16:45

Vacinação segue e mais doses devem chegar ao ES

"Chegarão na madrugada desta quarta-feira (17), cerca de 84.600 doses da Coronavac. Nós poderemos receber, em março, cerca de 400 ou 500 mil doses. Se recebermos a mesma quantidade no mês que vem, poderemos vacinar o mesmo tanto de pessoas, cerca de 5% da população. Não vamos parar a vacinação", revela Casagrande.


16:42

Barreiras sanitárias ficam a cargo dos municípios

Casagrande segue esclarecendo dúvidas de jornalistas sobre as novas medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus no Espírito Santo.


16:40

Salões de beleza devem ficar fechados

"Nesses 14 dias, os salões de beleza não podem abrir, não estão nos serviços essenciais. Peço compreensão para poder tentar barrar o vírus", esclarece o governador.


16:38

Casagrande não descarta lockdown

"Nós não definimos. Estamos apostando que, com essas medidas, consigamos reduzir a transmissão do vírus. Vamos avaliar dia a dia. Não podemos fazer um planejamento muito mais adiante por não compreendermos o efeito da quarentena efetiva. Nesse momento, é essa medida, mas vamos avaliar se há mais o que podemos fazer. Às vezes, a realidade se impõe e, se isso acontecer, vamos discutir com a sociedade", afirma Casagrande.


16:35

Estado ainda vai definir situação das praias

Nesta quarta-feira (17), o Estado vai conversar com prefeitos do Espírito Santo para dialogar com relação às praias. "Pedimos para que as pessoas não pratiquem esporte coletivo, não fiquem nas praias... Tem uma série de medidas que podemos tomar para desencorajar as pessoas, mas a principal medida é a consciência", afirma Casagrande.


16:33

Há previsão de multas e processo criminal

Existe aplicação de multa nos casos dos estabelecimentos comerciais, apreensão de equipamentos em festas clandestinas, e do cidadão responder criminalmente, conforme previsão no Código Penal, caso contribua para a disseminação da doença. No ano passado, a fiscalização do Estado interrompeu mais de 1.000 bailes clandestinos.


16:32

Hospitais particulares já pediram ajuda ao SUS

"Eu não tenho dados da rede particular, mas sei que está, antes de nós, com dificuldade, porque já solicitaram leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender a rede privada", diz Casagrande.


16:31

Recomendação: sem cultos presenciais em igrejas

"Um líder religioso tem a mesma responsabilidade de outras autoridades públicas. Nós nunca fechamos as igrejas, porque é um local de amparo social, emocional e psicológico, mas recomendamos que não sejam feitos ritos e cultos presenciais", pede Casagrande.


16:29

Casagrande fala sobre novo Ministro da Saúde

"Primeiro, reconheço a dificuldade do setor de eventos, que foi o primeiro a parar e deve ser o último a voltar. Sobre a mudança, eu achei boa a troca do ministro, que perdeu autoridade junto ao presidente, que tem um comportamento negacionista. Eu espero que o Queiroga tenha capacidade de fazer esse debate dentro do Governo Federal, que possa reconhecer a consequência do vírus, que seja uma pessoa que acredita na ciência, que possa priorizar e adiantar os contratos das vacinas e construir uma coordenação nacional. Vai depender muito dele, porque já conhecemos o comportamento do presidente", comenta Casagrande.


16:25

Como fica a superlotação no transporte público?

"O transporte público é o mais difícil de resolver, seja qual for o modal. Temos 1.400 ônibus do Transcol na Região Metropolitana. O que esperamos é reduzir a quantidade de pessoas se mobilizando, mantendo o mesmo número de ônibus e diminuir a superlotação. É o que estamos tentando fazer. O ideal seria não ter o transporte público, mas seriam as pessoas mais vulneráveis que sofreriam", esclarece Casagrande.


16:21

Casagrande: "Momento exige medidas duras de quem tem responsabilidade"

"Tem parte das pessoas que não está preocupada com a vida, e tem quem esteja preocupado. Eu quero repetir: estamos quase chegando lá. Estamos na terceira fase e podemos conseguir mais vacinas. Não podemos, agora, entrar em colapso. Hoje, mesmo com o sistema funcionando, 37 pessoas perderam a vida. Se entrar em colapso serão muitas mais. Por isso, pedimos que as pessoas sejam empáticas, para resolver um problema mundial,que tem exigido medidas duras de todos os governadores que têm responsabilidade", defende Casagrande.


16:15

Fiscalização reforçada nos próximos 14 dias

"Não tem ninguém aqui querendo tomar uma decisão por gosto. É difícil tomar uma decisão como essa que estamos anunciando. Eu sei que o comércio e os serviços sofrem muito e sei que atividades clandestinas causam problema: aglomeração, festas clandestinas... A questão é de vida ou morte, com essa quantidade de entrada de pacientes. É uma realidade que se impõe à nossa função. A fiscalização a gente faz junto de inúmeras instituições como Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e Procon. Quem tem poderes constituídos atuará para fazer cumprir o decreto e as medidas que estamos anunciando. A fiscalização tem atuado firmemente e vai continuar trabalhando", afirma Casagrande, pedindo a colaboração da sociedade. O Coronel Cerqueira também diz que a fiscalização será mais intensa nos próximos 14 dias. 


16:10

Ajuda econômica deve ser anunciada nesta semana

"Está sendo pensado. Nos próximos dias, ainda nesta semana, anunciaremos protelação de tributos, por exemplo. Eu não quis anunciar essas medidas hoje, porque este é um debate mais sanitário e ainda estamos em um processo de elaboração de ajuda para essas empresas que estão sofrendo com o pedido de cumprimento da quarentena", garante Casagrande.


16:03

Expansão de leitos no Norte do ES

Nésio Fernandes: "Está previsto o estabelecimento com a rede privada de 30 leitos de UTI, uma estrutura modular no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. Semelhante à tenda feita no Hospital Sílvio Avidos, em Colatina."


16:01

Hoje: 37 óbitos e 2.426 casos confirmados

"Registramos hoje 37 óbitos, 7.809 notificações de casos suspeitos e 2.426 casos confirmados. Além de dois dias consecutivos com mais de 150 pacientes demandando leitos por causa da Covid-19. Imagina se isso continuar, até onde nós vamos chegar. Não tem nenhuma chance de um sistema de saúde dar conta disso. Ou a gente vai interromper, ou não vamos dar conta. Por isso, pedimos a colaboração de todos para logo termos a nossa liberdade", diz Casagrande.


16:00

Defensor público-geral do ES: "Caminho é vacinação e distanciamento social"

Defensor Público-Geral do Espírito Santo,  Gilmar Batista: "Neste momento, vamos retornar ao atendimento remoto. O certo é que, se existe um movimento a ser feito, deve ser o da vacinação em massa. Não adianta tomar medidas de protesto, sabendo que o caminho é apenas a vacinação e o distanciamento social, como a quarentena anunciada. Vamos seguir com atenção às camadas mais vulneráveis da população e apoiar da forma necessária."


15:57

Casagrande promete medidas de compensação econômica

"Vamos, nos próximos dias, vamos anunciar as medidas de proteção e compensação ao setor produtivo, que é penalizado por decisões de restrições às atividades econômicas e sociais", garante o governador.


15:55

Pres. da Ales: "Sem vacinação em massa, enxugaremos gelo"

Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Erick Musso (Republicanos): "A Ales, que não parou em nenhum momento, sempre recebendo e votando leis, decretamos total autonomia ao governador pensando no coletivo do Espírito Santo. Na quinta-feira (18), entraremos no serviço remoto, mas continuaremos atentos e conclamando pela vacina. Enquanto não houver vacinação em massa, estaremos enxugando gelo. É uma medida amarga, mas é necessária."


15:49

Pres. do TCES: "Sabotagem às medidas nos trouxeram até aqui"

Presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES), Rodrigo Chamoun: "Já se foram lamentavelmente quase 7 mil pessoas no Estado, mas não por falta de atendimento, e, sim, pela agressividade da doença. Todos se desdobraram durante meses, mas não adiantou. A rebeldia e a sabotagem às medidas de distanciamento social nos trouxeram até aqui. Eu como cidadão fico muito frustrado. Não há alternativas à quarentena nos próximos dias, mas para que ela funcione precisamos fazer o nosso papel individual. Muitos países decidiram dessa maneira com rigor muito maior."


15:43

Procuradora de Justiça do ES: "Medidas são uma necessidade"

Procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Gomes: "A situação é gravíssima e essa decisão não é fácil para nenhum de nós. Não é um querer, é uma necessidade, que adotemos medidas mais restritivas. Nós precisamos de médicos, de enfermeiros, as máquinas não dão conta. A vida é o maior direito das pessoas e faço um apelo: que tenhamos empatia e união nesse momento. Poderemos juntos caminhar para o final dessa pandemia, com vacina, com a máxima rapidez possível."


15:40

Pres. do TJES: "Precisamos dar um 'para' nesse momento"

Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Ronaldo de Sousa: "Precisamos dar um 'para' nesse momento tão difícil. Os olhos do Poder Judiciário estão voltados para que as medidas aqui anunciadas sejam luzes para acalmar essa situação. Nossos olhos estão voltados para a fé, para que tudo melhore, e o nosso Estado saia dessa situação de forma honrada."


15:39

Hospitais privados pediram medidas restritivas

"Recebemos cartas dos hospitais privados pedindo medidas mais restritivas. Da mesma forma, os hospitais filantrópicos. É uma realidade de todos os hospitais", afirma Casagrande.


15:34

Secretário: "Objetivo é proteger o sistema do colapso"

Secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes: "Ao chegar ao gatilho, deveríamos tomar medidas mais rígidas às atividades sociais. Alcançamos 91% de ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19. Desde a quarta-feira passada tivemos aumentos intensos nas internações. Tivemos três dias com mais de 150 pacientes internados. Nesse momento, disparar essas medidas do risco extremo é proteger o sistema de saúde do colapso e diminuir a pressão hospitalar para garantir acesso a todos os atingidos pela Covid-19. Nesses 14 dias, o objetivo é interromper a cadeia de transmissão de forma abrupta."


15:32

Transcol: suspensão do passe escolar por 14 dias

Coronel Cerqueira segue anunciando novas medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus no Espírito Santo.


15:32

Hotéis e pousadas com limite de 50% da capacidade

Coronel Cerqueira segue anunciando novas medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus no Espírito Santo.


15:32

Academias e clubes devem ficar fechados

Coronel Cerqueira segue anunciando novas medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus no Espírito Santo.


15:30

Atividade essencial: sem atendimento presencial em domingos e feriados

Exceção fica por conta de farmácia, posto de combustível, assistência à saúde, serviço funerário, transporte público coletivo e de passageiros


15:28

Restaurantes só podem funcionar com entrega

Coronel Cerqueira segue anunciando novas medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus no Espírito Santo.


15:28

Serviços não essenciais: proibidos drive thru ou take away

Coronel Cerqueira segue anunciando novas medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus no Espírito Santo.


15:28

Serviços não essenciais podem fazer delivery

Coronel Cerqueira segue anunciando novas medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus no Espírito Santo.


15:27

Condomínio: uso das áreas comuns limitadas a moradores de um apartamento

Coronel Cerqueira segue anunciando novas medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus no Espírito Santo.


15:25

Proibidos: reuniões fora do núcleo familiar e uso de espaços públicos de lazer

Coronel Cerqueira segue anunciando novas medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus no Espírito Santo.


15:24

24 atividades essenciais

Assistência à saúde, serviços públicos considerados essenciais, atividades industriais, atendimento social, segurança pública, atividades agropecuárias, mercados, farmácias, atividade envolvendo equipamentos de infraestrutura ou de insumos sociais. Comercialização de produtos e serviços ligados a animais, atividades relacionadas à energia elétrica, transporte público, telecomunicações, funerárias, agências bancárias, serviços postais, construção civil e atividades ligadas a combustíveis. Distribuição de água, jornalismo, limpeza urbana, igrejas e templos, pesca, locação de veículos e hotéis e pousadas.


15:17

Sem classificação individual dos municípios

Coronel Cerqueira segue anunciando novas medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus no Espírito Santo.


15:16

Coronel Cerqueira detalha medidas da quarentena

Medidas serão detalhadas a partir de agora pelo Coronel Cerqueira, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.


15:13

Sem proibição de circulação de pessoas

"É quarentena porque não estamos restringindo a circulação das pessoas. Não é um lockdown. Estamos pedindo uma restrição da mobilidade", diz Casagrande.


15:12

Suspensão de aulas presenciais em todos os níveis

Casagrande segue anunciando novas medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus no Espírito Santo.


15:08

"Quarentena" começa na próxima quinta-feira (18)

Quarentena acontecerá entre a próxima quinta-feira (18) e o dia 31 de março. "Nós temos limite de profissionais, de medicamentos, de equipamentos, mesmo tendo dinheiro e estrutura física para leitos. Leitos não salvam todas as vidas, mas dá dignidade às pessoas. Outra coisa importante é: reduzir a demanda sobre os hospitais de outras enfermidades, como doenças respiratórias e acidentes. Assim, conseguimos atender mais Covid-19. Além de diminuir a interação entre as pessoas", defende Casagrande.


15:07

Comércio e serviços: "Quarentena por 14 dias"

"Nós conseguimos abrir 720 leitos de UTI sem deixar nenhum capixaba sem atendimento. Em dezembro e janeiro, também. Agora, nesta fase, fevereiro e março, estamos com um número de pessoas internadas muito grande. Vamos chegar a 900 leitos de UTI até o final de abril, mas chegamos hoje a 91% de ocupação dos leitos de UTI. Nunca tínhamos ultrapassado os 90%. Pela primeira vez disparou o gatilho. Temos que tomar medidas no Estado todo. Será uma quarentena de 14 dias que tem como objetivo reduzir as atividades econômicas do serviço e do comércio de áreas não essenciais", adianta Casagrande, ainda sem detalhar o plano.


15:05

Casagrande: "O ES está pressionado"

"Nossa tarefa, de todos nós, é proteger a vida dos capixabas. Conversei com muita gente nos últimos dias e anunciar, neste momento, medidas para conter o vírus e salvarmos vidas. Estamos tendo no Brasil, a cada dia, mais de 2 mil mortes. Estamos na pior fase da pandemia, pelo número de Estados que entraram em colapso e pelo número de pessoas contaminadas. No Espírito Santo, já estamos em crescimento de óbitos, pessoas internadas e contagiadas. Chegamos a essa situação por algumas razões: demora na vacinação, falta de uma coordenação nacional, novas variantes do vírus e o negacionismo", diz Casagrande.


15:00

Início da transmissão

O governador Renato Casagrande dá início à coletiva de imprensa on-line.


14:59

Segurança reforçada

Por volta das 14h30, algumas vias de acesso ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, começaram a ser parcialmente fechadas por equipes da Polícia Militar. Objetivo é evitar carros de som, conforme informado por agentes no local.

Vias de acesso ao Palácio Anchieta estão parcialmente fechadas na tarde desta terça-feira (16) por equipes da Polícia Militar para evitar carros de som
Vias de acesso ao Palácio Anchieta estão parcialmente fechadas na tarde desta terça-feira (16) por equipes da Polícia Militar para evitar carros de som. Crédito: Carlos Alberto Silva

14:58

Em instantes...

O governador Renato Casagrande deve dar início à coletiva de imprensa desta terça-feira (16) nos próximos minutos. Durante a transmissão, ele anunciará novas medidas de combate à pandemia da Covid-19, que tem se agravado no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.