> >
Colégio Marista terá que explicar descontos dados apenas a alguns alunos

Colégio Marista terá que explicar descontos dados apenas a alguns alunos

Ministério Público pediu esclarecimentos quanto os critérios utilizados pelo colégio para fornecer redução na anuidade para alguns clientes e não para todos

Publicado em 9 de novembro de 2020 às 16:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Colégio Marista Nossa Sehora da Penha
Fachada do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha. (Reprodução)

O Colégio Marista foi notificado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) para esclarecer quais os critérios foram utilizados na redução da anuidade de parte dos alunos. Segundo o órgão, a instituição de ensino concedeu abatimentos no valor  apenas para alguns estudantes, sem apresentar, até o momento, motivos para essa distinção. 

Um pedido similar foi feito ao colégio Sagrado Coração de Maria no fim de outubro. Já o Darwin fechou acordo para reduzir a mensalidade em 30%. Durante a pandemia do novo coronavírus, várias escolas particulares concederam descontos nas mensalidades uma vez que as aulas presenciais ficaram suspensas por decreto estadual por mais de seis meses. 

O MPES também pediu que a escola esclarecesse a possibilidade de concessão de descontos coletivos aos alunos do ensino fundamental e médio, independentemente de abatimentos já concedidos. O Marista tem 48 horas úteis para dar resposta ao MP e aos responsáveis pelos alunos.

Após receber denúncias contra o colégio, o MPES instaurou um procedimento e fez apurações, inclusive analisando as planilhas de custo da instituição. Dessa forma, segundo o órgão, foi verificado que o Colégio Marista concedeu abatimentos no valor da anuidade apenas para alguns consumidores – pais e responsáveis financeiros dos alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio. No entanto, a escola não informou quais foram os critérios objetivos e requisitos que pautaram essa concessão.

Ainda segundo o MP, em audiência extrajudicial no dia 19 de outubro, foi pedido ao colégio a possibilidade de concessão de abatimentos para todos os consumidores do ensino fundamental e médio. Esses seriam não cumulativos a eventuais abatimentos já concedidos, desde que mais vantajosos ao consumidor.

Foi requisitado ainda que o Colégio Marisa informasse publicamente esses critérios aos pais e responsáveis pelos alunos. 

Na justificativa, a promotoria ressalta que "a vocação assistencialista, católica e religiosa da instituição não a torna isenta de cumprir os ditames legais, especialmente no que tange ao direito do consumidor e assim ao dever de informação e transparência a este inerente".

O Colégio Marista foi procurado por A Gazeta e informou que irá prestar os esclarecimentos necessários ao Ministério Público.

* Com informações do MPES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais