> >
Chuva em Iconha: moradores reclamam da falta de vazão dos bueiros

Chuva em Iconha: moradores reclamam da falta de vazão dos bueiros

Diversas casas da região central ficaram alagadas durante esta sexta-feira (31). Para os moradores, os problemas, desta vez, foram os bueiros

Publicado em 31 de julho de 2020 às 18:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
10 horas de chuva forte geraram um volume de 175 milímetros de água
10 horas de chuva forte geraram um volume de 175 milímetros de água . (Reprodução/ TV Gazeta Sul )

Foram 10 horas de chuva forte e um volume de 175 milímetros de água que alagou as ruas centrais de Iconha, no Sul do Espírito Santo, na noite desta quinta-feira (30). Diversas casas e estabelecimentos comerciais da região central ficaram alagados durante esta sexta-feira (31). Para os moradores, os problemas desta vez, foram causados porque os bueiros não deram vazão à água da chuva.

O lanterneiro Antônio Biancardi, que tem um comércio na entrada da cidade, passou horas tentando salvar os equipamentos da oficina. Parte das paredes e o telhado do local foram para o chão. Nem a maior enchente de Iconha, em janeiro, causou tanto prejuízo ao profissional.

“Eu falei com meu filho: vamos tirar as coisas que vai ficar feio. Quando olhei para trás, já tinha água. Começamos a levantar as coisas. Era 21h da noite e estava aqui preso, ainda dentro d’ água”, disse o lanterneiro.

Lanterneiro Antônio Biancardi mostra oficina destruída em Iconha
Lanterneiro Antônio Biancardi mostra oficina destruída em Iconha. (Reprodução/ TV Gazeta Sul)

Para ir trabalhar, o Tadeu Acoí teve que enfrentar a água. Para ele, faltou drenagem. “A água não tem saída. Foi muita chuva. Sorte que o rio de Iconha não encheu”, comentou.

A mesma análise fez o comerciante Denivan Coutinho, que ficou acompanhando o volume da água durante a madrugada. Ele acredita que a forte chuva não foi o único motivo que causou alagamento na cidade. “Um pouco foi um aterro que fizeram. Depois disso, qualquer coisa é essa água aí. A população está revoltada com os bueiros entupidos e obras mal feitas”, disse o comerciante.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em entrevista à TV Gazeta Sul, o chefe de gabinete de Iconha, Leandro Mazadre, disse que a prefeitura não esperava o volume de chuva que ocorreu no município. “Tivemos um pequeno deslizamento em uma empresa e tivemos também uma pessoa desalojada, que vai para a casa de parentes até a água abaixar. O que aconteceu foi muita chuva num curto espaço de tempo. Os bueiros não deram conta de escoar, mas a secretaria de Obras vai avaliar de novo, pode ter algum entupido de lá para cá. Quanto ao aterro, não temos conhecimento e vamos ao local avaliar”, disse o servidor público.

A prefeitura divulgou em nota que o sistema de drenagem da cidade, logo após a enchente de janeiro, passou por manutenção, em parceria com o Governo do Estado. Porém, reafirma que o sistema não foi suficiente para drenar todo o volume de água que caiu sobre a cidade.

Este vídeo pode te interessar

Quanto ao assoreamento do rio, a prefeitura fez uma solicitação ao Estado logo após a enchente de janeiro, para desassorear. Hoje, esse pedido foi reiterado através de ofício. O município disse que não possui recursos para realizar a ação, que gira em torno de quase R$ 1 milhão.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais