> >
Nova fase de fiscalização nas ruas terá caráter punitivo no ES

Nova fase de fiscalização nas ruas terá caráter punitivo no ES

Comércio irregular, bares e restaurantes que descumprirem regras podem ser multados; anteriormente trabalho era principalmente de conscientização

Publicado em 7 de maio de 2020 às 19:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Guarda Municipal e Polícia Militar apoiaram fiscalização em loja de conveniência em Aribiri
Forças de segurança atuarão para fiscalizar comércio e abordar quem furar o isolamento social. (Félix Falcão/Semcom PMVV)

A partir da próxima segunda-feira (11), quem não respeitar as regras do isolamento social deve sofrer com intervenções e abordagens mais rigorosas. Focadas principalmente na Grande Vitória, as ações fazem parte da chamada “fase dois” das fiscalizações, conforme adiantado por Alexandre Cerqueira, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo.

De acordo com ele, há duas mudanças importantes em relação ao trabalho que já vem sendo feito. “A primeira é que, agora, temos uma lista dos bairros com mais casos confirmados e mais denúncias de funcionamento irregular do comércio. A segunda é que as atitudes terão caráter mais punitivo. Antes, a nossa perspectiva era de conscientização”, esclareceu.

Dessa forma, as advertências, as multas, as interdições e os fechamentos devem ser mais frequentes aos estabelecimentos comerciais que não respeitarem as regras estabelecidas. “A punição aplicada vai depender da gravidade do não cumprimento e da reincidência. Esse mesmo protocolo também vai valer para bares e restaurantes”, explicou o comandante.

Com o objetivo de ajudar a atingir 55% de taxa de isolamento, índice que foi considerado como o mínimo necessário pelo governador Renato Casagrande, as forças de segurança do Estado vão aumentar o número de abordagens a quem estiver nas ruas. “Vamos solicitar que essas pessoas evitem ficar em aglomerações e retornem para as suas casas”, adiantou.

Aspas de citação

Não estamos em uma condição de fechamento total, mas logicamente há limites. Não queremos o lockdown e, por isso, é importante a colaboração da sociedade para que atendam essas solicitações e fiquem em casa

Coronel Alexandre Cerqueira
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo
Aspas de citação

Por causa de questões de logística e efetivo, o coronel Cerqueira entende que não faz sentido construir barreiras físicas nas praias e nos calçadões para inibir o momento de lazer. “As pessoas poderiam dar a volta ou passar por elas. Fora que não temos efetivo suficiente para manter esse esquema em todo o litoral da Grande Vitória”, afirmou.

Prefeitura de Vila Velha restringe por decreto a permanência nos calçadões, Morro do Moreno, parques, entre outros . Sem fiscalização, muita gente não está seguindo o decreto.
Apesar do pedido para que fiquem em casa, diversas pessoas continuam indo aos calçadões e praias da Grande Vitória. (Carlos Alberto Silva)

O resultado desse endurecimento das operações deve ser sentido nas próximas duas ou três semanas. “Diariamente a gente faz uma avaliação e calibra a nossa metodologia, endurecendo-a se for necessário. O efeito desse tipo de medida costuma demorar um pouco para aparecer. Por isso, não posso afirmar que chegaremos a 55% de isolamento em tal data”, disse Cerqueira.

BLITZ NOS ÔNIBUS

Entre as medidas que serão adotadas na próxima semana também está a fiscalização nos ônibus que circulam na Grande Vitória para verificar se todos os ocupantes (motorista, cobrador e passageiros) estão utilizando as máscaras, que são de uso obrigatório nas cidades consideradas de alto risco para a Covid-19 no Estado. Se a medida não for cumprida, a empresa pode ser multada.

OPERAÇÃO INTEGRADA

Para implementar todas essas ações, definidas em uma reunião durante esta quinta-feira (7) junto ao Governo do Espírito Santo, as instituições capixabas atuarão de maneira conjunta, incluindo: Corpo de Bombeiros, Polícia MilitarPolícia Civil, Guardas Civis e Vigilâncias Sanitárias municipais.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais