> >
Fiação pendurada na Ponte da Passagem, em Vitória, revela ataque de ladrões

Fiação pendurada na Ponte da Passagem, em Vitória, revela ataque de ladrões

Prefeitura de Vitória está trocando o cobre pelo alumínio, menos atraente para o comércio ilegal, mas imagens feitas por fotógrafo da Gazeta mostram que ladrões continuam agindo

Publicado em 7 de julho de 2021 às 19:29

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Fios cortados
Fios cortados debaixo da Ponte da Passagem contrastam com o cenário da região. (Carlos Alberto Silva)
Aline Nunes
Repórter de Cotidiano / [email protected]

Com um prejuízo estimado em mais de R$ 550 mil neste ano com o furto de fios de cobre, a Prefeitura de Vitória decidiu substituir o material utilizado nas redes elétricas de áreas públicas da Capital. Entretanto, o ataque dos criminosos permanece, causando danos e um rastro de destruição. A fiação solta na Ponte da Passagem, que liga as Avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha, é apenas um sinal  de que os ladrões continuam agindo. 

Para evitar os furtos, a prefeitura começou a trocar os fios de cobre por alumínio nas redes elétricas. Além disso, no lugar de eletrodutos, passou a usar concreto para preservar os componentes elétricos. 

Entretanto, a coluna de Leonel Ximenes revelou, nesta terça-feira (6), que menos de três dias após a administração repor a iluminação da Ponte da Passagem, o local voltou a ficar às escuras devido à ação de criminosos, que quebraram parte do concreto em busca de cabos de cobre para o comércio ilegal do produto. Mas, ao encontrar o alumínio, os bandidos acabaram deixando o material para trás por ter menor valor no mercado. 

A reportagem de A Gazeta também registrou, na tarde desta terça, imagens da fiação solta na Ponte da Passagem e questionou a prefeitura sobre a situação e o que poderá ser feito para resolver. Em nota, a Secretaria Central de Serviços e a Secretaria de Transportes e Trânsito informaram que as capas de cabos pertencem à concessionária de energia. "As duas secretarias já estão programando uma grande ação de limpeza para daqui a 15 dias, com garis alpinistas", acrescentou.

Após o retorno da prefeitura, a EDP também foi procurada. Em nota, a concessionária disse que enviou uma equipe ao local na tarde desta quarta-feira (7) e não foram encontrados cabos de energia rompidos, nem foram registradas ocorrências na rede da distribuidora.

Fios cortados debaixo da Ponte da Passagem acaba com todo cenário de modernidade da obra.(Carlos Alberto Silva)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais