> >
Máscara e comprovante de vacina continuam obrigatórios na Ufes

Máscara e comprovante de vacina continuam obrigatórios na Ufes

Regras valem para estudantes, funcionários e visitantes da Universidade Federal do Espírito Santo; governo do Estado liberou as medidas nessa quarta-feira (6)

Publicado em 7 de abril de 2022 às 10:35

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Murais de mosaico na Grande Vitória
As aulas presenciais na Universidade Federal do Espírito Santo retornam no próximo dia 18 deste mês. (Vitor Jubini)

Embora a obrigatoriedade do uso da máscara e a exigência do comprovante de vacinação da Covid-19 terem sido abolidas nessa quarta-feira (6) em todo o Estado, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) continuará exigindo ambas as medidas nos quatro campi que possui no Estado (Vitória - Maruípe e Goiabeiras, São Mateus e Alegre)

Em comunicado divulgado pouco após o pronunciamento do governador Renato Casagrande, a instituição esclareceu que a regra vale para todas as pessoas que circulem nas dependências: estudantes, funcionários, terceirizados e participantes de eventos acadêmicos, culturais, artísticos e esportivos.

No que diz respeito ao passaporte vacinal, a Ufes explicou que a única exceção fica para aqueles que "apresentarem causa de saúde que isente da vacinação contra a Covid-19, comprovada mediante apresentação de declaração médica assinada e carimbada com nome e CRM legíveis ou certificação digital".

Aspas de citação

A pandemia ainda não acabou. Apesar de todos os indicadores epidemiológicos estarem bem baixos em relação a outros momentos, as medidas de precaução ainda têm que ser mantidas

Leila Massaroni
Coordenadora do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (Coe-Ufes)
Aspas de citação

Segundo a universidade, as máscaras poderão ser retiradas apenas durante os momentos de alimentação. "No Plano de Biossegurança também há orientações sobre lavagem frequente das mãos, uso de álcool em gel (disponibilizado nos câmpus) e etiqueta respiratória", destacou.

Ainda de acordo com o comunicado, as salas de aula terão o número usual de cadeiras e haverá indicação da quantidade máxima de pessoas permitidas simultaneamente em áreas comuns como secretarias, refeitórios, banheiros e bibliotecas. Além de sinalização para evitar aglomerações.

SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO DE COVID-19?

No dia 18 de abril – data em que está prevista a volta às aulas presenciais – a Ufes também vai disponibilizar um sistema de monitoramento (no site coronavirus.ufes.br) dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 entre professores, funcionários, trabalhadores terceirizados e estudantes.

"Quem tiver contato domiciliar com um contaminado, suspeita ou confirmação da doença deve informar imediatamente à respectiva chefia, ou coordenador do curso e não comparecer à universidade. Todos os sintomáticos precisam se testar e manter o isolamento por sete dias", orientou a Ufes.

Máscara e comprovante de vacina continuam obrigatórios na Ufes

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais