> >
Covid-19: número de mortes no ES cai em setembro e é o menor desde abril

Covid-19: número de mortes no ES cai em setembro e é o menor desde abril

Dados da Secretaria do Estado de Saúde (Sesa) apontam que o mês de setembro teve 387 mortes em decorrência da Covid-19, uma redução de 36,97% em relação a agosto

Publicado em 30 de setembro de 2020 às 18:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
100 mil casos de coronavírus
ES teve redução no número de mortes pela Covid-19 em setembro. (Arte Geraldo Neto)

Espírito Santo fechou o mês de setembro com 387 mortes provocadas pelo novo coronavírus, representando uma redução de 36,9% em relação ao mês de agosto, quando 614 pessoas perderam a vida no Estado. O número de óbitos no mês também é o menor já registrado desde abril, quando foram contabilizadas 93 mortes, de acordo com os dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Saúde do Espírito Santo.

Covid-19: número de mortes no ES cai em setembro e é o menor desde abril

O número de mortes de setembro (387) é menor que o registrado em maio, quando a curva do avanço da pandemia estava em subida e 511 óbitos foram registrados. Até esta quarta-feira (30), 3.545 pessoas perderam a vida em decorrência da Covid-19 no Estado.

O governo do Estado alterou o método e intensificou a testagem, permitindo que qualquer pessoa que apresente sintomas gripais realize o teste. Apesar disso, o número de novos casos de coronavírus também teve queda de agosto para setembro. No mês anterior, o Painel Covid-19 registrou 28.023 pessoas infectadas pela Covid-19, contra 20.227 neste mês.

Ainda assim a população precisa ficar em alerta, já que a taxa de transmissão, que mede a velocidade na qual o vírus se dissemina na população, voltou a subir, principalmente na Grande Vitória. A região, agora, possui o Rt maior do que os municípios do interior do Estado, de acordo com dados do Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE).

Informações extraídas do Painel Covid-19, na última segunda-feira (21), indicam que a atual taxa de transmissão da doença no Estado é 0.7, quando 100 pessoas transmitem o vírus para outras 70. Na Grande Vitória é 0.86. Neste cenário, 100 pessoas infectam 86. No interior, é 0.61, quando 100 passam a Covid para outras 61.

Os números atualizados nesta quarta-feira (30) pela Sesa apontam que o Espírito Santo possui 3.545 mortes e 131.490 casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram 776 novos casos e 7 óbitos.

As reduções dos números de novos casos e de óbitos também são indicadores utilizados para a atualização da Matriz de Risco da Covid-19, elaborada pelo Governo do Estado e que pode indicar restrições ao funcionamento de atividades econômicas nos municípios do Espírito Santo. Atualmente, o Mapa de Risco possui 75 municípios em risco baixo de contaminação pelo coronavírus e apenas 3 em risco moderado.

GOVERNO ALERTA POPULAÇÃO

Apesar da redução dos indicadores, o goverador Renato Casagrande afirmou que pode voltar a aplicar restrições para as atividades econômicas e sociais no Estado, caso o número de mortes pelo coronavírus volte a crescer. Durante um evento na segunda-feira (28), o governador fez um alerta em relação às aglomerações, que, segundo ele, tem sido "exageradas" nos últimos dias e alegou que o resultado disso pode ser visto no aumento da taxa de transmissão.

"Com a taxa de transmissão aumentando, vai aumentar a ocupação dos leitos e os óbitos. Bom compreender que não resolvemos a pandemia, a pandemia está presente e precisamos contar com a responsabilidade de cada um de nós. Se a gente quiser que as atividades econômicas e sociais continuem funcionando, precisamos mudar nosso comportamento. Se não mudar, daqui a pouco teremos que tomar medidas restritivas porque a matriz de risco aponta: se aumentar óbito, vamos ter que de novo fechar", declarou.

Com isso, o governador decretou, nesta terça-feira (29), novo estado de calamidade pública no Espírito Santo por conta da pandemia do coronavírus. O decretou tem validade de 180 dias. Entrou em vigor hoje (30) e, com isso, o Governo do Estado pode fazer obras e comprar equipamentos necessários para o combate ao avanço da pandemia sem a necessidade de licitação.

Isso permite medidas para diminuir os efeitos do coronavírus de forma mais rápida, diminuindo a burocracia nas compras e obras executadas que possuem relação com a pandemia. É importante frisar que a medida não interfere no funcionamento das atividades econômicas.

Para justificar o decreto, o governador diz que o Estado já soma mais de 3 mil mortos entre os mais de 120 mil contaminados pelo coronavírus. Ele ainda cita "a necessidade do Estado do Espírito Santo em dar uma resposta célere para evitar a proliferação da Covid-19" e a "necessidade de ações para assistir a quantidade de infectados" e de "fortalecer estruturas de atendimento e controle aos afetados".

MUDANÇA NA TESTAGEM DE CASOS

O governo, porém, ainda espera um aumento no número de casos de coronavírus notificados pela Sesa. Isso porque a pasta anunciou, no último dia 14, que o método de testagem será modificado e qualquer pessoa no Espírito Santo que apresentar algum sintoma respiratório, característico de casos suspeitos da Covid-19, será submetido ao teste.

O teste será aplicado em qualquer pessoa com sintomas, independente da idade e da presença ou não de comorbidades. O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, disse, na ocasião, que o teste poderá ser feito em qualquer serviço de saúde municipal ou estadual que seja porta aberta e que tenha fluxos definidos para a coleta do material biológico necessário ao procedimento.

"Nós estamos publicando a nova nota técnica voltando a testar todos os pacientes sintomáticos independe de idade, independente de comodidade para que façam investigação laboratorial nos serviços de saúde pública do Estado", afirmou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais