Repórter / vzagoto@redegazeta.com.br
Publicado em 14 de julho de 2025 às 18:48
A expectativa de lançar o edital de licitação para iniciar a duplicação da BR 262 no Espírito Santo ainda neste ano não vai se concretizar. A previsão do Ministério dos Transportes e do governo do Estado era abrir o processo licitatório até novembro, mas isso só deve ocorrer no início de 2026.
A reportagem de A Gazeta apurou com o Ministério dos Transportes que o projeto continua em fase de elaboração e o prazo de conclusão mudou para janeiro de 2026. A partir daí, ainda no início do próximo ano, o edital de licitação deverá ser publicado. Essa será a etapa em que as empresas interessadas em tocar a obra se inscreverão.
Conforme destacou o ministério, o início das obras será parcialmente financiado com recursos do Acordo de Mariana, homologado no fim de 2024 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O montante é de R$ 2,3 bilhões. O restante deve vir de emendas da bancada capixaba no Congresso Nacional.
Além da BR 262, o Ministério dos Transportes trabalha no projeto de duplicação da BR 259, que deve ser concluído até o fim deste ano.
Após a finalização, serão avaliados os próximos passos para viabilizar a obra, incluindo eventual processo licitatório.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta