> >
Casagrande sobre aglomerações: 'Daqui a pouco teremos que tomar medidas restritivas'

Casagrande sobre aglomerações: "Daqui a pouco teremos que tomar medidas restritivas"

O governador Renato Casagrande destacou que taxa de transmissão da Covid-19 voltou a subir no Estado e disse que voltará a restringir atividades econômicas e sociais caso as mortes pela doença voltem a crescer no Estado

Publicado em 28 de setembro de 2020 às 11:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Casagrande também fez alerta sobre aumento da taxa de transmissão de coronavírus
Renato Casagrande participou do evento de lançamento da segunda fase do CNH Social. (Reprodução/ Youtube)

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou, na manhã desta segunda-feira (28), que vai ter que fechar de novo atividades econômicas e sociais caso as mortes pelo novo coronavírus voltem a crescer no Estado. A taxa de transmissão do coronavírus aumentou, de acordo com o governador, que fez um alerta sobre as aglomerações vistas no fim de semana em praias e na Região Serrana.

"Com a taxa de transmissão aumentando, vai aumentar a ocupação dos leitos e os óbitos. Bom compreender que não resolvemos a pandemia, a pandemia está presente e precisamos contar com a responsabilidade de cada um de nós. Se a gente quiser que as atividades econômicas e sociais continuem funcionando, precisamos mudar nosso comportamento. Se não mudar, daqui a pouco teremos que tomar medidas restritivas porque a matriz de risco aponta: se aumentar óbito, vamos ter que de novo fechar", declarou Casagrande.

De acordo com o governador, a taxa de transmissão subiu porque a aglomeração tem sido "exagerada" nos últimos dias. "A gente viu no fim de semana praias lotadas, montanhas lotadas e festas, infelizmente. A gente viu no feriado também aglomerações grandes e o resultado já está aparecendo de forma negativa: taxa de transmissão aumentando", destacou o chefe do Executivo.

TAXA DE TRANSMISSÃO

A taxa de transmissão (RT) do novo coronavírus na Grande Vitória aumentou e está maior que nos municípios do interior do Espírito Santo. Dados do Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE) apontam que a diferença não era percebida, pelo menos, desde o dia 10 de julho.

Informações extraídas no Painel Covid-19 na última segunda-feira (21) indicam que a atual taxa de transmissão da Covid-19 no Estado é 0.7, quando 100 pessoas transmitem o vírus para outras 70. Na Grande Vitória é 0.86. Neste cenário, 100 pessoas infectam 86. No interior, é 0.61, quando 100 passam a Covid para 61. Os números avaliados no dia 17 deste mês demonstram que no último dia 4 a taxa do Estado era de 0.47, quando 100 pessoas transmitiam o vírus para outras 47. Na Grande Vitória, era 0.41, sendo que 100 pessoas infectavam outras 41. No interior a taxa estava em 0.52, quando 100 passavam a Covid-19 para outras 52.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais