> >
Covid-19: ES bate meta de vacinação em mutirão, mas segue com desafios

Covid-19: ES bate meta de vacinação em mutirão, mas segue com desafios

Foram 64.766 doses aplicadas em um mutirão que planejava vacinar 50 mil pessoas – com foco em crianças e idosos. Apesar do resultado, somente  46% do público de 5 a 11 anos tomou 1ª dose

Publicado em 5 de abril de 2022 às 16:17

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Com a meta de vacinar 50 mil pessoas contra a Covid-19 — principalmente crianças e idosos — o mutirão realizado em dois dias no Espírito Santo superou a expectativa e contou com a aplicação de mais de 64 mil doses na sexta-feira (1º) e no sábado (2). A ação foi organizada pela Secretaria da Saúde (Sesa), com a participação dos municípios. O resultado positivo colabora no combate ao coronavírus, mas o Estado segue com menos da metade do público de 5 a 11 anos vacinado contra a doença.

A Sesa destacou que foram 64.766 doses aplicadas nos dois dias de mutirão, uma média superior a 32 mil por dia. Segundo a secretaria, a  ação — com horários e locais específicos nas cidades capixabas — promoveu um aumento na procura pela vacina.

Vacina Coronavac
64 mil vacinas foram aplicadas no ES durante mutirão. (Carlos Alberto Silva)

Por outro lado, os objetivos principais do mutirão ainda seguem como desafio no Espírito Santo. Isso porque o número de crianças vacinadas com a primeira dose não chegou a 50% do público infantil. Além disso, a quantidade de idosos com a dose de reforço em atraso segue acima dos 100 mil.

MUDANÇA NOS NÚMEROS DE VACINADOS APÓS O MUTIRÃO

O mutirão teve como objetivo aumentar o número de vacinados em um curto período de tempo. Como foi no último fim de semana, a média de aplicações diárias chegou a 32 mil. As comparações são feitas com números da última terça-feira (29), quando A Gazeta publicou sobre a ação, e esta segunda-feira (4), data de publicação do resultado.

Entre as crianças do ES, até esta segunda-feira (4):

  • 182 mil receberam a primeira dose, o equivalente a 46% das crianças. O percentual estava em 44% no último dia 29
  • 63 mil receberam as duas doses, o que corresponde a 16% das crianças. O percentual estava em 13% no último dia 29

Entre os idosos do ES, até esta segunda-feira (4):

  • 108.482 idosos se encontram com esquema em atraso para receber a primeira dose de reforço. Eram 110.229 idosos com pendência no último dia 29

Em entrevista à reportagem de A Gazeta, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, afirmou que há uma onda positiva de vacinação, mas reforçou que a situação no Espírito Santo ainda precisa melhorar.

Aspas de citação

Tivemos uma melhora, ainda não é o que gostaríamos. Estamos com 46% das crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose, perto da metade de toda essa faixa etária a ser vacinada. Tem uma onda muito positiva em relação a vacinação e é perceptível

Luiz Carlos Reblin
Subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado
Aspas de citação

Segundo Reblin, as pendências costumam ocorrer nas chamadas "doses subsequentes" — aquelas recomendadas após a primeira dose, como a de reforço.

“Vamos discutir novas estratégias com os municípios. O problema está nas doses subsequentes. Talvez falte um esclarecimento a essas pessoas de que as outras doses também são importantes. Então cabe a essas equipes conscientizar, porque não basta só as campanhas em redes sociais e nas mídias, talvez isso não seja suficiente. O número de pessoas que realmente não querem ser vacinadas é muito pequeno. Nessa busca ativa é que nós vamos apostar daqui para frente, junto aos municípios”, disse.

QUARTA DOSE PARA TODOS NO ES?

Perguntado sobre a possibilidade de o Estado expandir a disponibilidade da quarta dose a toda a população, o subsecretário informou que a "situação será desencadeada em breve". Reblin explicou que é uma tendência que haja vacinação contra a Covid-19 com frequência, não apenas no Espírito Santo, mas em todo o Brasil.

"No futuro, deve ter pelo menos uma dose a cada ano para a população em geral e mais de uma em idosos e na população imunossuprimida. Vamos aguardar um pouco mais em relação à população em geral”, explicou.

Covid-19 - ES bate meta de vacinação em mutirão, mas segue com desafios

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais