Covid-19: Casagrande faz pronunciamento e anuncia novas decisões no ES

Governador e Nésio Fernandes anunciaram mudanças relacionadas à pandemia na tarde desta quarta-feira (6); reveja a transmissão e confira os destaques

Vitória
Publicado em 06/04/2022 às 14h52

15:55

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 1 hora, o governador Renato Casagrande encerra a transmissão desta quarta-feira (6).


15:53

Casagrande reforça pedido por vacinação

"Nós temos já um percentual grande de pessoas vacinadas, mas ainda temos mais de 1 milhão de pessoas que precisam se vacinar com a terceira dose. Temos a maior cobertura de pessoas idosas do Brasil. Não tem mais razão, pelos nossos indicadores, as medidas qualificadas, mas continuamos apelando para que as pessoas possam completar o ciclo de vacinação", ressalta o governador.


15:52

Acompanhamento pós-Carnaval de Vitória

O governador Renato Casagrande esclareceu que a matriz epidemiológica permitirá acompanhar o comportamento da pandemia após o Carnaval de Vitória, que está previsto para acontecer nos próximos dias na Capital.


15:50

Orientação: idosos devem usar máscara

"Os idosos e a idade foi o principal fator de risco associado a internação e óbito. A população tem uma incidência maior a partir de 70 anos, mas quanto mais longêvo mais indicado é o uso de medidas associadas (como a máscara)", orienta Nésio. 


15:48

ES terá matriz epidemiológica da pandemia

"Nós estamos construindo uma matriz epidemiológica, considerando óbitos, casos e internações. Até a sexta-feira da próxima semana, devemos publicar a matriz epidemiológica que trará o cenário da pandemia no Estado", esclarece Nésio.


15:46

Medidas qualificadas não valem mais no ES

"A partir deste momento, as medidas qualificadas caem. Fica mantido o decreto que criou a sala de situação e o acompanhamento da Secretaria de Saúde. Nós não estamos decretando aqui o fim da pandemia. Hoje, nós estamos mudando o modelo e a forma de gestão da pandemia. Assim, a obrigatoriedade da máscara cai em supermercados e outros estabelecimentos fechados", reforça Casagrande.


15:43

Sintomáticos devem usar máscaras

"A recomendação é o uso de máscara para o sintomático (com sintomas de Covid-19), testa e se isola. O protocolo continua o mesmo. A máscara é fundamental. O uso também não é obrigatório em ônibus e escolas", explica Casagrande.


15:40

Jornalistas começam a fazer perguntas

A partir de agora, os jornalistas que estão no Palácio Anchieta começam a fazer as perguntas ao governador Renato Casagrande e o secretário Nésio Fernandes. 


15:39

ES tem 27 pessoas internadas com Covid-19

"Temos, hoje, apenas 27 pacientes internados na rede pública do Estado com Covid-19 confirmada. Isso nos dá segurança para abdicar de medidas importantes como o passaporte vacinal", detalha o secretário.


15:36

ES chega a mais de 780 salas de vacinação

"Nós saímos de 462 salas de vacinação em julho do ano passado e passamos para 782. Hoje, no Espírito Santo, só não se vacina quem não quer ou quem esqueceu o dia da vacinação", afirma Nésio.


15:35

500 mil testes de Covid-19 disponíveis no ES

O secretário Nésio Fernandes volta a ressaltar que o Estado tem, atualmente, mais de 500 mil testes disponíveis para a Covid-19 que podem ser feitos por qualquer pessoa.


15:33

Expansão do Samu para todos os municípios

"O Samu existia em 17 municípios em 2018. Neste mês de abril, 100% de cobertura será alcançada com bases em todos os municípios", promete o secretário.


15:32

Secretário destaca investimentos no SUS

O secretário Nésio Fernandes segue com a apresentação, destacando os investimentos feitos na rede pública de saúde do Espírito Santo. "Em 2018 foram 127 mil solicitações de leitos, em 2021 foram 216 mil. Mas em 2018, 30% dos pacientes aguardavam mais de um dia por um leito de UTI. Quase 10% esperavam mais de quatro dias. Nós alcançamos 85% dos pacientes atendidos em até 24 horas e mais 7% em 48 horas, em uma situação de pressão muito maior", destaca Nésio.


15:28

Veja como está a vacinação no ES

De acordo com os dados apresentados, o Espírito Santo tem 90% dos adultos vacinados com duas doses e 49% deles, também com terceira dose. O Estado tem ainda 88% dos idosos estão com a terceira dose, 69% dos adolescentes com segunda dose, e 46% das crianças com a primeira dose contra a Covid-19.


15:25

Ocupação hospitalar é a menor da pandemia

"Vivemos durante o período da Ômicron, o pior momento da curva de casos. Nossas taxas de ocupação hospitalar também tem caído aos menores patamares desde o início da pandemia", divulga o secretário.


15:22

Secretário de Saúde faz apresentação

O governador Renato Casagrande passa a palavra para o secretário Nésio Fernandes, que está à frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A partir de agora, ele fará uma apresentação sobre a pandemia.


15:20

Casagrande: "Vamos ficar atentos e alertas"

"Não podemos nos afastar da preocupação de novos contágios e de novas ondas. Vamos ficar mobilizados e ativos, mas hoje podemos dar com segurança esses passos que estamos dando. Feliz de estar nesse momento, mas vamos ficar atentos e alertas, pedindo para que as pessoas completem o esquema vacinal", ressalta o governador.


15:18

Casagrande ressalta importância da vacina

Apesar da não exigência do comprovante de vacinação, o governador reforçou que "a vacina foi a grande responsável para chegarmos nessa posição, nesse momento em que estamos".


15:17

Passaporte da vacina não será mais exigido

"Não será mais exigido o passaporte da vacina daqui em diante. Estamos em um quadro de melhores dados desde o início da pandemia. Isso permite que a gente não exija mais o comprovante", esclarece Casagrande.


15:14

Na área da saúde, máscara segue obrigatória

"As áreas de saúde ainda precisam usar as máscaras. Mas há orientação para população vulnerável, para as pessoas não vacinadas, imunossuprimidas, com doenças crônicas, gestantes... A  gente faz a recomendação para que usem a máscara, mas não há mais a obrigação", explica o governador.


15:13

Máscara não é mais obrigatória no ES

"Nesse novo momento, não precisaremos mais usar as máscaras. Estamos desobrigando o uso de máscara. Esse é um passo simbólico. A partir deste momento, o uso não é mais obrigado. Isso não quer dizer que as pessoas não devam usar", divulga Casagrande.


15:12

ES não terá mais mapa de risco

"Nós não teremos mais, a partir de hoje, o uso da matriz de risco. A pandemia será gerenciada como outro assunto, sem as medidas qualificadas que usamos até o presente momento. Não teremos mais o mapa de risco", anuncia Casagrande.


15:11

Uma morte em abril no ES, até o momento

De acordo com o governador, apenas uma pessoa morreu de Covid-19 em abril deste ano, até o momento. Se o Estado mantiver o ritmo de contaminação, a expectativa é que o mês termine com menos de 2 mil casos confirmados.


15:09

Taxa de transmissão está em 0,19 no ES

"A taxa de transmissão hoje está em 0,19 e a porcentagem de positividade é de 2%. Os menores índices da pandemia desde março (de 2020). A média móvel de óbito de 14 dias está em um óbito. É também a menor taxa desde o mês de março", destaca Casagrande.


15:07

1 milhão de pessoas atrasadas para 3ª dose

"Enfrentamos esses dois anos um ambiente político muito agressivo, passamos mesmo assim de mais de 8 milhões de doses de vacinas aplicadas nos capixabas, mas temos mais de 1 milhão de pessoas que poderiam estar recebendo já a terceira dose e ainda não receberam", fala Casagrande.


15:06

Início da transmissão

O governador Renato Casagrande começa a coletiva de imprensa, na qual anunciará novas medidas relacionadas à pandemia do coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.


15:02

Atraso

Marcada para as 15h, a coletiva de imprensa desta quarta-feira (6) ainda não começou.


14:51

Em instantes...

Marcada para as 15h no Palácio Anchieta, em Vitória, a coletiva de imprensa desta quarta-feira (6) deve começar nos próximos minutos, com a participação do governador Renato Casagrande e o secretário de saúde Nésio Fernandes. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.