> >
Coronavírus no ES: Sesa estuda fazer inquérito sorológico nas ruas

Coronavírus no ES: Sesa estuda fazer inquérito sorológico nas ruas

Novo método tem o objetivo de medir infecção entre quem está saindo de casa, público que é cada vez mais numeroso; mesmo assim, visita domiciliar está mantida para a próxima fase de testes

Publicado em 3 de agosto de 2020 às 17:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 27/05/2020 - ES - Viana - Profissionais da saúde fazendo o Inquérito Sorològico no bairro Nova Bethânia , em Viana - Editoria: Cidades - Foto: Ricardo Medeiros - GZ
Novo método do inquérito sorológico permitiria a testagem das pessoas nas ruas do Espírito Santo. (Ricardo Medeiros)
Coronavírus no ES - Sesa estuda fazer inquérito sorológico nas ruas

Com as subsequentes flexibilizações e a retomada de atividades, cada vez mais capixabas estão saindo de casa durante a pandemia do novo coronavírus. Para medir a infecção nessa parcela da sociedade, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) estuda realizar um inquérito sorológico de fluxo de pessoas.

A metodologia consiste em fazer a testagem em locais públicos como ruas, avenidas, parques e terminais de ônibus – onde grande parte da população tem estado diariamente. A possível mudança acompanharia o menor índice de isolamento e a maior interação social no Espírito Santo.

Aspas de citação

O objetivo é medir e comparar as diferentes projeções estatísticas obtidas por meio do inquérito de fluxo de pessoas e através das visitas domiciliares

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação

Adotado desde maio deste ano, o método em que as pessoas são testadas dentro das próprias casas está confirmado para a próxima fase do inquérito sorológico, prevista para acontecer durante esse mês de agosto. A data exata em que será realizada, no entanto, ainda não foi divulgada.

RESULTADO MAIS FIDEDIGNO

Anunciada no início da tarde desta segunda-feira (3), a adaptação ajudaria a Secretaria de Saúde a identificar a real taxa de prevalência da Covid-19 no Estado. Realizada no final de julho, a quinta etapa mostrou que houve uma redução do índice, se comparado com a fase anterior.

De acordo com os resultados mais recentes, o Espírito Santo teria 6,52% da população infectada pelo novo coronavírus. Número que equivaleria a aproximadamente 262 mil capixabas – quantidade 32% menor que a estimada pela quarta etapa do inquérito sorológico, realizada em junho.

As possíveis explicações foram apresentadas pelo secretário Nésio Fernandes. “As pessoas encontradas têm realmente ficado em casa. Além disso, há a possibilidade da redução de anticorpos detectáveis, seja pelo passar do tempo, pelo menor número de casos agudos ou pela maior quantidade de assintomáticos”, explicou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais