Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Atendimento rápido

Médico narra socorro a menino que caiu de prédio no ES

Enquanto fazia os primeiros atendimentos, ao lado da equipe do Samu, o ortopedista acionou o hospital para receber o João Miguel, de 4 anos

Publicado em 28 de Abril de 2022 às 14:02

Vinícius Lodi

Publicado em 

28 abr 2022 às 14:02
Médico ajudou nos primeiros atendimentos à criança que caiu de prédio
Médico ajudou nos primeiros atendimentos à criança que caiu de prédio Crédito: Wando Fagundes
Tem quem diga não acreditar em coincidência, sorte, destino ou milagre, mas quando o menino João Miguel Silva, de 4 anos, caiu do décimo andar de um prédio, na tarde de terça-feira (26), no Centro de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, o médico ortopedista e traumatologista, Felipe Raminho, estava ali próximo e pode ajudar nos primeiros atendimentos à criança. O que seria isso? Cada um pode tirar a sua própria conclusão, mas ele conta como foi que atuou em um momento em que quem estava no local tinha emoções à flor da pele.
Ele seguia para uma consulta odontológica em um edifício próximo ao do acidente. Felipe relembra que um amigo o ligou para pedir orientações sobre o telefone que ele deveria ligar no momento. “Eu na hora disse para ligar para o Samu ou o Corpo de Bombeiros. Aí eu questionei onde essa criança estava. Ele me informou a localização e, quando me deparei, estava ali em frente”.
"“Quando eu cheguei, estava todo mundo assustado. A criança caída onde estava identificada. Ela estava desacordada, gemendo, desorientada. Eu tentei me manter sob calma. Como tenho criança em casa, a gente fica comovido. Eu procurei entender o que eu poderia fazer de melhor para a criança"
Felipe Raminho - Médico ortopedista e traumatologista

ATENDIMENTO RÁPIDO

Segundo Felipe, rapidamente chegou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ele colaborou no trabalho para imobilizar o João Miguel. Neste momento, o médico acionou o Hospital Maternidade São José, para informar o ocorrido e solicitar que a recepção ao paciente fosse preparada. Em seguida, ele se direcionou para o hospital, onde também atua profissionalmente.
Queda foi amortecida por uma rede de proteção.
Queda foi amortecida por uma rede de proteção Crédito: Alessandro Bacheti
Só depois o médico se deu conta de como ocorreu o acidente. Ele não havia reparado, naquele primeiro momento, que uma rede - utilizada para afastar animais, como morcegos e pássaros, havia reduzido o impacto da queda da criança. A tela ainda se rompeu.
“É válido ressaltar que em um curto período que lá eu estava deu entrada o Samu e, a partir do momento que tomamos os primeiros procedimentos de imobilizar a criança, eu procurei entender qual seria a melhor forma de ajudar a criança ali. Foi quando eu tive a iniciativa de entrar em contato com o Hospital São José, que em um curto período de tempo, se preparou desde a entrada até os mínimos detalhes”, conta.
Médicos do hospital se prepararam para receber e atender o mais rápido possível. “Anestesistas, pediatras, pediatras intensivistas, neurocirurgião em contato, cirurgiã pediátrica e radiologista estavam de prontidão”, disse o médico.
Ele fala que, em cerca de 15 minutos, João Miguel foi atendido desde a recepção até realizar os exames de tomografia e ter o encaminhamento para o centro cirúrgico para os procedimentos de urgência e emergência.
"O atendimento rápido é muito importante. Não tenho dúvida nenhuma da diferença que o atendimento fez. Desde o momento da queda até todas as intervenções, vão fazer toda a diferença na vida do paciente, a curto, médio e longo prazo. Se a gente consegue fazer a diferença na vida de uma pessoa, as coisas valem muito a pena"
Felipe Raminho - Médico ortopedista e traumatologista

ESTADO DE SAÚDE

Segundo Valdecir do Carmo da Silva, pai de João Miguel, a partir da tarde desta quinta-feira os médicos devem reduzir os sedativos para observarem como a criança vai reagir.
O menino teve um edema cerebral. O hospital informou que Miguel está em coma induzido para que o inchaço do cérebro diminuísse.
Polícia Civil encaminhou o caso para Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente e ao Idoso (DPCAI) de Colatina para investigação.
*Com informações de Alessandro Bacheti, da TV Gazeta Noroeste

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
Um mês de aluguel no ingresso, R$ 80 por uma cerveja: quanto torcedores estão pagando para estar na Copa
Operação “Cinturão Sul” cumpre mais de 40 mandados na Região Sul do ES
Megaoperação da Polícia Civil mira criminosos em 19 cidades do Sul do ES
O senador Jaques Wagner (PT-BA) atua como líder do governo Lula no Senado
Caso Master: PF cumpre buscas contra Jaques Wagner, líder do governo no Senado

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados