> >
Prefeitura anuncia fim dos atendimentos no PA do Hospital Evangélico de Itapemirim

Prefeitura anuncia fim dos atendimentos no PA do Hospital Evangélico de Itapemirim

Convênio firmado entre as partes foi encerrado no final de março de 2025 devido à falta de recursos repassados

Carol Leal

Repórter / [email protected]

Publicado em 16 de junho de 2025 às 18:32

Itapemirim
Hospital Evangélico Litoral Sul, em Itapemirim Crédito: Divulgação

O serviço de Pronto Atendimento (PA) realizado pelo Hospital Evangélico Litoral Sul (HELS), em Itapemirim, município localizado no litoral Sul do Espírito Santo, foi encerrado por falta de recursos financeiros. É o que informou a Prefeitura de Itapemirim nesta segunda-feira (16), por meio de nota compartilhada nas redes sociais.

De acordo com a administração, o convênio com o hospital foi firmado de forma apressada no fim do ano de 2024, sem planejamento adequado, e que o custo mensal repassado mesmo sem ausência de atendimento pediátrico comprometeria a capacidade de atender à população. 

Um cartaz afixado na porta do hospital comunica que o convênio com a Prefeitura de Itapemirim foi encerrado em 27 de março deste ano, mas a unidade seguiu atuando por conta própria. No entanto, devido à falta de recursos, o serviço de Pronto Atendimento do HELS será encerrado ao final do mês de junho.

Com o fim do convênio, o município contará com a Unidade Hospitalar Materno-Infantil do Hospital Menino Jesus como unidade de Pronto Atendimento 24h.

Comunicado - Hospital Evangélico Litoral Sul (HELS)

Comunicamos que o convênio existente com a Prefeitura Municipal de Itapemirim se encerrou no dia 27 de março do ano corrente. Até agora o Hospital Evangélico Litoral Sul (HELS) tem atendido à população sem convênio. Sendo assim, por falta de recursos, o serviço de Pronto Atendimento será encerrado ao final do mês em curso.

Nota de esclarecimento - Prefeitura de Itapemirim

A Prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população que foi encerrado o convênio firmado com o Hospital Evangélico Litoral Sul (Santa Helena). 

Esse convênio foi formalizado de forma apressada no final do ano de 2024, sem o planejamento necessário para garantir sua viabilidade e efetividade no atendimento à população. 

Um dos pontos que motivaram a decisão foi o valor previsto para repasse: R$ 1,5 milhão por mês, destinados exclusivamente ao funcionamento do pronto-socorro — montante considerado elevado, especialmente por não contemplar atendimento pediátrico, o que compromete a capacidade de atender plenamente às necessidades do município.

A atual gestão reafirma seu compromisso com uma saúde pública de qualidade, transparente e eficiente, pautada no planejamento, no uso responsável dos recursos e no foco real nas demandas da população de Itapemirim.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

ES Sul Hospital Evangélico Unidade de Pronto Atendimento

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais