Secretário da Saúde atualiza situação da pandemia do coronavírus no ES

Nésio Fernandes realizou um pronunciamento na tarde desta segunda-feira (3); veja as principais falas, incluindo os resultados do novo inquérito sorológico

Publicado em 03/08/2020 às 14h12
Atualizado em 03/08/2020 às 15h03

14:50

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 30 minutos, a transmissão on-line desta segunda-feira (3) foi encerrada pelo secretário. A próxima entrevista está prevista para acontecer às 14h na sexta-feira (7).


14:49

Perguntas de jornalistas serão respondidas pela assessoria

Desta vez, as perguntas enviadas pelos veículos de comunicação - e normalmente respondidas na parte final das entrevistas -  serão respondidas por escrito pela assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), devido a um compromisso do secretário Nésio Fernandes.


14:47

Relatório sobre casos de reinfecção no ES será apresentado nesta sexta-feira (7)

De acordo com Nésio Fernandes, nesta sexta-feira (7) será apresentado o primeiro relatório parcial a respeito dos casos de reinfecção. "Assim como iremos apresentar os resultados do censo sorológico realizado em todos os hospitais públicos do Espírito Santo, onde chegamos a testar quase 97% dos trabalhadores, realizado na semana passada", adiantou.


14:45

Sesa segue investigando casos de reinfecção no ES

"Por causa dessa possibilidade da queda da imunidade após um período, estamos observando que alguns pacientes que fizeram teste do tipo PCR e depois, passado um tempo maior de 30 dias, testaram positivo novamente no PCR. Estamos recebendo essas notificações, para que, a partir de um protocolo de investigação, feito por uma equipe de especialistas, verificar se, de fato, estamos tendo caso de reinfecção. Estamos trabalhando com essa possibilidade", afirmou Luiz Carlos Reblin.


14:43

Secretário explica como é possível uma menor prevalência da Covid-19 no ES

"O que pode explicar a menor prevalência é o fato de apenas as pessoas que realmente estão ficando em casa terem sido encontradas no domicílio, no momento da visita do inquérito sorológico. Além disso, pesquisadores apontam a possibilidade da redução de anticorpos detectáveis com o passar do tempo. O teste também pode ter detectado apenas o anticorpo IgG, por um menor número de casos agudos, que apontariam a presença dos anticorpos do tipo IgM. Por fim, a maior quantidade de assintomáticos também pode ter afetado esse resultado, por terem menos anticorpos", explicou Nésio Fernandes.


14:39

Quase metade dos infectados são assintomáticos no ES

"Daqueles que testaram positivo, 47,6% foram assintomáticos. A perda do olfato é o sintoma mais comum. Seguida por tosse, fadiga, dores musculares e falta de ar", elencou o secretário.


14:36

Secretário detalha perfil dos infectados no ES

"As mulheres continuam sendo a maioria dos positivados, assim como os pretos e pardos. Mantém também a característica de quem usa mais o transporte público ter um risco maior de contágio. Aqueles que não higienizam os pacotes vindos do mercado e nem usam as máscaras têm uma chance maior de contrair a doença. A positividade maior também se faz presente em quem sai de casa todo dia", detalhou Nésio Fernandes.


14:33

Mais de 262 mil capixabas já teriam sido infectados pelo novo coronavírus

A população infectada pelo novo coronavírus é estimada em mais de 40 mil pessoas em Vila Velha. Na Serra, essa quantidade fica em torno dos 37 mil. Depois aparece Cariacica, com cerca de 30 mil; e Vitória, com aproximadamente 20 mil. No Espírito Santo, como um todo, seriam 262 mil capixabas infectados.


14:30

Covid-19: prevalência da doença é maior na Grande Vitória

De acordo com os resultados obtidos, o Espírito Santo tem uma prevalência de 6,52%. Considerando apenas a Grande Vitória, esse índice chega a 7,29%; e no interior, cai para 4,25%.


14:29

Prevalência da Covid-19 apresenta redução no ES

"Diferente do primeiro inquérito sorológico, as amostras do segundo inquérito são adequadas para uma leitura por município. Colatina tem 8,59% de prevalência, seguida por Vila Velha (8,27%), Cariacica (8,08%), Serra (7,29%) e Vitória (5,53%). Os resultados nos surpreendeu, porque há uma redução estatística na prevalência, se comparada com as demais fases do primeiro inquérito sorológico. Na semana passada, não fizemos as coletivas de costume porque estávamos dedicados a entender esses resultados", disse Nésio Fernandes.


14:25

Secretário apresenta resultados do inquérito sorológico

Neste momento, o Nésio Fernandes começa a apresentar os resultados da última fase do inquérito sorológico, realizada entre os dias 27 e 29 de julho, em 13 municípios capixabas.


14:23

Migração de leitos para outras doenças continua nesta semana

"Não se assustem na terça-feira (4) e quarta-feira (5) com a ocupação dos leitos hospitalares, porque amanhã haverá uma migração muito grande de leitos de enfermaria para pacientes não Covid-19. Temos quase 40 leitos já migrados e iremos continuar esse processo na medida em que continuarmos com uma ocupação em torno dos 70%", avisou o secretário.


14:20

Agosto: "mês de transição", diz subsecretário

Subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin também participa da entrevista e resumiu que o mês de agosto está sendo tratado como um mês de transição pela Sesa.


14:16

Secretário prevê mais flexibilizações econômicas e sociais no ES

"Conseguimos, até o presente momento, vencer a pandemia. Mas é necessário olhar para frente e estabelecer uma agenda clara de combate ao coronavírus, principalmente na Grande Vitória, que está em uma fase de recuperação. O que deve acontecer no interior no final de agosto. Em setembro, é possível que tenhamos uma situação mais homogênea no Espírito Santo. É uma agenda clara de retomada de atividades econômicas e sociais. A pandemia não vai ter terminado em setembro. Continuaremos enfrentando-a até o final do ano, provavelmente, porque isso só mudará com uma vacina ou tratamento específico", adiantou Nésio Fernandes.


14:12

Início da transmissão

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Nésio Fernandes deu início à entrevista desta segunda-feira (3), na qual falará sobre a atual situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais
SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.