> >
Defesa Civil divulga lista de cidades com maior volume de chuva no ES

Defesa Civil divulga lista de cidades com maior volume de chuva no ES

Com base na medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Rio Novo do Sul, Alfredo Chaves e Anchieta tiveram os maiores acúmulos

Publicado em 31 de julho de 2020 às 20:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Município de Rio Novo do Sul com trechos alagados após a forte chuva das últimas 24 horas
Município de Rio Novo do Sul com trechos alagados após a forte chuva das últimas 24 horas. (Reprodução / TV Gazeta)

A chuva trazida pela frente fria causou prejuízos em cidades do Espírito Santo nas últimas 24 horas. Nesta sexta-feira (31), a Defesa Civil divulgou um boletim extraordinário que indicou que os municípios de Rio Novo do SulAlfredo Chaves e Anchieta, todos no Sul do Estado, registraram os maiores acúmulos de chuva. O levantamento foi feito com base nos municípios que possuem o monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo o boletim, que contabiliza os dados das 17h desta quinta (30) até as 17h desta sexta-feira (31), Rio Novo do Sul teve o maior acumulado de chuva no período, com 187.40 milímetros registrados. Algumas comunidades do interior do município chegaram a ficar ilhadas por conta de quedas de barreiras e árvores nas estradas de acesso.

Alfredo Chaves aparece em segundo no ranking, como informou o boletim. No período registrado, foram 171 mm de chuva no município. Na madrugada desta sexta (31), a queda de uma passarela interrompeu o abastecimento de água na cidade e o sistema ficou paralisado por cerca de 10 horas.

Anchieta foi o terceiro município com maior acúmulo de chuvas no Espírito Santo no período computado, de acordo com o boletim, com 163.80 milímetros. Santa Leopoldina (151.69 mm), Viana (142.96 mm) Ibiraçu (112.82 mm) e João Neiva (104.40 mm) são os outros municípios que registraram mais de 100 milímetros de chuva, segundo o boletim, nas 24 horas analisadas.

GRANDE VITÓRIA

O primeiro município da Grande Vitória a aparecer no ranking da Defesa Civil é Viana. De acordo com o órgão, foram 142.96 milímetros de chuva registrados entre as 17h de quinta (30) e as 17h de sexta-feira (31).

Guarapari (82.22 mm), Serra (77.77 mm), Cariacica (76.73 mm), Vitória (75.61 mm), Fundão (71 mm) e Vila Velha (60.25 mm) também figuram na lista divulgada.

A Defesa Civil divulgou o ranking dos municípios com o maior acúmulo de chuva entre as 17h desta quinta (30) e as 17h desta sexta-feira (31)
A Defesa Civil divulgou o ranking dos municípios com o maior acúmulo de chuva entre as 17h desta quinta (30) e as 17h desta sexta-feira (31). (Reprodução/Defesa Civil)

ICONHA

Apesar de ter sido um dos municípios mais afetados pelas chuvas no Espírito Santo desde quinta-feira, Iconha não aparece na lista de cidades com maior volume pluviométrico do Espirito Santo. A prefeitura informou, porém, que foram registrados 175 milímetros de chuva ininterrupta entre as 16h de quinta (30) e as 2h da madrugada de sexta-feira (31).

A explicação, de acordo com a Defesa Civil, é que o levantamento é feito com base nos municípios que possuem estação meteorológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Naqueles que não têm o serviço, que é o caso de Iconha, a medição pluviométrica é feita manualmente e é considerada menos precisa pela Defesa Civil e, por isso, não constam no boletim. 

A Defesa Civil garantiu, porém, que os municípios que não possuem a medição do Cemaden recebem o suporte necessário da mesma forma. A Prefeitura de Iconha confirmou que, no município, não há estação meteorológica do Cemaden.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais