Coronavírus no ES: governador fala sobre novas medidas de combate

Renato Casagrande fez um pronunciamento no início da noite desta quarta-feira (6); assista à transmissão e confira os principais pontos abordados

Publicado em 06/05/2020 às 18h19
Atualizado em 06/05/2020 às 19h20

18:40

Fim do pronunciamento

Depois de aproximadamente 20 minutos falando a respeito da situação do Espírito Santo em relação à pandemia, o governador Renato Casagrande (PSB) encerrou o pronunciamento desta quarta-feira (6).


18:39

"Podemos colapsar", alertou Casagrande

"A pandemia é de médio e longo prazo, vamos ter que ter uma mudança na nossa vida até chegar a vacina. Nesse período, não tem outra alternativa a não ser manter a disciplina e essa convivência. Senão, podemos colapsar e ter a realidade que alguns Estado brasileiros já estão enfrentando", alertou o governador.


18:38

"Se você não abre mão da praia, não podemos abrir o comércio", diz Casagrande

"Eu peço a você que dê a sua contribuição. Eu vejo, infelizmente, pessoa que vê o fechamento do comércio como forma de isolamento, mas que não abre mão da praia, do próprio lazer. Se você opta por não dar a sua contribuição, nós não poderemos abrir o comércio, não poderemos diminuir o isolamento e, portanto, vamos perder mais vidas. Essa é a realidade", afirmou Casagrande.


18:36

Parceria consertou 33 respiradores no ES

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) consertou 33 respiradores para o Governo do Estado. "A esses números, também posso acrescentar os 30 respiradores comprados pela administração do Hospital Estadual Jayme Santos Neves e mais 29 que vão chegar na próxima semana. Ao todo, serão mais de 400 novos respiradores", garantiu Casagrande.


18:34

Governo do ES comprou 360 respiradores

"Esse aparelhos são para a UTI, cuja potência de ventilação necessária é maior. Desses 360 respiradores, 250 foram comprados da Itália e serão entregues em três partes, nos meses de maio, junho e julho. Também compramos de uma empresa capixaba 135 ventiladores, para unidades móveis e de pronto atendimento", esclareceu Casagrande.


18:33

Apesar de novos leitos de UTI, taxa de ocupação cresceu

"Ontem eu anunciei 355 leitos de UTI. Hoje, um dia depois, já temos 375 leitos de UTI. A nossa taxa de ocupação deles nessa terça-feira (5) era de 61%; e hoje estamos com 63%. A demanda no número de leitos é crescente. A taxa de pessoas que entram no sistema é maior do que a quantidade de novos leitos adquiridos", revelou Casagrande.


18:32

"Nosso objetivo é 55% de isolamento", afirmou Casagrande

"Nós precisamos chegar a mais de 55% de isolamento. A gente chegando a essa taxa, não está resolvido o problema, mas conseguimos controlar melhor o sistema de saúde", explicou o governador.


18:28

Grande Vitória: isolamento médio de 44%

Dando continuidade à relação das taxas de isolamento praticadas em alguns municípios capixabas, Casagrande detalhou a situação da Grande Vitória, que teve uma média de 44,8%. "Em Vitória, o isolamento médio foi de 46,8%. Em Vila Velha, de 45,6%. Na Serra teve 43,2% de isolamento; e Cariacica, 42,9%. Já Viana teve 45,9%", esmiuçou o governador.


18:28

Bom Jesus do Norte: menor isolamento

A cidade com a menor taxa de isolamento do Espírito Santo fica na Região Sul, com cerca de 39,6% das pessoas em casa. O dado é relativo a essa terça-feira (5), com base em um relatório passado por empresas de telefonia móvel.


18:28

Águia Branca: maior isolamento

A cidade com a maior taxa de isolamento do Espírito Santo fica na Região Noroeste, com cerca de 69,5% das pessoas em casa. O dado é relativo a essa terça-feira (5), com base em um relatório passado por empresas de telefonia móvel.


18:25

Maioria das pessoas não respeita o isolamento

Com base em um relatório feito por meio do monitoramento de dados fornecidos por aparelhos celulares, o governador afirmou que apenas 47% das pessoas respeitaram o isolamento social nesta terça-feira (5). "Ou seja, 53% das pessoas agiram como se nada estivesse acontecendo. Claro que há muitos profissionais essenciais nessa taxa, mas é necessário que colaboremos com o isolamento e adotemos as medidas necessárias na rua", afirmou.


18:24

Comércio vai abrir?

De acordo com Casagrande, a resposta para essa pergunta depende do comportamento de cada indivíduo. "Um exemplo é que o comércio voltou a ser fechado nos municípios de Fundão e Bom Jesus do Norte. O mesmo pode acontecer em outras cidades, dependendo do coeficiente de incidência, conforme prevê a nossa matriz de risco", adiantou.


18:22

Número de mortes X Isolamento social

Depois de lembrar que a média de mortes no Estado tem girado em torno de dez casos por dia, Casagrande ressaltou a importância do isolamento social. "Ele permite que a gente proteja vidas, administre o contágio e dê assistência às pessoas. Para que a gente possa trabalhar e que o menor número de pessoas perca a vida. Essa é a tradução da necessidade do isolamento social", explicou Casagrande.


18:20

"Fique em casa", pede Casagrande

Na primeira fala, o governador fez uma série de pedidos ao povo capixaba. "Primeiro: podendo, fique em casa. Segundo: se tiver que sair, mantenha o distanciamento social. Terceiro: as pessoas do grupo de risco não podem sair de casa. Não se aglomerem, usem máscaras, mantenham a higienização das mãos e não as levem ao rosto. Isso se traduz em menos pessoas contagiadas e menos mortes", disse Casagrande.


18:19

Início do pronunciamento

No início da noite desta quarta-feira (6), o governador Renato Casagrande (PSB) deu início a mais um pronunciamento para falar a respeito das medidas adotadas para combater o novo coronavírus no Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.