> >
Coronavírus no ES: número de internados em UTI é o maior desde julho

Coronavírus no ES: número de internados em UTI é o maior desde julho

Nessa segunda-feira (26), 550 pacientes estavam em estado grave; taxa de ocupação dos leitos potenciais do Estado já está próxima do nível crítico

Publicado em 26 de janeiro de 2021 às 18:48- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Proteção total e muita limpeza na luta contra  o coronavírus dentro das UTIs
Dentro das UTIs é preciso proteção total e muita limpeza na luta contra o novo coronavírus. (Carlos Alberto Silva)

Desde o mês de pico da pandemia, o Espírito Santo não tinha tantas pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI): são 550 pacientes lutando, já em estado grave, para sobreviver à Covid-19, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), referentes a essa segunda-feira (25).

O número é o maior desde o último dia 16 de julho, quando 551 indivíduos estavam enfrentando a mesma batalha no Estado – e só fica atrás de outras 15 datas, em todo o histórico das ocupações de leitos, que passaram a ser divulgadas diariamente a partir de meados de abril do ano passado.

600 internados em UTI
no dia 5 de julho, foi o número mais alto atingido durante toda a pandemia no ES

É importante ressaltar que, naquela época, os hospitais da rede pública tinham 704 leitos intensivos para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus. Ou seja, 29 a mais do que ofertado atualmente. A capacidade de expansão do Estado, considerando os leitos potenciais, é de 715 vagas.

Coronavírus no ES - número de internados em UTI é o maior desde julho

Com base nelas, portanto, a taxa de ocupação das UTIs era de 76,9% nessa segunda-feira (25)próximo do nível considerado crítico pelo Governo do Estado (81%). O índice é levado em conta para a elaboração do mapa de risco, que classifica os municípios em risco baixo, moderado, alto ou extremo.

ANÁLISE DOS ESPECIALISTAS

Para os dois médicos infectologistas ouvidos por A Gazeta, o número mais alto de pessoas internadas nas UTIs é consequência, basicamente, de dois fatores: o relaxamento do distanciamento social verificado em dezembro e o acolhimento dos pacientes transferidos de Manaus (AM), na semana passada.

"Acredito que as férias e as festas no final do ano foram fatores determinantes. Todas as formas de interação social têm algum nível de controle, com exceção da recreativa. Além disso, com o consumo de bebidas álcoolicas, as pessoas se tornam ainda menos vigilantes em relação aos cuidados", explica Crispim Cerutti Júnior.

Aspas de citação

É um indicador do grande acometimento das pessoas na pandemia. Elas se expuseram em larga escala. Isso aumentou a transmissão, a morbidade e levou mais pessoas a ocuparem leitos hospitalares

Crispim Cerutti Júnior
Médico infectologista
Aspas de citação

Com pensamento semelhante, o médico infectologista Carlos Urbano defende que o Governo do Estado deve acompanhar o número de internados nos próximos dias, para decidir se será necessário tomar alguma medida. "Ainda está relativamente tranquilo, mas tem que ficar de olho", afirma.

O QUE DIZ A SESA

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde esclareceu que a crescente está relacionada à ampliação da testagem e à maior exposição da população ao coronavírus. "As estratégias são adotadas de acordo com o comportamento da curva da doença que é observada diariamente e que medidas restritivas são definidas pelo mapa de risco e anunciadas pelo governador", explicou.

A Sesa também informou que vem trabalhando na expansão dos leitos semanalmente. "Nesta terça-feira (26), o Espírito Santo conta com 1.342 leitos específicos para pacientes da Covid-19 (considerando enfermaria e UTI) e a previsão é que nas próximas semanas esse quantitativo ultrapasse 1.500 leitos", adiantou.

Errata Atualização
26 de janeiro de 2020 às 20:30

Depois da publicação desta matéria, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) retornou aos questionamentos feitos pela reportagem. O texto foi atualizado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais