> >
ES reserva 4 milhões da Butanvac para garantir reforço contra a Covid

ES reserva 4 milhões da Butanvac para garantir reforço contra a Covid

Vacina 100% brasileira está em fase de testes e deve ser disponibilizada para o ano que vem. O governador do Estado, Renato Casagrande, fez a solicitação caso haja necessidade de aplicar mais doses na população vacinada

Publicado em 22 de setembro de 2021 às 13:44

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Governador Renato Casagrande participa de cerimônia para receber 300 mil doses da Coronavac
Governador Renato Casagrande participa de cerimônia para receber 300 mil doses da Coronavac. (Governo de SP/YouTube/Reprodução)
Rafael Silva
Repórter de Política / [email protected]

Espírito Santo já reservou quatro milhões de doses da Butanvac, vacina que está sendo fabricada pelo Instituto Butantan e está em fase de testes. A informação foi dada pelo governador Renato Casagrande (PSB), que esteve em São Paulo na manhã desta quarta-feira (22) e visitou a sede do Instituto Butantan.

A Butanvac, que será totalmente produzida no Brasil, tem previsão para ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no ano que vem, segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas. Atualmente, o imunizante já passou pela fase um, se mostrando eficaz e seguro no combate ao coronavírus, e está na fase dois de testes, para ser regularizada pela Anvisa.

"Nós fizemos a reserva pela aproximação que temos com o governo de São Paulo e com o Butantan caso seja preciso, mas esperamos que não seja preciso, que a gente reforce o plano nacional de imunização no ano que vem. Nós devemos continuar vacinando, certamente, no ano que vem. A ciência tem mostrado que devemos continuar por um determinado tempo a imunização", disse Casagrande.

ES reserva 4 milhões da Butanvac para garantir reforço contra a Covid

O governador destacou que a reserva é para o Estado ter uma garantia de doses, caso seja necessário reforçar com a terceira dose outras faixas etárias, mas que a compra, por enquanto, não foi efetivada.

"Não sabemos onde aplicaremos nem se precisaremos adquirir, mas se precisar fazer a aquisição, nós saberemos onde aplicar", pontuou.

De acordo com o Instituto Butantan, a Butanvac é produzida a partir da técnica de vírus inativado, que é uma das mais seguras do mundo, e usa a tecnologia de inoculação do vírus em ovos embrionados, mesma forma que funciona a vacina da gripe, por exemplo.

"Estamos muito otimistas em relação a vacina, elas apresentaram um resultado muito superior aos outros imunizantes que estão em uso. É uma grande esperança para que tenhamos uma tecnologia barata para a produção dela. Já temos 10 milhões de doses desenvolvidas esperando pelo aval da vacina. Há uma grande esperança para que ela seja disponibilizada no ano que vem", destacou o diretor do Butantan, Dimas Covas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais